12 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 2

O caráter da pregação de Paulo. (1 Co. 2:15), por exemplo, ele não era um orador refinado, provavelmente foi acusado de ter mente fraca (1 Co. 2:10-12). Os seus adversários de Corinto estavam prontos para atacar a qualquer movimento em falso. Como se demonstrou o Poder de Deus? (1 Co. 2:4) pelas conversões a Cristo, mas também por sinais e prodígios, como curas e outras manifestações sobrenaturais dos Dons do Espírito. Como o Espírito ensina às pessoas? (1 Co. 2:13) Não esta bem claro o que Paulo quis dizer com palavras ensinadas pelo Espírito. A questão principal é que a sabedoria dele tinha origem no Espírito de Deus, não no intelecto humano, fosse o dele, fosse o de seus mestres. Paulo insistia constantemente em dizer que o Espírito Santo estava disponível a todos crentes. Ele enumera em outros lugares alguns benefícios específicos do Espírito. Exemplo: Dons Espirituais em (1 Co 12:1-11) e o Fruto do Espírito (Gl 5:22-23).
Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios

As Escrituras dividem todos os seres humanos em geral em duas classes (homem e mulher – 1 Co. 2:14), denotando a pessoa irregenerada; governada por seus próprios instintos naturais (2 Pe 2:12), tal pessoa não tem o Espírito Santo (Rm 8:9), esta sob o domínio de Satanás (At 26:18), e escravo da carne com suas paixões (Ef. 2:3), pertence ao mundo em harmonia com ele (Tg 4:4); e rejeita as coisas do Espírito (2:14). A pessoa natural não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, depende do raciocínio e emoções

O Homem/Mulher Espiritual (1 Co 2:15 - 3:1) denotada pessoa regenerada, e a que tem o Espírito Santo. Essa pessoa tem mentalidade Espiritual, conhece os pensamentos de Deus (1 Co 2:11-13), e vive pelo Espírito de Deus (Rm 8:4-17; Gl 5:16-26). Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a Orientação do Espírito que nela habita e resiste aos desejos sensuais e ao domínio do pecado (Rm 8:13-14).

Como se tornar um Crente Espiritual? Aceitando pela fé a salvação em Cristo, a pessoa é regenerada; o espírito lhe oferece uma nova natureza, mediante a concessão da vida divina (2 Pe 1:4). Essa pessoa nasce de novo (Jo 3:3, 5,7), é renovada (Rm 12:2) e obtém a Justiça de Deus mediante a fé em Cristo (Fp 3:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário