29 de setembro de 2015

Escatologia geral - 1ª Parte/Aula 11 - O julgamento das nações

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

--Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil.  através deste site
XI- O julgamento das nações

Já aprendemos que o período da grande Tribulação terminará com a vinda de Jesus com poder e grande glória, trazendo consigo a sua noiva (Igreja). A partir desta aula estaremos estudando os eventos que ocorrerão após o retorno de Jesus; findando a Grande Tribulação.

Quando Jesus retornar no final da Tribulação, antes de ser implantado o milênio, o Senhor eliminará as duas bestas; o exército do Anticristo e também separará aqueles que participarão do seu reino, daqueles que não participarão; para este último fato, será implantado o julgamento das nações.

XI.1) O julgamento das nações

O término da grande tribulação será marcado pela volta de Jesus com os seus Santos encerrando a 70ª semana e iniciando o milênio.

Logo após a sua volta haverá o juízo das nações feito pelo Senhor, às nações que sobreviveram às catástrofes ocorridas na terra durante a grande tribulação (Ap 19.11-20.6).

Um dos critérios a ser utilizado neste julgamento será o tratamento dado aos judeus.

Não será o juízo final, pois este ocorrerá após o milênio e sim um julgamento daqueles que ficaram na tribulação, definindo quem entrará no reino milenar. Neste julgamento, Jesus definirá a posição das nações no contexto mundial e Israel será o centro e a cabeça das nações e Jerusalém a sede do governo milenar.

Somente entrarão no milênio os salvos; a besta e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre, e todos os que seguiram a estes, não entrarão no reino milenar de Cristo.

XI.2) A ordem dos acontecimentos pós-tribulação:

Para que o amado leitor compreenda com maior facilidade, relaciono a seguir a ordem dos acontecimentos partindo da volta de Jesus.

1º)- Jesus retorna após sete anos de tribulação e grande angústia para Israel Mt 24.29,30; Ap 19.11-18.

2º)- O Senhor encerra a Tribulação; a Besta e o Falso Profeta com todos os exércitos da Terra tentam inutilmente guerrear contra o Senhor. Ap 19.19

3º)- O Senhor Jesus lança a Besta e o Falso Profeta no inferno literal (inauguram o inferno). O exército da Besta é derrotado, seus componentes são mortos e vão aguardar (no Hades) o dia do Juízo final. Ap 19.20,21.

4º)- Satanás é preso no abismo Ap 20.1-3

5º)- É implantado o tribunal para julgar as nações. Ap 20.4

a- Os mártires da tribulação ressuscitam e reinarão com Cristo. Estes mártires são os que morreram durante a Grande Tribulação e não receberam o sinal da Besta; aqui se encerra a primeira ressurreição! Lembre-se de que os mártires da Tribulação não receberam o galardão com a Igreja e não fazem parte da mesma, entretanto estão incluídos no último grupo que pertence à primeira ressurreição e reinarão também com Cristo. Cada classe (a saber: Os Santos do Antigo Testamento, a Igreja e os Mártires da Tribulação) terá o seu papel no Reino; entretanto, para a Noiva do Cordeiro está reservado algo especial. Os mártires da tribulação não serão julgados, estarão apenas presentes neste julgamento. Ap 20.4

b- A Igreja e os Santos do Antigo Testamento participam com Cristo deste julgamento (Mt 16.27; 19.27-29; 25,31,32; I Co 6.2; Ap 20.4(a))

c- Os mortos que não fazem parte da 1ª ressurreição somente irão reviver após o milênio, no dia do juízo final. Ap 20.5,6

d- Após o julgamento das nações terá início o Reino Milenar de Cristo. Note que neste Reino Milenar, somente estarão na Terra pessoas que não foram condenadas no juízo das nações; observe ainda que, no julgamento das nações, somente comparecerão ao Tribunal pessoas vivas que de alguma forma sobreviveram à Grande Tribulação; os ímpios mortos somente serão julgados após o milênio no Juízo Final.

Um contraste interessante:

No arrebatamento Jesus leva da Terra a Igreja, a Tribulação se inicia com as pessoas que não se entregaram a Cristo na Terra, ou seja, na Terra estarão àqueles que não creram.

No milênio, ao contrário, Jesus deixa na Terra quem foi absolvido no Juízo das Nações e creu no seu nome. Será arrancado da Terra quem não creu!

Observe na ilustração abaixo a ordem dos acontecimentos partindo da volta de Jesus.





XI.3)- Como será o Juízo das Nações?

Este julgamento não deve ser confundido com o juízo final! Trata-se de um julgamento apenas de pessoas vivas, que de alguma forma passaram pela Tribulação e não morreram. Ainda que a população da Terra fique muitíssimo reduzida; quando Jesus voltar, além do remanescente de Israel, existirão dentre as nações pessoas vivas ímpias e também pessoas vivas que não aceitaram a marca da Besta e creram na mensagem do Evangelho do Reino.

Na volta do Senhor existirão também nações inteiras que perseguiram a nação de Israel e serão punidas dentro do contexto mundial.

No julgamento das nações, serão definidos alguns pontos:
Jesus separará quem entrará no Reino de quem não entrará (os bodes serão separados das ovelhas Mt 24.29-31; 25.1-13).
Jesus redesenhará o mapa mundial; Israel será “o cabeça” das nações; Jesus reinará sobre a Terra e a sede do governo mundial será Jerusalém. Algumas nações se tornarão insignificantes no contexto mundial devido ao tratamento dado aos judeus.
Não poderá haver influência satânica no reino do Senhor, por isso, Satanás será preso.
As condições serão as mais favoráveis possíveis para o ser humano, pois: As nações perversas serão punidas dentro do contexto mundial; os maus não entrarão no reino, Satanás estará preso, a humanidade terá a lembrança do castigo passado recentemente, o próprio Senhor Jesus estará reinando visivelmente e presente corporalmente na Terra, os homens terão a sua saúde restaurada e o equilíbrio da natureza voltará. Para que o Reino comece com estas condições, será necessário antes o julgamento das nações com a reorganização da ordem perdida no caos da Tribulação.

Amados, na próxima aula estaremos encerrando a 1ª parte do nosso estudo de escatologia referente à Escatologia Geral. O assunto da próxima aula será o reino milenar de Cristo, bem como o Juízo Final e a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário