29 de setembro de 2015

Escatologia geral - 1ª Parte / Aula 6 - A volta de Jesus

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site

Irmãos; na aula anterior aprendemos sobre o quanto à ressurreição é importante para o cristão. Evangelho sem esperança de ressurreição não é Evangelho; mas assim como a ressurreição é parte inseparável da nossa fé, o mesmo ocorre com a certeza da volta de Jesus, pois os que dormem em Cristo ressuscitarão no momento da sua vinda; no arrebatamento da Igreja. Faz parte da nossa fé a certeza de que Jesus está vivo e arrebatará a sua Igreja!

Nosso Senhor prometeu várias vezes que viria nos buscar. Quando olhamos textos como o de João, capítulo 14.1-3, somos consolados e podemos notar o cuidado do Senhor com os seus. Repare que alguns instantes antes, em João 13, Jesus falava sobre a sua morte e os discípulos ficaram preocupados, então o Senhor passa a consolar o coração deles com a promessa da sua vinda. Crer que Jesus morreu e ressuscitou, implica em crer que ele voltará. O próprio cerimonial da Santa Ceia aponta para a sua volta ( I Co 11.26).

Todo cristão fiel ao Senhor aguarda ansiosamente à volta de Jesus. Devemos (como os apóstolos e os pais da Igreja) viver como se o Senhor viesse hoje!

VI - A volta do Senhor

Jesus Cristo prometeu que voltará (Mt 25.31; 26.64; Lc 19.13; Ap 2.25; 22.12, 20). Em toda a Bíblia vemos a promessa da volta do Senhor; uma das maiores esperanças e consolo para a Igreja (I Ts 4.17,18).

Esta volta foi predita também...

*pelos anjos (At 1.10,11);

*por Enoque (Jd 14,15);

*pelos profetas (Zc 14. 1-9);

*pelo Senhor no cerimonial da Santa Ceia (I Co 11.26).

VI. 1– Como se dará a sua vinda?

A Bíblia não nos fala quando será à volta de Jesus. O Senhor não revela o dia nem a hora por isso devemos estar vigilantes (Mt 24.33,50; Mc 13.35-37; Lc 21.34-36; ITs 5.1-6).

Apesar de não sabermos o exato momento, a Palavra de Deus nos mostra como ocorrerá a 2ª vinda de Jesus.

Podemos notar que à volta do Senhor será em 2 fases distintas:

1ª) Na primeira fase o Senhor virá até as nuvens e a Igreja será arrebatada até ele (I Ts 4.17).

2ª) Na Segunda fase, haverá a manifestação gloriosa, física e visível do Senhor Jesus ao mundo, para livrar Israel do poder do anticristo, julgar as nações e implantar o milênio (Zc 14.4; Mt 24.30; Ap 1.7).

Esta revelação gloriosa ocorrerá 07 anos após o arrebatamento. O arrebatamento e a revelação gloriosa são dois fatos distintos.

No primeiro o Senhor toma para si aqueles que são seus.

No segundo ele vem com os seus que foram arrebatados para dar fim à tribulação, ao anticristo e a todo o seu exército; julgar as nações e implantar o milênio(Cl 3.4; Jd 14; Ap 19.11-16 ).

A primeira fase da vinda de Jesus é chamada de arrebatamento da Igreja; a segunda fase é chamada de vinda gloriosa, manifestação visível do Senhor, Dia do Senhor, etc...

No arrebatamento da Igreja Jesus não pisará sobre a Terra, a Igreja se encontrará com o Senhor nos ares; o mundo apenas perceberá que algumas pessoas desaparecerão. Somente na 2ª fase se dará a manifestação visível do Senhor ao mundo, logo, à volta de Jesus para a Igreja está relacionada com o arrebatamento; para Israel e para o mundo, esta volta está relacionada com o fim da tribulação. Podemos dizer então que a vinda de Jesus a Terra se dará literalmente após a grande tribulação.

VI.2 - Quando se dará esta vinda?

Como disse anteriormente; a Palavra de Deus nos mostra como se dará à volta do Senhor Jesus, mas não diz o dia nem a hora deste retorno (Mt 24.35,36,50; Mc 13.32,33). O que a Bíblia nos revela, é que haveria sinais que indicariam que à volta de Jesus estaria próxima, entretanto, quanto àquele instante; ninguém sabe! Mc 13. 29

Sinais que precederão a 2ª vinda de Jesus Após o arrebatamento da Igreja, a Terra entrará em um período de grande tribulação, entretanto, embora a Igreja não fique na Terra durante este período, ela presenciará o preparo deste cenário. Claramente observamos ao nosso derredor as mudanças na natureza, sociedade, Igreja e Israel.

Guerras, pestes e terremotos sempre existiram, mas Cristo nos ensina que tudo isto aumentaria e se intensificaria dia após dia, à medida que a sua vinda se aproximasse, a ponto de ser insuportável.

Alguns sinais relatados na Bíblia se referem literalmente ao período da grande tribulação que antecede a 2ª fase da vinda de Jesus, outros se referem ao período antecedente ao arrebatamento, entretanto, não devemos esquecer que entre o arrebatamento e o fim da tribulação existe um curto espaço de sete anos e que a tribulação iniciar-se-á imediatamente depois do arrebatamento da Igreja; logo, se haverão grandes cataclismos na Terra na tribulação; então antes do arrebatamento presenciaremos o preparo para este cenário sombrio. Os sinais que antecedem a segunda fase do retorno de Jesus servem como sinais que antecedem o arrebatamento também.

Exemplo: Durante a tribulação o ódio contra Israel será intenso; Jesus virá para livrar o seu povo e dar fim a grande tribulação (2ª fase da volta de Jesus). Quando olhamos o mundo, observamos claramente este cenário sendo montado, a cada dia cresce o ódio contra Israel; logo, se na tribulação os Judeus serão perseguidos e odiados em todo mundo e Israel será afligido até que Jesus o livre, e, para que isso aconteça, a Igreja precisa antes ser arrebatada; concluímos então que o arrebatamento está próximo.

Os dias em que vivemos, à luz da Palavra do Senhor, caracterizam o preparo para a volta do Senhor. Vejamos:

1o)A aparição de muitos Cristos Mt 24.5,23,24,25. Ex.: David Koresh; Rev. Moon; Inri Cristo; etc...

2o)Falsos profetas Mt 24.11,24

Repare a grande quantidade de profetas falsos como, por exemplo, William Marrion Branham, Ellen White, Joseph Smith e Charles Taze Russel, fundadores respectivamente do branharismo(Tabernáculo da fé), adventismo, mormonismo e Testemunhas de Jeová. Muitos seguem estas seitas cegamente, colocando os seus ensinos como autoridade igual à da Palavra de Deus.

Observe ainda a grande quantidade de Igrejas movidas por profetadas, “visões” e “revelações”.

3o)Falsos mestres II Pe 2.1-3.

Exemplos:

*Mestres da prosperidade ;

*Mestres da confissão positiva e movimento da “fé”;

*Mestres da predestinação ;

*Mestre do crescimento mágico das igrejas ;


4o) Os valores morais invertidos e corrompidos até mesmo dentre os “crentes” II Tm 3.1- 5

5o) O avanço da ciência e a busca das revelações proféticas Dn 12.4

6o) Violência contra os judeus Mt 24.9

Obs: Recentemente o presidente do Irã declarou publicamente e divulgou na imprensa internacional que o Estado de Israel deveria ser “varrido” do mapa. Vale lembrar que o Irã desenvolve atualmente um programa nuclear com ameaças de produção de armamentos.

Alguns grupos terroristas declaram que Israel deve ser eliminado.

No final do século passado seis milhões de judeus foram mortos na Europa, em especial na Alemanha.

7o) A sociedade como nos dias de Noé Lc 17.26-30

8o) Crise religiosa - a frieza na Igreja Mt 24.12,13; Ap 3.14-22

9o) A apostasia I Tm 4.1- 3; II Ts 2.3

10o) Guerras e calamidades Mt 24.6,7

Obs: No início deste estudo mencionei alguns sinais da volta de Jesus (vide aula nº 1; págs 2, 3 e 4) . Citei dentre os exemplos recentes as tsunamis; o terremoto no Paquistão e o furacão Katrina nos EUA. Antes que eu terminasse esta apostila, no último dia 26/05/2006, a Indonésia sofreu um abalo sísmico (terremoto), mais precisamente na Ilha de Java, cujo número de vítimas passa de 6.200 (dado atualizado em 03/06/2006), podendo chegar a 10.000. O número de desabrigados ultrapassa os 650.000. A péssima condição dos inúmeros desabrigados torna inevitável a propagação de doenças e cresce o temor do alastramento da gripe aviária devido à catástrofe.


Imagens do terremoto na Indonésia 27/05/2006
11o) Um dos maiores sinais da vinda de Jesus é a volta dos judeus a sua Pátria. Is 66.7-9; Ez 36.24-35; 37.21,22; Am 9.14,15; Lc 21.29-33(a figueira na Bíblia é símbolo de Israel).

Amados, nesta aula falamos sobre a volta de Jesus. Aprendemos como se dará a sua vinda e os sinais que a antecedem. Na próxima aula estudaremos sobre o arrebatamento da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário