26 de setembro de 2015

Pregação - Lia Mulheres da Biblia

1. Mulheres da Bíblia - Gênesis 29

Leia também:Lia - Mulheres da Bíblia

2. QUEM foI LIA nA BÍBLIA SAgRADA? Ela não é muito comentada quando se fala das mulheres da Bíblia, mas, ainda assim, é uma mulher digna de admiração. Ela sofreu rejeição, humilhação e solidão, contudo, ao invés de se voltar contra Deus, ela voltou-se para Ele, tornando-se uma mulher de Deus!
3. ABRAÃo ISAAC ISMAEL ISAAC & REBECA ESAÚ JACÓ Jacó tomou a benção paterna quando se fez passar por Esaú por causa disso, Esaú tentou matá-lo e Jacó precisou fugir para as terras de seu tio Labão, irmão de sua mãe, em Harã. Jacó chega ao poço de Harã e encontra Raquel com as ovelhas de seu pai. E revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de seu tio Labão.
4. LIA LABÃo RAQUEL “E Labão tinhas duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista” Gênesis 29: 16-17 As inseguranças e tristezas de Lia: * Não encontrar um companheiro; * Como primogênita ver a irmã caçula casando-se primeiro; * Ter sobrinhos antes de seus próprios filhos.
5. A história de Lia tem início quando seu pai, com a intenção de enganar Jacó, a dá em casamento no lugar de sua irmã “E aconteceu que pela manhã, viu (Jacó) que era Lia” “E disse Labão... cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires” Gênesis 29: 25-27
6. As inseguranças e tristezas de Lia aumentavam: * Falta de consideração, de amor, de apreço (tanto do pai quanto do marido) * Medo de ser mal vista caso o marido a abandonasse * Qual seria seu futuro aos olhos dos outros? “E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu a Labão ainda outros sete anos.” Gênesis 29: 30 Jacó casa com Raquel
7. Jacó dedicava a maior parte de seu tempo livre com Raquel Gênesis 29: 31 Pela submissão ao marido, Lia encontrou-se mais próxima de Deus. Raquel tinha uma boa aparência, o amor e a preferência de Jacó. Mas coube a Deus honrar a sua irmã Lia.
8. O SENHOR SE MOSTROU NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS !
9. Gênesis 30: 1-2 Lia ganhou a graça de ser mãe primeiro que sua irmã! Nasceu Ruben (para atender sua aflição) Nasceu Simeão (para atender seu sentimento de desprezo) Nasceu Levi (para atender sua expectativa) Nasceu Judá (continuou louvando a Deus) Raquel oferece sua serva Bila: nasceu Dã e Naftali. Lia oferece sua serva Zilpa: nasceu Gade e Aser. Deus novamente abre a madre de Lia: nascem Issacar e Zebulom e Diná Finalmente Raquel foi mãe: nascem José e Benjamin Lia tem a vantagem de viver mais tempo com Jacó e teve sepultamento familiar.
10. Nesta Noite te faço um coNvite à reflexão: O quanto de Lia há em nós mesmas ?
11. Quantas vezes nos sentimos sozinhas? Quantas vezes nos sentimos humilhadas? Quantas vezes há um vazio dentro de nós? Sentimos falta do amor de um companheiro... Desprezadas pela falta de beleza exterior ou pela falta de uma posição de trabalho, de estudo...
12. A mulher de Deus... pode passar por momentos muito difíceis, mas sempre manterá a sua integridade! O DEUS DO IMPOSSÍVEL NÃO ESQUECEU DE VOCÊ !!
13. A mulher de Deus... fica feliz quando outras pessoas são abençoadas e acredita que Deus a abençoará no tempo certo!
14. O QUE PARA VOCÊ PODE PARECER O FIM... ...PARA DEUS É O INÍCIO DE UM NOVO PROJETO! DEUS NO CONTROLE
15. Pois serão honrados pelo Senhor Jesus, não importando o seu passado, a sua aparência ou a sua falta de popularidade! DEUS SEMPRE VÊ NOSSAS AFLIÇÕES E NOS AJUDA A PASSAR POR CADA UMA DELAS !!

16. ... MULHER DE DEUS ... NÃO DESISTA AINDA QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS DIGAM: “NÃO” “Tudo posso Naquele que me fortalece!” (Fp 4:13)

2 comentários:

  1. Muito boa reflexão. Tendemos sempre a ver apenas a parte de Raquel, nos esquecendo de toda dor e sofrimento pelo qual Lia passou. E muitas vezes passamos por situações que estamos mais pra Lia que pra Raquel...

    ResponderExcluir