24 de dezembro de 2015

ESTUDO - QUEM SOU EU EM CRISTO


INTRODUÇÃO
MINHA ELEVADA POSIÇÃO EM CRISTO
Já parou para pensar quem era você antes de conhecer a Cristo como Salvador e quem é você agora que está em nele?

O apóstolo Paulo aborda este assunto com muita propriedade, no livro de Efésios.

Ele mostra quem sou eu em Cristo e como deve ser a minha vida pelo fato de estar nele.

A minha posição é o resultado do que Jesus fez por mim na cruz. Tudo foi por Ele, nele e para Ele. Veja:

a.Pela sua morte, fui unido a Ele, através do novo nascimento, e agora EU ESTOU NELE.

A expressão “Nele” e seus correspondentes aparecem cento e sessenta e quatro vezes nos Escritos Paulinos, devido a sua importância.

Esta expressão fala da nossa participação na natureza santa de Deus:

“Por esta causa me ponho de joelho perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ... para que Ele vos conceda ... poderdes ... conhecer o amor de Cristo que excede a todo o entendimento, para que sejais cheios da plenitude de Deus.” 3:14a, 19.


b.Esta elevada posição “nele” é imutável; foi determinada pelo Pai, antes da fundação do mundo.

“Como nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Cap. 1:4.

Vamos considerar, primeiramente, o que éramos antes de estarmos em Cristo.


DESENVOLVIMENTO

A.QUEM ERA EU ANTES DE ESTAR EM CRISTO?

1.Morto no meu pecado

O pecado separa o homem de Deus que é a fonte da vida, tanto física como espiritual. Longe dele estava morto espiritualmente e debaixo de maldição.

“... estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo...”2:1.

2.Filho da desobediência

Que triste quadro! Quem não é filho de Deus e se entrega à prática do pecado é filho de satanás que é desobediente desde o início.

“...andastes segundo o príncipe das potestades do ar (satanás), do espírito que, agora opera nos filhos da desobediência.” 2:2-3ª.

Veja o que Jesus disse:

“Vós tendes por pai ao diabo, quereis satisfazer os desejos do vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade; ...” João 8:44.

É dura esta palavra, mas é real.

3.Escravo da carne e do diabo

“Noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência ... fazendo a vontade da carne e dos pensamentos ...”. 2:2-3.

4.Filho da ira

Debaixo da raiva de Deus e da maldição do pecado.

“... éramos, por natureza filhos da ira, como os outros também.” 2:3b .

5.Separado do povo de Deus

“Naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, sem Deus no mundo.” 2:12.

As promessas são para o povo; quem está separado do povo de Deus, também está separado de Deus e não tem direito de receber as suas promessas. Quem está nessa situação vive sem esperança neste mundo.

Sem Cristo, eu cometia toda sorte de pecados e impurezas, desagradando a Deus e longe da vida santa e feliz que o Senhor sonhou para mim.

“Não andeis como andam os gentios, ...os quais havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda a sorte de impureza.” 4:19.

B.QUEM SOU EU EM CRISTO – Minha posição nele

1.Sou eleito

“Também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” 1:4.


Eleito quer dizer escolhido para um propósito específico. Que propósito é esse?

Para que eu fosse santo e irrepreensível diante dele.

a.Para que eu seja santo. Santo significa separado de tudo que é secular para ser propriedade do Senhor. A santidade que eu recebo no novo nascimento tem dois aspectos:

-O aspecto legal ou forense: através de um decreto Deus me declara santo, separado para si;

-O aspecto real, prático: como resultado do decreto de Deus, o Espírito Santo vai me santificando dia a dia, me dando condições de viver separado do pecado, uma vida só para Jesus.

b.Para que eu seja irrepreensível diante dele que conhece o íntimo do coração humano.

Irrepreensível é aquele que não erra, dando a outros, motivo para o repreenderem.

Irrepreensível sugere uma pessoa sem mancha, sem culpa, sem motivos de censura.

A nossa eleição teve a santidade e a pureza como alvos. O nosso andar tem que condizer com a nossa posição: somos santos e as nossas ações e intenções precisam ser limpas e puras.

“Noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” 5:8.

Houve uma eleição na eternidade e Deus votou em mim e em você. Vale a pena andar de maneira irrepreensível e corresponder a esta eleição!

2.Sou predestinado (destinado antes)

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” 1:5.

Ele nos predestinou para sermos:
a.Filhos

Antes de fundar o mundo e criar o homem, Deus já me destinou para ser seu filho. Deus me amou antes da fundação do mundo e me quis como filho seu.

“Tu possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre da minha mãe. Os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado ... Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe e no teu livro todas estas coisas foram escritas ... quando, nem ainda uma delas havia.” Sl 139: 13,15-16.

Antes de qualquer coisa Ele me amou. É maravilhoso!

Então, me adotou em Cristo e me gerou de novo, espiritualmente, para que eu pudesse ter uma natureza santa como a sua. Cf Tiago 1:18.

Essa Predestinação foi:

-Em amor

-De acordo com o seu beneplácito, isto é, de acordo com aquilo que pareceu bem aos olhos de Deus. E Ele nunca erra.

Que amor antigo! Que amor imenso!

b. Para o louvor e a glória da sua graça

“Com o fim de sermos para louvor e glória da sua graça ...” 1:6.

Como ser louvor e glória da sua graça?

Eu exalto a Deus, não só através de palavras, mas através da vida salva e frutífera que devo viver diante de Deus e do mundo.

Eu sou testemunha viva da graça e bondade salvadora de Deus e, não posso guardar só para mim; quando testifico para outros com palavras e com ações, o Senhor é glorificado.

O seu propósito ao me predestinar foi:

“...mostrar nos séculos vindouros (na dispensação da graça, hoje) as abundantes riquezas da sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 1:7.

“...que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades no céu.” 3:10.

Fomos predestinados para mostrar a benignidade de Deus no universo.

Você tem mostrado a bondade de Deus na sua maneira de viver?

3.Estou assentado com Cristo, nos lugares celestiais.

“... e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.”

A bíblia nos diz que, depois da ressurreição, Jesus voltou para o céu de onde tinha vindo para salvar a humanidade.

“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.” Mc 16:19.

Como resultado da eleição e da predestinação, Deus me elevou a uma posição gloriosa; Deus me assentou, junto com Cristo, nos lugares celestiais; me fez assentar num trono porque sou filho do Rei.

Esta verdade é grandiosa demais e devemos nos portar como homens e mulheres que estarão, literalmente, assentados nesses tronos, onde reinaremos juntamente com Cristo. Que maravilha!

Observando a maneira de certos “crentes” viverem, penso que eles não têm noção do tremendo privilégio que temos em Jesus e da tamanha responsabilidade de anunciar a graça e a bondade de Deus para o mundo físico e para o mundo espiritual.

Precisamos ter bem claro, na nossa mente, qual é a nossa posição em Cristo e andar de acordo com ela.

Quando for dizer ou fazer alguma coisa, pense bem e se pergunte:

“- Isto condiz com uma pessoa eleita antes da fundação do mundo, amada e predestinada para ser filha de Deus e que está assentada num trono, em Cristo, nos lugares celestiais à direita de Deus?”

Se o que for dizer ou fazer não glorificar a Deus, pare, retome o controle da situação e decida agir como um filho de Deus.




Que o Senhor nos ajude!Vamos meditar, à luz do livro de Efésios sobre “O que aconteceu comigo quando recebi Jesus Cristo em minha vida”.

LEIA TAMBÉM: O nascimento de Jesus - Lição 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário