29 de setembro de 2015

Escatologia geral - 1ª Parte / Aula 9 - A Grande Tribulação- II

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site


Nesta aula estaremos dando continuação ao assunto “Grande Tribulação”. Para que você entenda melhor, observe nesta página os esquemas abaixo; os mesmos foram feitos com base em Dn 9. 24-27
IX- A Grande Tribulação- (Continuação)

Irmãos; na aula anterior começamos a falar sobre a “Grande Tribulação” e aprendemos coisas importantes sobre este período. Nesta aula estaremos dando continuação ao assunto e falaremos sobre os dois períodos de três anos e meio que dividem a Grande Tribulação em duas partes. Na verdade, o período de maior angústia para Israel será a 2ª metade dos sete anos. Alguns acontecimentos exigem uma maior atenção, tais como a manifestação das duas bestas e a batalha do Armagedom; a localização destes acontecimentos dentro da última semana fornece um dado importante para a compreensão da profecia.

IX.1) A Manifestação das duas bestas

No livro do Apocalipse no capítulo 13, encontramos a manifestação de duas bestas; ambas surgem no período da Grande Tribulação, quando a Igreja já não estará mais na Terra. A primeira besta está descrita nos versículos de 1 a 10; a segunda, nos versículos de 11 a 13, sendo que nos versículos de 14 a 18 observamos a relação da 2ª besta com a primeira.

A primeira besta é o Anticristo; a segunda é o falso profeta.

O Anticristo, bem como o Falso profeta, somente se manifestará após o arrebatamento. Veja II Ts 2.7,8.

Vejamos a seguir alguns detalhes sobre as bestas...

A - O Anticristo:

O Anticristo será um homem totalmente dominado por Satanás e surgirá das nações representadas pelo mar (Ap 13.1). Ele também é chamado de “Assolador” (Dn 9.27); “Abominável da desolação” (Mt 24.15; Mc 13.14); “Homem da iniqüidade”; “Filho da perdição” e “Iníquo” (IITs 2.3,8).

Este homem virá do restaurado Império Romano que na tribulação existirá não em sua forma de governo passada, mais em um novo sistema de governo, formado por uma aliança de países. Possivelmente será um descendente judeu, mesmo surgindo dentre as nações, haja vista a nação de Israel o confundir com o Messias.

Em Dn 2.41,42; 7.7 vemos o ressurgimento do império romano em sua nova “face”. Os dez dedos da estátua docapítulo 2 do livro de Daniel, bem como os dez chifres da besta do capítulo sete do mesmo livro, representam a mesma coisa, ou seja, o surgimento de um novo império mundial que será o império romano restaurado, formado da aliança de 10 países. Os dedos e os chifres são dez reis (chefes de governo) que representam os seus respectivos países. O chifre pequeno que surge em Dn 7.8,19,20,24,25 dentre os demais é o Anticristo, que derrubará três governantes e assumirá o governo mundial.

A primeira besta é o Anticristo, bem como o sistema que ele governa!

Neste ponto quero deixar uma observação: O surgimento da União Européia é um forte indício do ressurgimento do império romano, pois a União Européia se encaixa na forma de governo formado pela aliança de países que se unem em uma parte, mas mantém as suas respectivas nacionalidades (Dn 2.41-43); a aliança destas nações é feita através de contratos (acordos e tratados) que são simbolizados pelo casamento em Dn 2.43. Enquanto encontramos verdadeiras potências militares e economias fortes na UE; tais como França, Alemanha e Inglaterra, por outro lado encontramos países de economia frágil como os do leste europeu. O fato de a União Européia ter mais de dez países não é um problema, haja vista os dez chifres se levantarem dentre este reino (Dn 7.24) e não sabermos que forma a UE tomará daqui para frente. Vale lembrar ainda que a Comunidade Européia cresce financeiramente e politicamente e suas fronteiras são semelhantes as do antigo império romano.

Assim como a sede do antigo império era Roma, a primeira Besta terá como sua sede a cidade de Roma.

Observação:

Formalmente, a Comunidade Européia como organização surgiu com o Tratado de Roma, em 1957.

O Tratado de Maastricht, de 1992, rebatizou a comunidade como União Européia.

O Tratado de Roma de 2004, igualmente chamado de Tratado estabelecendo uma Constituição para a Europa, foi assinado a 29 de Outubro de 2004 pelos chefes de Estado membros da União Européia. A entrada em vigor deste tratado ainda não é certa, conseqüência da rejeição, por referendo, do tratado na França e na Holanda em 2005.

A globalização e a união financeira em blocos, também fazem parte deste contexto, cujo fim será um controle total.

Meus amados; outras novidades surgirão no cenário político mundial que nos mostrarão mais claramente o cumprimento das profecias, entretanto muitos acontecimentos atuais já nos dão uma boa base para sabermos que pouco falta para o cumprimento de todas as coisas; portanto vale atentar para a observação anterior.

Passemos a estudar agora algumas características do Anticristo.

Características do anticristo:

Engano: Fará uma aliança com Israel por uma semana (7 anos), entretanto quebrará esta aliança na metade (3,5 anos) da semana (Dn 9.27). Após os 3,5 anos ele quebrará o pacto com Israel! Ver esquema nº 2 da pág 35.

Será um homem poderoso; possuído por Satanás! II Ts 2.9,10; Ap 13.2,4 .

Inteligente: Dn 7.20; II Ts 2.10,11 ( será eloqüente, ousado e grande político).

Atrairá governantes: Ap 13.3.

Falará contra o Senhor e perseguirá os Santos; mudará os tempos e a lei durante três anos e meio(Dn 7.25; 11.36).

Levantar-se-á contra tudo o que lembra de Deus e contra qualquer forma de culto, ainda que falsa, pois buscará adoração para si próprio (Dn 11.36; II Ts 2:4).

A terra o adorará (Ap 13.4,8).

Terá o controle total sobre os moradores da Terra (Ap 13.16,17,18).

Levará as nações à guerra (Ap 16.12-16; 19.19).

Fará sua vontade própria e se engrandecerá(Dn 11.36),

Não respeitará ninguém (Dn 11.37).

Será homem de guerra e investirá pesadamente nela (honrará o “deus das fortalezas”). Dn 11.38.

Estaremos estudando outros detalhes sobre o Anticristo, quando analisarmos os livros de Daniel e o Apocalipse.

B - O Falso Pofeta:

A segunda besta, também chamada de Falso profeta; será um homem (Ap 13.11) e terá a função de levar os homens a adorarem o anticristo. A segunda besta será um líder religioso, enquanto a primeira besta, pelos relatos da profecia bíblica, será um líder político. (Ap 13.12,14,15)

O falso profeta emerge da Terra, ou seja, da Palestina, logo, seu centro de ação será Jerusalém.

Este homem operará prodígios tremendos e os homens ficarão maravilhados (Ap 13.13; Mt 24.24; Mc 13.22). Ele faz com que os homens sejam controlados pela primeira besta (Ap 13.16- 18).

Quem não adorar a primeira besta e a sua imagem será morto (Ap 13.15).

Ele terá aparência de cordeiro; uma falsa humildade, porém seus atos são guiados pelo diabo (fala como dragão Ap 13.11).

C – O número da besta

O número da besta (Anticristo), encontrado em Ap 13.18, representa a trindade satânica. Satanás, durante a tribulação, mais uma vez tenta imitar a Deus.

O Senhor é um Deus trino e Satanás usará a sua “trindade falsa” durante a tribulação: O Dragão é o antipai; o Anticristo é o antifilho e o Falso profeta é o antiespírito.

Assim como o Espírito Santo nos leva a adorar ao Senhor Jesus, o Falso profeta leva as pessoas a adorarem o Anticristo.

Da mesma forma que Jesus faz a vontade do Pai, o Anticristo faz a vontade do Diabo.

O número seis é o número do homem; este foi criado por Deus no sexto dia. O número seis representa a imperfeição do homem, o número sete é o número de Deus e representa a perfeição e plenitude.

O número da besta é o numero de um homem por ser o Anticristo um ser humano, os três seis mostram a união da falsa trindade.
Veja no quadro abaixo uma síntese das diferenças entre as duas Bestas.

PRIMEIRA BESTA
SEGUNDA BESTA
Anticristo
Falso profeta
Sobe do Mar (nações)
Sobe da Terra (Israel)
Líder Político
Líder religioso
Antifilho
Antiespírito
Aparece primeiro
Aparece após a primeira besta
Faz a vontade do Diabo
Leva as pessoas a adorarem o Anticristo
Falso messias
Falso sacerdote
Sede do governo em Roma
Sede das ações na Palestina (Jerusalém)
Deseja adoração
Incentiva a adoração do Anticristo

IX.2)- A Batalha do Armagedom e o fim da Grande Tribulação.

Para falarmos desta guerra, antes precisamos aprender a diferença existente entre as três batalhas que ocorrerão no futuro, segundo o relato bíblico.

A Bíblia fala de três batalhas que ainda irão acontecer...

As batalhas de Gogue, Armagedom e Gogue e Magogue.

Estas batalhas não são as mesmas e por se tratar de um assunto bastante extenso, estaremos estudando a cada uma delas na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário