26 de setembro de 2015

Escatologia - 1ª Parte /Aula 2 - A existência da alma

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site

A existência da alma
estudo escatológico requer o conhecimento de alguns conceitos, sem eles haverão dificuldades em compreender certos assuntos, tais como ressurreição dos mortos, juízo final, etc...

II- A existência da alma

O homem é um ser trino, ou seja, ele é formado de corpo, alma e espírito. A Bíblia é bastante clara quanto a esta verdade (ITs 5.23).

Em Gn 2.7 observamos que o ser humano possui uma parte material (formada do pó da Terra) e uma parte imaterial ou espiritual. A parte biológica do homem é o corpo, a parte espiritual é formada de alma e espírito.

Quando vemos as palavras para alma e espírito respectivamente nos originais hebraico e grego, percebemos a diferença entre alma e espírito:

Alma em hebraico se diz (NEPHESH) e em grego (PSYCHÊ).

Espírito em hebraico se diz (RUACH) e em grego (PNEUMA).

Obs. 1: A parte espiritual (alma e espírito) do homem é muitas vezes chamada apenas de espírito ou de alma devido a uma figura de retórica que no português se chama sinédoque; onde se toma uma parte pelo todo (ex: mil cabeças de gado, ou seja, mil bois e não apenas a cabeça dos bois), por isso devemos estar bem atentos ao texto e ao contexto no qual a palavra estiver inserida.

Obs. 2: A parte espiritual também é chamada de homem interior (Rm 7.22, II Co 4.16).

Observe algumas passagens que falam a respeito do corpo, da alma e do espírito:

CORPO: Sl 139.16; Rm 8.10,11,23 ; I Co 6.18,19, 7.4, 15.35 e II Co 12.2.

ALMA: Sl 42.5 ; Is 55.3; Mt 10.28, 16.26; At 2.27; Hb 10.39; Tg 1.21, 5.20 e 3Jo 2.

ESPÍRITO: Jó 32.8; Sl 146.4; Ez 11.19, 36.26,27; Mt 26.41; Lc 23.46; Rm1.9; I Co 14.14,32.

II.1-O Corpo

O corpo é a “Casa onde habita a alma”; é a parte do homem utilizada pela alma para manifestar os seus sentimentos e ações no meio exterior. Através do corpo, a alma mantém contato com o mundo material.

O corpo é a parte mais externa do ser humano e o espírito a mais interna (Hb 4. 12,13). A figura das juntas e medulas do texto do livro de Hebreus retrata esta verdade; pois a medula passa por dentro dos ossos.

II.2- A alma

A alma é responsável por todas as ações do homem (Ez 18:4 e 20). O corpo não será julgado e sim a alma pelo que tiver feito através do corpo. (II Co 5:10).A alma é o centro da vida moral do homem; é a parte psicológica do ser humano; a alma sente, recorda, ama, toma decisões; é responsável e será julgada.

O fato de a alma ser julgada, não significa que o corpo será aniquilado. Deus se importa com todo o nosso ser! O homem não é somente alma, nem somente corpo ou ainda só espírito; o homem é corpo, alma e espírito, o homem no seu todo é que irá para o céu ou para o inferno, portanto Deus se importa com todo o nosso ser (ver I Ts 5.23)

II.3- O espírito

O espírito humano é a parte mais profunda do homem, e está “escondido” dentro da alma. Através do espírito, o homem entra em contato com o mundo espiritual. Com o nosso espírito podemos contatar com Deus.

O homem sem Deus possui um espírito “vazio”; morto espiritualmente. Quando o mesmo homem aceita a Cristo, torna-se uma nova criatura e o Espírito Santo vem morar dentro dele preenchendo este vazio; é ele quem intercede com o nosso espírito dando vida a ele, e nos levando ao contato com o Pai (Leia Rm 8: 11-16, 26; Gl 4.6); somente através do Espírito Santo o homem entra em comunhão com Deus. Recebemos o Espírito Santo quando cremos no Senhor Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida.

Devemos ter cuidado para não confundir quando a Bíblia se refere ao Espírito Santo e ao espírito do homem.

Observe abaixo a ilustração sobre corpo; alma e espírito...

No Novo Testamento, “pneuma” denota aquele poder que o homem experimenta, colocando-o em relacionamento com o plano espiritual, o plano da realidade que fica além da observação comum e do controle humano.

Em Atos dos apóstolos, em algumas passagens, pode se referir à vida do ser humano ou “fôlego” da vida, ou ainda o verdadeiro ser da pessoa.

Ainda no Novo Testamento tem o aspecto mais íntimo do ser humano, em relação consigo mesmo, tanto em introspecção como em reação a estímulos externos.

(Dicionário Internacional de Teologia do novo Testamento- Lothar Coenen / Colin Brown- Vol 1- Ed. Vida Nova)

II.4 -A imortalidade da alma

Uma grande diferença entre os seres humanos e os animais é que a alma humana é imortal e a do animal não! A alma do animal é infinitamente inferior e a sua existência cessa com a morte. O homem possui espírito enquanto que o animal não possui espírito. O espírito mantém a alma viva e permanece ligado à alma, mesmo após a morte biológica do homem. O animal após a morte cessa a sua existência; a alma do homem, entretanto, continua viva. Deste fato advém à grandessíssima importância da alma do homem, ela não será aniquilada, não deixará de existir; ela é imortal, tanto a alma do ímpio quanto a do crente são imortais; isto é diferente de se ter a vida eterna.

Preste atenção: Tanto os ímpios quanto os salvos possuem a imortalidade da alma; entretanto somente os salvos possuem a vida eterna, enquanto que os ímpios experimentarão a morte eterna (falarei sobre a morte na terceira aula).

Não podemos confundir vida eterna com imortalidade; vida sem Cristo não é vida! Um homem sem Deus tem a sua alma imortal, mas não tem a vida eterna e aí é que está o problema...

Se o homem não se converter a sua alma passará a eternidade sofrendo, seria muito injusto se o ímpio aprontasse bastante e no final fosse aniquilado, mas a questão é que a sua alma será julgada e não será aniquilada; mas punida eternamente! Enquanto isso, o salvo será recompensado eternamente; por isso, Satanás faz de tudo para que o homem morra sem Cristo, ele já está condenado ao sofrimento eterno e quer levar outros junto com ele!

Deus deseja dar ao homem uma eternidade de paz em sua presença.

II.4(b)- Quando a alma passa a fazer parte do homem? Existiria um “estoque” de almas no céu prontas para “encarnar”? Será que Deus coloca a alma dentro do homem quando ele nasce?

Primeiramente quero afirmar que um ser humano assim o é em seu todo, ou seja, somente um corpo não é um ser humano, um espírito não é um ser humano, etc... Um homem é corpo, alma e espírito.

Quando o homem é salvo; é salvo o seu corpo, a sua alma e o seu espírito. Quando um homem for condenado; será condenado; corpo, alma e espírito.

Quando Deus criou o homem (corpo, alma e espírito) colocou nele todas as coisas necessárias; coração; pulmão; fígado; estômago; cérebro; rins; alma; espírito etc...

Após a criação do homem e da mulher; a união de um casal passou a gerar outra vida Gn 1.28; 4.1.

No momento da concepção, na união dos gametas masculino e feminino, começa a existir um novo ser vivo, passando a se desenvolver um ser humano em seu todo. No ventre, o ser humano já é uma criatura com vida.

Ler o Sl 139:14 a 16, onde o salmista já existia no ventre e os seus dias já eram contados.

Agora pense o seguinte: Se Deus colocasse a alma somente no momento do nascimento, o aborto seria legal, pois não existiria ainda ser humano, aquele feto na verdade não teria vida, entretanto sabemos que não é assim; exames comprovam que a criança se move e até sente o amor dos pais, mesmo ainda no útero materno. O aborto provocado é crime por ser uma vida que está sendo tirada.

Outro pensamento errado é o de que a alma já existe e se unirá posteriormente ao corpo no momento do nascimento. Isto daria ao homem uma certa preexistência; o que seria um absurdo! Certamente Deus sabe da nossa existência antes dela vir, entretanto isso é diferente de afirmar que a nossa alma literalmente já existisse.

O único ser humano que possui preexistência é Jesus Cristo, pois ele é Deus!

Resumindo: O homem é um ser trino e possui uma alma imortal que já existe dês do ventre materno. Está alma será julgada por todos os seus atos.

A alma é muitíssimo importante, haja vista ela ser imortal.

A existência da alma é uma realidade e aprendemos que esta alma é imortal, no entanto, tão certo quanto a alma existe e é imortal, a morte também é uma realidade. Se Jesus não vier antes, certamente de alguma forma iremos enfrentá-la. Sabemos ainda que, pela Palavra de Deus, existem vários tipos de morte, e é sobre este assunto que estaremos estudando na próxima aula.

Leia também:Escatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário