12 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 4

Até que ponto podemos confiar na nossa consciência? (1 Co. 4:4). A consciência cristã é razoavelmente digna de confiança, mas Paulo certamente não era um individualista do século XX. Portanto a consciência individual não era para ele o principal instrumento para obter discernimento moral. Ele estava muito preocupado em depender do Espírito dentro da igreja.

Manifestará os desígnios dos corações (1 Co. 4:5), Deus trará a luz dos atos secretos de toda a pessoa e revelará os seus pensamentos e motivos, tanto os bons quanto os ruins (Mt. 6:3, 4,6 – I Tm 5:24-25).


Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios


O que significa não ultrapassar o que está escrito?

O sentido dessa expressão vem sendo debatido há muito tempo. Talvez se refira à escritura, mas nesse caso, a que parte dela, de qualquer maneira Paulo sabia que a sabedoria e a inspiração vinham de Deus. Talvez estivesse lembrando os coríntios que eles não eram mais sábios do que Deus.

Porque te glorias? A base da humildade cristã e reconhecer que os talentos inatos e os dons espirituais que possuímos provem de Deus e, portanto, não são motivos para superioridade. Estais fartos! Estais ricos! Alguns em Corinto jactavam-se da sua sabedoria, do seu conhecimento superior e dos seus dons espirituais. Já possuíam tudo quanto queriam; estavam “fartos, ricos e reinavam” (1 Co 4:8). Paulo lhes mostra que a verdadeira vida do crente fiel é o caminho da cruz, e que o sofrimento antecede a glória (Rm. 8:17).

Quem eram os milhares de preceptores (1 Co. 4:15). A palavra traduzida por milhares pode significar um numero grande e indefinido e tem relação com a nossa palavra. Paulo referia-se a numerosos outros lideres e mestres (ou lideres e mestres em potencial). O apostolo estava dizendo que, mesmo que eles tivessem, mestres e orientadores, ele sempre seria o seu único Pai Espiritual. Até que ponto devemos imitar os nossos lideres? (1 Co. 4:16), o mentor era essencial para o discipulado. Os lideres serão seguidos enquanto conduzirem com honra e integridade. A intenção de Paulo era dizer: Sede Meus Imitadores, Como Também Sou De Cristo (1 Co. 11:1). Se os lideres deixarem de seguir a Cristo não deverão ser seguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário