12 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 7

Paulo rotulou algumas instruções como suas e outras do senhor (1 Co. 7:10-12). Às vezes Paulo citava palavras de Jesus extraídas provavelmente de uma coleção conhecida de ditos do Senhor. Na época, os judeus extraiam a autoridade da TORA, a palavra de Deus. Faziam pronunciamentos com autoridade porque se assentavam na cadeira de Moisés (Mt. 23:2). A formação rabínica de Paulo pode tê-lo induzido a usar palavras semelhantes relacionando a sua autoridade com Cristo. Ele estava afirmando que as suas palavras também tinham autoridade.

Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios

Marido, Mulher, filhos (1 Co. 7:14). Quando no casamento, um dos cônjuges, é incrédulo, tal casamento bem como os filhos nascidos dele são legítimos diante de Deus.A situação aludida neste versículo não é a do casamento no seu aspecto bíblico, mas no seu aspecto legal nesse caso, o crente continuar vivendo com o descrente, sem separar-se, e sem dividir o lar. Além disso, por ser o marido ou a mulher, ele ou ela poderá ter uma influência especial para levar o outro cônjuge a aceitar Cristo. (I Pe.3:1-2).

Uma pessoa não cristã é santificada simplesmente por estar casada com uma cristã (1 Co. 7:14). Santificados aqui não significa salvo. A principal preocupação dos crentes coríntios era se os filhos nascidos da união entre um cristão e uma não cristã eram legítimos, se tais casamentos não fossem reconhecidos por Deus, então seus filhos seriam ilegítimos. Paulo disse que tais casamentos eram genuínos e os filhos deles decorrentes não eram impuros, mais santos. Em que sentido os filhos de um crente são santos (1 Co. 7:14). A família do crente, além de ser simplesmente legitima é separada por Deus.

Que situação angustiosa os coríntios enfrentavam? (1 Co. 7:26). Paulo simplesmente pode ter visto sinais de crescentes dificuldades e problemas para os crentes sabia que, vir o juízo ao mundo, a igreja permanecerá em tensão vivendo no mundo, mas pertencendo ao reino de Deus.

Os casados enfrentam mais problemas que os solteiros (1 Co. 7:28). Paulo da o porque nos versículos (V.32-35). Os solteiros podem dedicar todo o tempo diretamente ao Senhor, os que têm cônjuges precisa dedicar tempo ao casamento, como esse é um tempo de crises e problemas, os casados terão uma vida mais complicada.

Porque deveríamos estar preocupados com o fato de o casamento possa limitar o nosso compromisso com Deus (1 Co. 7:34). Paulo não está tentando sobrecarregar as pessoas casadas, espera que apóiem e cuidem de seu casamento. No entanto, acredita que os solteiros podem ter algumas vantagens, por não precisarem dividir a lealdade que tem para com Deus.

Paulo declarou que suas opiniões eram moldadas pelo Espírito de Deus (1 Co. 7:40). Os adversários coríntios de Paulo diziam em nome de Deus. No calor da discussão, Paulo insistiu em dizer que os seus opositores não podiam reivindicar o direito exclusivo ao espírito de Deus: também eu tenho o Espírito de Deus afirmou Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário