12 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 5

Há entre vós fornicação (1 Co. 5:1). Paulo passa a escrever sobre um informe recebido de imoralidade na igreja de Corinto e a recusa dos seus dirigentes quanto a disciplinar o culpado. Paulo declara que a igreja sendo um povo santo, não deve permitir nem tolerar a imoralidade entre seus membros. Três razões porque a igreja deve disciplinar um membro culpado.

Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios


a) Para o bem do próprio culpado (V.5). A disciplina pode desperta-lo para ver a trajetória do seu pecado e a sua necessidade de perdão e restauração.

b) Por amor a pureza da igreja. Tolerar a iniqüidade numa igreja é rebaixar paulatinamente o padrão moral de todos.

c) Para o bem do mundo. A igreja não pode ganhar homens e mulheres para Cristo. Se ela mesma for semelhante ao mundo. (Ap. 2:19-23).

Porque os coríntios se orgulhavam da imoralidade? (1 Co. 5:2), os coríntios não achavam que estavam sendo imorais. Achavam-se tão avançados espiritualmente que os padrões terrenos não, mas se aplicavam a eles. Pareciam crer que o seu nível de espiritualidade lhes permitia fazer o que quisessem com o seu corpo.

Seja entregue a satanás (1 Co. 5:5). A fim de ganha-lo de volta, a entrega a satanás referia-se à disciplina da igreja e não a destruição eterna. Paulo recomendou a disciplina a fim de que o homem, ficando angustiado com o seu afastamento da comunhão vital com a igreja, fosse levado a recuperar a sua sensatez.

O que é o velho fermento? (1 Co. 5:7). Paulo disse, que o homem imoral que estava na igreja era como o fermento no pão (V.6). Ele os exortou a retirar da igreja o velho fermento, como recuperar as pessoas tratando as como inimigas (1 Co. 5:11). Ao manter certos padrões, a igreja demonstrar preocupação com os seus membros, na esperança de que os pecadores se modifiquem a maneira de agir.

Julgai-vos os que estão dentro (1 Co. 5:12). Um crente não deve fazer critica precipitada ou injusta contra outro crente (Mt 7:1-5). A igreja deve responder com discernimento ao comportamento das pessoas. Elas precisam de uma palavra de incentivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário