29 de setembro de 2015

Escatologia geral - 1ª Parte / Aula 10 - A Grande Tribulação- III

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site
As guerras de Gogue; Armagedom e Gogue e Magogue.

Meus amados; nesta aula encerraremos a parte referente a Grande Tribulação estudando sobre as três guerras que ainda hão de ocorrer na Terra. Como disse na aula anterior, por se tratar de um assunto extenso e rico em detalhes, dedicaremos esta aula especialmente a este assunto e analisaremos cada uma destas guerras separadamente.

X.1)– A batalha de Gogue

A primeira batalha (Gogue), está relatada em Ezequiel, capítulos 38 e 39 e ocorrerá possivelmente no início da tribulação ou no fim da dispensação da graça (pouco antes do arrebatamento). Note bem que a data não é exata, poderá ou não ser presenciada pela Igreja. Ez 38.8

Nesta batalha um grupo de nações parte contra Israel. Israel vencerá com a intervenção do Senhor, para isso Deus usará de meios sobrenaturais (Ez 38.18-23).

Gogue será o país que irá liderar essas nações (Ez 38.2-6).

Muitos morrerão nesta batalha (Ez 39.11,12).

Os objetivos desta guerra são:

1º) Mostrar para as nações que foi o próprio Deus quem havia dispersado Israel pelos povos, mas agora os havia trazido de volta. Ez 39.23,24

2º) Mostrar para Israel que foi o Senhor quem os havia castigado e Ele mesmo é quem os trouxe de volta para os purificar. Ez 39.28

3º) Mostrar para as nações que o Senhor não se esqueceu de Israel Ez 39.28

4º) Trazer Gogue até Israel para castigá-lo por todas as blasfêmias cometidas contra Deus Ez 38. 14-18

5º) Dar uma oportunidade para que Israel se arrependa de ter abandonado ao seu Deus e rejeitado o Messias e se converta ao Senhor Jesus, antes que a nação seja afligida e passe por Grande Tribulação.

A- Quem será Gogue?

Sobre esta pergunta, a única coisa que podemos ter certeza absoluta é de que se trata de uma nação que liderará uma aliança de países que partirão contra Israel no fim dos tempos.

Algumas observações:

1º- Josefo (antigo historiador judeu) identificou os povos citas como descendentes de Magogue, um povo da Sibéria ocidental, o que nos faz lembrar da antiga União Soviética.

2º- Heródoto (antigo historiador grego) denomina as duas raças “moscói” e “tibarenói” como estabelecidas à sudeste do Mar Negro.

3º- Muitos estudiosos concordam que existe uma grande possibilidade de Gogue ser a Rússia.

4º- Cada vez mais a Rússia e a China se aproximam e estão se opondo claramente aos EUA e a Israel. Nos acontecimentos recentes no oriente médio, a Rússia sempre procura uma posição contrária a Israel.

5º- A economia Russa em decadência e as expectativas fracassadas de apoio financeiro ocidental, bem como a humilhação de ver o seu domínio territorial e de influência diminuídos, deixa nas autoridades russas um desejo cada vez mais claro de tentar reafirmar o seu papel de potência.

6º- A Rússia tem investido em armamentos e tecnologia nucleares nos países tradicionalmente inimigos de Israel; tais como Irã e Síria.

7º- A ameaça terrorista cada vez mais provoca retaliações por parte dos judeus e acirra as ameaças dos países árabes que aumentam a retórica da destruição do Estado Judeu.

8º- A posição estratégica, bem como as riquezas da Palestina, tornam Israel cobiçado pelas potências mundiais.

9º- Cresce o ódio árabe-muçulmano com respeito a Israel. O presidente da República Islâmica do Irã fala abertamente nos jornais, revistas e televisão que Israel deveria sumir do mapa e conclama a todos os muçulmanos a atacarem Israel. Vale lembrar que o Irã avança o seu programa nuclear de forma acelerada.

Não é descartada também a possibilidade de Gogue ser um país líder que se levante dentre as nações muçulmanas.

Irmãos, não devemos ficar tentando descobrir nomes ou datas, muito menos nos prender a detalhes, pois à medida que o cenário mundial for se “desenrolando” Gogue ficará cada vez mais claro, porém as observações acima descritas são de extrema utilidade para o nosso estudo. Com o passar do tempo poderemos presenciar mais fatos que melhor elucidarão as profecias.

1- Champlin; Russel N., O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol6, Ed Hagnos 2-Mcnair;S.E., A Bíblia Explicada, CPAD 3-Cohen;Armando Chaves, Apostila “O apocalipse” 4- Almeida;Abraão de, Israel,Gogue e o Anticristo, Edição revista e ampliada,CPAD 5- Gilberto; Antonio, O Calendário da Profecia, CPAD.


X.2) – A Batalha do Armagedom

A segunda batalha (Armagedom) está relatada em Joel 3; Zacarias, capítulos 12,13 e 14; Apocalipse 16.14-16; 19.17-21 e ocorrerá no fim da grande tribulação, marcando o encerramento desta fase de 07 (sete) anos e o início do milênio.Veja a posição desta batalha no esquema nº 2 da pág 35 aula 9.

Nesta batalha, todas as nações se voltarão contra Israel. Israel será cercado e Deus intervirá nesta guerra.

O final da batalha do Armagedom é marcado com a volta de Jesus com poder e glória, pisando no monte das oliveiras, voltando com os seus Santos para julgar as nações e implantar o milênio. (Zc 14.1-4 )

Esta guerra terá como cabeça o Anticristo e o seu império.

No inicio da Grande tribulação, correspondente aos primeiros três anos e meio, o Anticristo fará uma aliança com Israel e será aclamado pelos judeus. No princípio de sua manifestação na Terra, parecerá um homem de Paz (Ap 6.1,2), entretanto, na segunda metade da Grande Tribulação, mostrará quem realmente ele é, levando a humanidade à destruição! O Anticristo quebrará a sua aliança com Israel na segunda parte da Grande Tribulação e despejará o seu ódio contra os judeus. Ver esquema nº 2 da pág 35 aula 9.

X.3) – A Batalha de Gogue e Magogue

A terceira batalha (Gogue e Magogue) ocorrerá somente após o milênio. Satanás após ser solto (depois do milênio), reunirá as nações que sairão rebeldes do milênio para destruir os judeus e Jerusalém.

Será a batalha final (Ap 20.7-9), antes do juízo final e início da eternidade futura.

Satanás e aqueles que o seguiram serão vencidos por Jesus Cristo (Ap 20.9).





A figura acima mostra o local da batalha do Armagedom (Megido; Vale de Josafá; Armagedom)

Observe na ilustração a seguir o posicionamento das três batalhas estudadas anteriormente:





Vejam no quadro a seguir; alguns detalhes que diferenciam as três guerras estudadas e facilitam a compreensão:

Gogue
Armagedom
Gogue e Magogue
Um grupo ataca Israel
Todos contra Israel
Todos contra Israel
Gogue é o líder do grupo
O Anticristo é o líder mundial
Satanás é o líder das nações
Gogue é uma nação
A besta é um império
Gogue e Magogue é uma expressão que representa de uma extremidade a outra da Terra
A vinda do Senhor não ocorrerá após a batalha
O Senhor termina a Guerra com a sua volta
O Senhor estará reinando quando a guerra começa
Deus mostra às nações que Ele livrou Israel
Jesus livra Israel e implantará o milênio
Deus derramará fogo do céu e terá início a eternidade

Meus irmãos; creio que esta aula pôde esclarecer alguns detalhes importantes para o estudo de escatologia geral, no que se refere a Grande Tribulação, entretanto, antes de encerrarmos esta aula, quero elucidar mais um ponto importante, a saber:

X.4) - Quem são os 144.000 de Ap 7.4?

Serão os judeus que permanecerão fiéis ao Senhor durante a grande tribulação; um remanescente dentre Israel. Estes judeus serão preservados pelo Senhor (marcados; selados) e serão responsáveis pelo anúncio do Evangelho do Reino na Terra.

Durante a grande tribulação haverá uma falsa igreja (ecumênica), que será destruída pelo próprio anticristo (Ap 17.16), pois este só aceitará adoração a ele próprio. A falsa Igreja compactuará com o Anticristo até que ele próprio a destrua.

A Igreja verdadeira estará no céu, o Espírito será dado apenas por medida e o Evangelho pregado será o Evangelho do Reino (O Rei está chegando!). A responsabilidade de anunciar esta mensagem caberá ao remanescente de Israel que se voltará para Jesus e rejeitará o impostor. Repare que a salvação continua sendo através da fé em Jesus, porém o foco agora está em Israel; em Jesus como Rei sobre Jerusalém e toda a Terra. A Igreja já foi arrebatada e agora, resta a vinda Gloriosa do Senhor para implantar o seu reino milenar.

Ainda que a verdade se espalhe por toda a Terra e muitos rejeitem a marca da Besta, a responsabilidade de divulgar o Evangelho do Reino e de anunciar o Messias que retornará para livrar Israel e libertar a Terra será do remanescente de Israel.

Na próxima aula continuaremos o nosso estudo de Escatologia Geral e estaremos aprendendo sobre os acontecimentos que ocorrerão após a Grande Tribulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário