29 de setembro de 2015

Escatologia geral - 1ª Parte / Aula 7 - O arrebatamento


A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site
Certamente a grande maioria dos cristãos já ouviu falar no arrebatamento da Igreja. Trata-se do fato mais esperado por todos aqueles que amam o Senhor no mundo inteiro.

O materialismo excessivo e a falta de conhecimento por parte das igrejas têm deixado este assunto de lado; mas no princípio não era assim, a Igreja do primeiro século da era cristã desejava ardentemente à volta do Senhor e hoje não deveria ser diferente.

Para a Igreja do Senhor o arrebatamento significa a plenitude da redenção, o cumprimento das promessas feitas à Igreja, a ressurreição dos santos que dormem em Cristo, a glorificação do nosso corpo, o livramento deste mundo e da hora da tentação que há de vir sobre a Terra; ser arrebatado nos mostra que fazemos parte de um corpo invisível chamado Igreja, é estar com o Senhor para sempre e ver a sua face! Após o arrebatamento estaremos definitivamente livres da possibilidade de pecar.

Devido a sua importância, estudaremos este acontecimento como consolo e refrigério para a nossa alma...

VII- O arrebatamento da Igreja

VII.1) Definição

Arrebatamento significa rapto repentino; ser tirado repentinamente; ser tomado de forma abrupta.

Consultando o dicionário, encontraremos que a palavra arrebatar; além das definições dadas anteriormente, significa ainda: Arrancar; levar.

Dicionário Escolar Da Língua Portuguesa-Ministério da Educação-Bueno, Francisco da Silveira, 11ª edição-1992, Biblioteca Nacional-FAE.

Biblicamente será o acontecimento no qual o Senhor Jesus virá buscar a sua Igreja. O arrebatamento faz parte da 1ª fase da 2ª vinda de Jesus.

VII.2) Quem será arrebatado?

Este acontecimento envolverá a Igreja e os santos do Antigo Testamento.

Para a Igreja, abrangerá tanto os que estiverem vivos na Terra quanto os que dormiram no Senhor e estão no paraíso (isto envolve os santos do Antigo Testamento como os do Novo Testamento). I Co 15.51,52; I Ts 4.16, 17; Jo 11.25,26; Hb 11.39,40.

Quando Jesus vier para arrebatar a Igreja, existirão naquele dia cristãos que estarão vivos e outros que já “dormem” no Senhor, entretanto, ambos serão arrebatados!

Este evento será a “Grande Colheita” dos justos, desde Adão até o momento em que os salvos serão levados desta Terra.

Após o arrebatamento, iniciar-se-á um período de grande sofrimento e angustia na Terra chamado de grande tribulação.

A Igreja não passará pela tribulação! Estamos vivendo um espaço de tempo indeterminado chamado era da Igreja ou era da Graça o qual iniciou-se no dia do Pentecostes e se findará no dia do arrebatamento. (Este período de tempo indeterminado está compreendido entre a 69ª e 70ª semana de anos, conforme as profecias do livro de Daniel. Estaremos estudando este detalhe na análise do livro de Daniel).

VII.3) As dispensações

A divisão dispensacional pode ser bastante útil para o estudo escatológico, entretanto, vale lembrar que odispensacionalismo inflexível pode acarretar em sérios erros. O dispensacionalismo foi criado tendo em vista facilitar a compreensão da administração e do controle divino sobre o desenrolar da história humana.

No estudo das dispensações, a história da humanidade é dividida em 7 épocas de acordo com o modo que Deus trata o ser humano em determinado tempo. Cinco dispensações já se passaram, uma está em andamento e outra ainda acontecerá.

Note o esquema abaixo sobre a separação da história da humanidade em sete dispensações partindo da eternidade passada para a eternidade futura. Alguns consideram a inocência como a 1ª e a consciência como 2ª, excluindo-se a diluviana; podemos considerar também a consciência como 1ª; entretanto estas ordens não vão alterar o esquema da 3ª dispensação em diante.


A dispensação da Graça termina com a ressurreição dos santos do Antigo Testamento e do Novo Testamento e o arrebatamento da Igreja, iniciando-se na Terra o período da grande tribulação, quando se manifestará o iníquo! (II Ts 2.6,7 e 8). Entre o final da dispensação da Graça e a implantação do milênio ocorrerá um período transitório de sete anos (Grande Tribulação).


Cuidado! O estudo de dispensações é útil, porém deve ser cauteloso. A partir da queda do homem, em toda a história da humanidade, o ser humano somente é salvo pela fé, através do sangue de Jesus. O sacrifício de Cristo é eficiente para salvar os santos do Antigo Testamento que viveram antes dele vir à Terra, é eficiente para salvar os que viveram em sua época e igualmente eficiente para salvar a todos os que viveram após o seu sacrifício, inclusive aqueles que ainda hão de crer! Tudo isso é fruto da graça de Deus; não importa em qual época o ser humano viveu, ele será sempre salvo pela fé!

Deve ser considerado ainda o estado de cada ser humano individualmente em cada contexto à parte da dispensação. Exemplo: Um gentio que viveu na época de Moisés e desconhece a lei de Deus, não será julgado por ter desobedecido à lei de Moisés. Rm 2. 12

A era da Igreja também é chamada de tempo dos Gentios, pois nesta época a salvação veio aos Gentios. A plenitude dos gentios será alcançada quando a última pessoa entregar a vida à Cristo, então, a Igreja será arrebatada.VII.4)- Por que Jesus arrebatará a Igreja?

Propósitos do arrebatamento:

Cumprir a promessa de Jesus, redimir os nossos corpos, ressuscitar os mortos no Senhor, levar-nos ao novo lar, recompensar a Igreja, para reinarmos com Cristo etc...

VII.5) Como será o arrebatamento?

A figura abaixo é uma ilustração referente ao arrebatamento, a mesma trás em ordem a seqüência dos fatos que ocorrerão quando Jesus voltar para buscar a sua Igreja. Acompanhe as setas e observe a ilustração à medida que for sendo solicitado durante a aula.

1º-A trombeta tocará para o arrebatamento e a ressurreição. (I Co 15.52 e I Ts 4.16).

Observação: Para os judeus o toque da trombeta era importante no seu cotidiano (Nm 10.1-10).

O toque da trombeta indicava:

a-Solenidades (II Cr 29.26–28)

b-Para proclamar a guerra (Nm 10.9)

c-Para as manifestações do poder e da vontade de Deus (Ex 19.16; Hb 12.18,19)

d-Jerico é destruída ao som da trombeta (Js 6.8,9,13,16,20)


e-Na reedificação do templo (Ed 3.10)

f-Para congregar o povo e levantar acampamento (Nm 10.2,3)

Atenção! A última trombeta não é a mesma que as sete mencionadas no livro do Apocalipse.

Para a Igreja a trombeta representa o toque de reunir; no Apocalipse, as sete trombetas representam para quem ficou na tribulação uma manifestação do juízo de Deus!

2º-O Senhor Jesus descerá do céu, onde está à destra do Pai (I Ts 4.16) seta nº 1 fig da pág 28

3º-Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro em um corpo glorioso - imediatamente seus corpos serão transformados - ( I Co 15. 50-54; I Ts 4.16) fig da pág 28, canto inferior esquerdo.

4º-Os salvos que estiverem vivos, também terão os seus corpos transformados (glorificados) (I Co 15.52; I Ts 4.17)fig da pág 28, canto inferior esquerdo.

5º-Todos os salvos são arrebatados e encontram-se com o Senhor nos ares (I Ts 4.17) seta nº 2 da fig da pág 28.

6º-O Arrebatamento ocorrerá num momento num abrir e fechar de olhos (ICo 15.52). Todo o processo, incluindo a ressurreição, transformação dos mortos e dos vivos, bem como o arrebatamento, será praticamente instantâneo! A Igreja deverá estar preparada!

VII.6)- Fatos que ocorrerão logo após o arrebatamento:

A) Tribunal de Cristo

No Tribunal de Cristo haverá o julgamento das obras do crente (neste tribunal serão julgadas as nossas obras individualmente). nº 3 na fig na pág 28

Neste julgamento seremos avaliados. Não será para saber se somos salvos porque já fomos perdoados, purificados e arrebatados (I Co 3.11-15; II Co 5.10; Gl 6.9;Tg 5.9)

Seremos analisados se somos verdadeiros no íntimo. O resultado deste julgamento será recompensa ou detrimento.

* Tipos de julgamento na Bíblia:

Devemos observar que a Bíblia fala de vários tipos de julgamento, a saber:

a)O julgamento dos pecados – Tempo:33dc – Lugar: Calvário – Resultado: Salvação para todo aquele que crer. Jo 19.17,18,30; I Co 15. 3,4 ;


b)O auto julgamento do crente – Época: A qualquer momento – Local:Em qualquer lugar – Resultado: Correção I Co 11.31,32. A Santa Ceia é um momento bem oportuno para isso I Co 11.28 ;
c)O julgamento eclesiástico – Deve ser exercido pela Igreja local sempre que necessário Mt 18.17-20; I Co 5. 1-7; 6.1-5. Resultados: Recuperação e arrependimento do pecador, manter a pureza da Igreja,etc...

c)O julgamento das obras do crente – Época: Quando cristo voltar – Local: No ar – Resultado: Recompensa ou detrimento; o tal será salvo I Co 3.11,15; II Co 5.10 ;

d)O julgamento das nações – Época: Quando vier o filho do homem na sua glória (Mt 25.31-33 – Local: Vale de Josafá –Jl 3.1,2) – Resultado: Separação de Israel como povo privilegiado; definição de quem entrará no milênio;

e)O julgamento de Israel - Época: Durante a tribulação- Resultado: Purificação da nação e separação dos verdadeiros judeus (Zc 13.8,9; 14.1-4; Rm 11.25,26);

f)O julgamento dos anjos caídos – Época: Antes do juízo final e após o milênio II Pe 2.4; Ap 20.10 – Estaremos associados com Jesus neste evento. II Co 6.3 ;

g)O juízo final – O Grande Trono Branco – Época: Após o milênio Ap 20.5, 11-15 – Local: perante o Grande Trono Branco – Resultado: Aquele que não for achado no livro da vida será lançado no lago de fogo ardente (condenação eterna).

* Os galardões

A Biblia nos mostra vários tipos de galardões.

Os galardões serão para os servos que comparecerem ao tribunal de Cristo.

Receberão o seu galardão II Co 9.6;

Será distribuído pelo próprio Jesus Ap 22.12;

*Tipos de galardões:

São simbolizados por coroas:

a)Coroa da vida Tg 1.12; Ap 2.10– Fidelidade.

b)Coroa da vitória I Co 9.25 – Os que venceram o mundo e não se corromperam.

c)Coroa da glória I Pe 5.2-4 – Ministros e obreiros dependendo do cuidado pelo rebanho, promoção do reino de Deus e obra do Senhor em geral. Trabalho feito por amor, sem interesse pelo dinheiro ou poder.

d)Coroa da Justiça – II Tm 4.7, 8 – Combatentes do Senhor; aqueles que sofreram por Cristo. Também chamada de coroa do mártir.

e)Coroa do gozo – Fp 4.1; I Ts 2.19.20– Ganhou vidas para Cristo, zelou pelas almas.

B) As bodas do Cordeiro

Após ser galardoada, a Igreja será introduzida na presença do Pai e então acontecerá as Bodas do Cordeiro. Ap 19.17– O Senhor prometeu confessar o nosso nome diante do Pai. Mt 10.32; Lc 12.8; Ap 3.5.

Este acontecimento será uma grande festa pouco antes da vinda gloriosa de Jesus (2ª fase da volta de Jesus).

A ceia das bodas do Cordeiro Lc 12.37

Enquanto todos estes eventos acontecem com a Igreja no céu; a Terra, após o arrebatamento, vive o período da Grande Tribulação.

Este será o assunto da nossa próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário