10 de novembro de 2015

Embaixadores de Cristo

2 Co 5:20a "De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse." Mais do que em qualquer outro momento da história, estas palavras do Apóstolo Paulo devem ser compreendidas pela Igreja brasileira em nossos dias. Paulo falava à Igreja que estava em Corinto que eles eram "Embaixadores de Cristo", mas o que isso significa? O que é ser um embaixador? Qual é a principal função ou missão de um embaixador? Embaixador - presbeuo = É a graduação mais elevada de representante de um governo junto a outro governo; emissário, enviado, mensageiro, anunciador. Um embaixador mora, reside em outra nação que não é a sua, e nesta nação onde o mesmo reside, o embaixador trata dos interesses da sua nação, junto ao governo local. Outra característica também muito interessante e que merece a nossa atenção, é que um embaixador é sustentado e provido pela sua nação. À Igreja que estava em Éfeso Paulo fala o mesmo: Ef 6:19,20 "E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." Perceba que para Paulo, ser um embaixador do Reino de Deus estava muito claro... Como cristão, com um anunciador do evangelho, como alguém que pregava as boas novas do Reino, ele sabia que estava tratando dos interesses de um governo ainda desconhecido na terra, mas que havia começado a ser implantado através de Jesus Cristo:

Mt 4:17 "Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus." Ou seja, um novo governo estava sendo implantado na terra, e o mesmo seria governado por Deus através do seu povo, a Igreja, ou seja, através de todos os seus escolhidos! Mt 4:23 "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." Evangelho = boas novas, e neste caso, Jesus estava pregando as boas novas do seu Reino, a chegada de um "novo sistema" de Governo, o sistema de Governo dos céus... Mt 6:33 "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Perceba que Jesus veio para implantar na terra o seu Reino, que seria governado por Deus (Teocracia) e representado pela Igreja, seus servos, seus embaixadores! Teocracia (do grego Teo: Deus + kratos: governo), ou seja, governo de Deus. Portanto, cada Igreja estabelecida e firmada em uma cidade, é uma "embaixada" do Reino de Deus! Após implantar o seu governo, Jesus então transfere tamanha responsabilidade aos seus discípulos: Lc 22:29 "E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou." Note que agora, após a ressurreição, Jesus transfere toda a responsabilidade de representantes do seu Reino aos seus discípulos, para que os mesmos, agora preparados, continuassem o que Ele havia começado na terra. 

Mt 6:9,10 "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu." Ou seja, ao ensinar os seus discípulos a orarem, Jesus deixou claro que era vontade de Deus estabelecer na terra o seu governo, e isso, através daqueles que são seus, através da Igreja! Cidadãos dos céus Se você é cristão, se você um dia entregou a sua vida a Jesus Cristo, e o declarou como o seu único e suficiente Senhor e Salvador, você não é mais desta terra, você é um cidadão dos céus! Será que conseguimos entender isso? 1 Pe 2:9 "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." Ou seja, o apóstolo Pedro esta dizendo aqui: "Vocês são escolhidos para uma grandiosa missão! Vocês pertencem ao Reino de Deus, e isso faz de vocês participantes da realeza celestial. Vocês são separados, vocês foram comprados e adquiridos pelo sangue de Cristo, para assim, como cidadãos dos céus, poderem representar o Reino de Deus na terra!" 

1 Pe 2:11-17 "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. Mesmo sendo cidadãos dos céus, mesmo não sendo mais cidadãos desta terra, mesmo vivendo ainda neste mundo, é nosso dever nos sujeitarmos ao governo terreno, às autoridades terrenas, pois assim, ainda que não sendo mais deste mundo, possamos viver segundo a vontade de Deus. Fl 3:20 "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Cl 3:1-4 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." A Igreja precisa se interessar pelas coisas do Reino... 

Hb 11:13-16 "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." 

Conclusão Como cidadãos dos céus, como forasteiros e peregrinos nesta terra, como embaixadores do Reino de Deus, devemos exercer o nosso papel e estabelecer o governo de Deus em nossa nação. ... Em todos os lugares, sendo sal e luz, trazendo uma nova cultura de reino, gerando mudanças em toda a sociedade, para que o Reino de Deus seja conhecido por todos! Portanto, como embaixador do Reino, represente-o, anuncie-o, pois esta é a nossa maior missão, implantar o governo de Deus na terra! Deus te abençoe, Pr. Junior Igreja Bola de Neve - Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário