30 de novembro de 2015

MARIA CATÓLICA X MARIA BÍBLICA

A Igreja Católica Apostólica romana tributa à Maria , mãe de Jesus , vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo . Com isso não concordam os evangélicos e isto tem gerado uma animosidade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam Maria, mãe de Jesus. É uma situação que logo vem à baila quando falamos com os católicos sobre Maria. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria dentro do que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil sobre Maria é tão fora da Bíblia que o culto que se presta a Maria pode ser encarado como simplesmente Mariolatria . Essa nossa colocação é encarada como imprópria pelos católicos.

Dentro desse clima bem conhecido do povo em geral , agora , porém , vem a público o padre católico André Carbonera em artigo PASCOLADAS e declara algo que vai mais além do que uma crítica aos evangélicos em decorrência da nossa posição bíblica com relação aos títulos e honrarias que os católicos tributam a Maria .

Diz o padre Carbonera : “Muitos afirmam crer em Jesus , mas , têm ódio da Mãe do mesmo Jesus .

Ah , eu adoro Jesus ! Tenho Jesus no meu coração. Jesus é meu tudo. Entretanto, desconhecem, negam , rejeitam e insultam a Mãe de Jesus .”

É isso verdade que temos ódio, negamos , rejeitamos e insultamos Maria ? Que eu saiba, não! Prossegue o padre André Carbonera , “em nosso peregrinar terráqueo , quanto mais pistolões houver , melhor ! Por que jogar fora , então , aqueles que pedem e rezam por nós , bem pertinho de Deus e de Jesus , como Maria e os Santos ? Seria uma inútil auto-suficiência e uma enorme burrice ! …”

Repetimos : Não odiamos Maria , mãe de Jesus . Só queremos vê-la no seu próprio lugar indicado na Bíblia . como poderíamos odiar Maria ? É uma acusação ,sem fundamento . Em toda a literatura evangélica sobre a identidade de Maria não pode ser encontrado algo que possa justificar essa acusação tão absurda . Amamos Maria como a mãe de Jesus como apresenta a Bíblia .

Para desfazer esse equívoco , nada melhor do que apresentar o que a Bíblia realmente fala de Maria e depois confrontar com a posição católica sobre Maria .

Para esse confronto vamos examinar o livro “Glórias de Maria” de S. Afonso de Ligório , doutor da Igreja e Fundador da congregação do Santíssimo Redentor . O nome da editora é Editora Santuário , de Aparecida , onde se situa o Santuário de Maria Aparecida . Os editores informam que o livro é “uma das obras mais conhecidas do santo doutor . Um livro que , em 237 anos , teve 800 edições , ainda que marcado pelo tempo , não precisa de justificativas para ser reeditado .” Abordando o valor do livro o tradutor assim se pronuncia: “Com as ‘Glórias de Maria’ ergueu Afonso um perene monumento de seu terno e vivíssimo amor a Mãe de Deus .” (pagina 13)

Diz ainda o tradutor : “São freqüentes no presente livro as referências a Revelações . Que pensar sobre tais Revelações ? Tais Revelações feitas por Deus mesmo , ou por meio de anjos e santos , são possíveis , são reais , e sempre existiram na Igreja . Pertencem à categoria das graças extraordinárias de Deus .” (pagina 15)

Não pode ser alegado , pois , que se trata de obra não reconhecida pela Igreja Católica Romana .

Nesse confronto verificamos que os títulos e honrarias prestados a Jesus na Bíblia são transferidos a Maria , colocando-a , em diversas oportunidades , como alguém que se deve recorrer , de preferência , á pessoa augusta e soberana de nosso Senhor Jesus Cristo . Pedro recomenda , “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador , Jesus Cristo . A ele seja dada glória , assim agoira , como no dia da eternidade.” Quando conhecemos melhor o Jesus da Bíblia não podemos concordar com os títulos e honrarias que se prestam a Maria , pois acreditamos que nem mesmo Maria aceitaria a transferência para ela das honras que são exclusivas ao seu Filho – nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo .


POSIÇÃO DE MARIA NA BÍBLIA

Maria procurou interferir na obra salvítica de Jesus por três vezes durante o seu ministério . A primeira vez que Maria assim o fez foi quando Jesus visitou o templo , na idade de doze anos . “E quando o viram , maravilharam-se , e disse-lhe sua mãe : Filho , por que fizeste assim para conosco ? Eis que teu pai e eu , ansiosos , te procurávamos . E ele lhes disse : Por que é que me procuráveis ? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.48,49)

Na segunda vez foi na festa de casamento , em Caná da Galiléia . “E , faltando o vinho , a mãe de Jesus lhe disse : Não têm vinho . Disse-lhe Jesus : Mulher , que tenho contigo ? Ainda não é chegada a minha hora .” (João 2.3,4)

E a terceira vez foi em Cafarnaum , quando Jesus estava pregando . “Chegaram , então , seus irmãos e sua mãe ; e , estando de fora , mandaram-no chamar . E a multidão assentada ao redor dele , e disseram-lhe : Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora . E ale lhes respondeu , dizendo : Quem é minha mãe e meus irmãos ? E , olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse : Eis aqui minha mãe e meus irmãos . Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus , esse é meu irmão , e minha mãe.” (Marcos 3.31-33)

Mesmo quando Jesus foi interrompido no seu discurso por uma mulher que elogiava Maria por lhe ter amamentado e lhe dado à luz , Jesus não elogiou a mulher que assim dissera . Disse a mulher : “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste ! Mas ele disse : “Antes , bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam .” (Lucas 11.27,28) Jesus assim falando , afirmou que existe mais bem-aventurança em ouvir a palavra de Deus e guardá-la do que ter sido filho de Maria .

Em outras ocasiões mencionadas na Bíblia onde Maria aparece , notamos o seguinte :

1. 1. 1. Maria , ao receber a notícia que seria mãe do Salvador , se pronunciou como necessitada de um Salvador . “Disse , então , Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46,47)

2. 2. 2. Quando os magos visitaram Jesus , na sua infância , dirigiram-se a Jesus e não à Maria . É o que lemos de Mateus 2.11 : “E , entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe , e , prostrando-se , o adoraram .” Como se vê , os magos não adoraram Maria , mas adoraram Jesus .

3. 3. 3. A última referência bíblica de Maria que se vê em Atos 1.14 quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus , “Todos estes perseveravam unanimentemente em oração e súplicas , com as mulheres , e Maria , mãe de Jesus , e com seus irmãos .” Fora isso , nada mais se lê no livro de Atos sobre Maria , assim como em todo o restante do Novo Testamento .

TÍTULOS E HONRARIAS ATRIBUÍDAS A JESUS

Existem cerca de cento e cinqüenta títulos dados a Jesus Cristo na Bíblia e que os cristãos precisam conhecer . Se não todos , pelo menos alguns deles devem ser conhecidos . Certamente isso evitará que aceitemos que os títulos atribuídos a Jesus sejam passados para Maria , sua mãe , que podem ser observados no confronto entre Maria e Jesus:

MARIA CATÓLICA X MARIA BÍBLICA

Diz a Igreja Católica:

1. 1. 1. Maria âncora da salvação

“Feliz aquele que se abraça amorosa e confiadamente a essas duas âncoras de salvação : Jesus e Maria ! Não perecerá eternamente .” (pagina 31)

Diz a Bíblia :

O título de âncora da salvação é exclusivo de Jesus

“Paulo , apóstolo de Jesus Cristo … esperança nossa .” 1 Timóteo 1.1

Diz a Igreja Católica :

2. 2. 2. confiança em Maria

“Por conseguinte estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos , os homens e todas as coisas do céu e da terra .” (pagina 35)

Diz a Bíblia

“E sujeitou todas as coisas a seus pés (de Jesus ) e , sobre todas as coisas , o constituiu como cabeça da igreja , que é o seu corpo , a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” (Efésios 1.21-23)

Diz a Igreja Católica :

3. 3. 3. Maria é a Rainha da Misericórdia

“Constituindo o reino de Deus na justiça e na misericórdia , o Senhor dividiu : o reinado da justiça reservou para si , e o reinado da misericórdia o cedeu a Maria .” “O Eterno Pai deu ao Filho o ofício de julgar e punir , e a Mãe o ofício de socorrer e aliviar os miseráveis .” (pagina 36,37)

Diz a Bíblia :

O título “Rainha da Misericórdia” não é bíblico . Jesus é o sumo sacerdote de quem recebemos misericórdia

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas ; porém um que , como nós , em tudo foi tentado , mas sem pecado .

Cheguemo-nos , pois , confiadamente ao trono da graça , para que recebamos misericórdia e achemos graça , a fim de sermos socorridos no momento oportuno .” (Hebreus 4.15,16)

Diz a Igreja Católica :

4. 4. 4. Maria protetora dos pecadores

“Pelo que não há pecador , nem o maior de todos , que se perca , se Maria o protege.” (pagina 39)

“Recorramos , pois , e recorramos sempre á proteção desta dulcíssima Rainha , se queremos seguramente salvar-nos .” (pagina 41)

“Eis aqui como em todas as batalhas com o inferno seremos sempre vencedores seguramente , se recorrermos à Mãe de Deus , e nossa , dizendo e repetindo : Sob a tua proteção nos refugiamos , ó santa Mãe de Deus ! Oh ! Quantas vitórias têm os fiéis alcançado do inferno com o recorrerem a Maria …” (pagina 49)

Diz a Bíblia :

Maria não apaga pecados , não dá salvação , não livra do inferno . Jesus o faz seguramente

“Portanto , pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a deus , porquanto vive sempre para interceder por eles .” (Hebreus 7.25)

“Tudo que o Pai me dá virá a mim ; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora .” (João 6.37)

Diz a Igreja Católica :

5. 5. 5. Maria sofreu por nós

“Maria , para salvar as nossas almas , sacrificou com amor a vida de seu Filho .” … “Imolou a sua alma para a salvação de muitas almas .” … “Verdade é que Jesus quis ser o único a morrer pela redenção do gênero humano . Mas viu como Maria desejava ardentemente tomar parte na salvação dos homens . Decidiu então que ela , com o sacrifício e a oferta da vida do seu mesmo Jesus , cooperasse para a nossa salvação , e deste modo viesse a ser a Mãe das nossas almas .” (pagina 47)

Diz a Bíblia: Maria não salva , não sofreu pela salvação das almas e não cooperou para a nossa salvação . Jesus o fez exclusivamente .


“Mas este , havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados , assentou-se para sempre à direita de Deus ,daí por diante esperando , até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés . Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados .” (Hebreus 10.12-14)Diz a Igreja Católica :

6. 6. 6. Maria não pode deixar de amar-nos

“Se , pois , Maria é nossa Mãe , consideremos quanto ela nos ama .” … “E se em algum tempo , continua a virgem , por impossível se desse o caso de uma mãe se esquecer de um filho , não é possível que eu cesse de amar uma alma , de quem sou Mãe .” (pagina 53)

Diz a Bíblia:

“Ninguém tem maior amor do que este : de dar alguém a sua vida pelos seus amigos .” (João 15.13)

Diz a Igreja Católica:

7. 7. 7. Maria deu sua vida por nós

8. 8. 8. “Ao mesmo tempo que o Filho agonizava na cruz … a Mãe se oferecia aos algozes para dar a vida por nós” (Pagina 53) “Do Eterno Pai diz o Evangelho que amou os homens a ponto de por eles entregar à morte seu Filho Unigênito (João 3.16) . O mesmo também … se pode dizer de Maria : Tanto amou os homens , que por eles entregou seu Filho Unigênito .” … “E quando foi que a nós o entregou ? Deu-o …quando lhe concedeu licença para entregar-se à morte . Deu-o , quando não defendeu a vida de seu Filho perante os juizes , deixando os outros de a defender ou por ódio ou por temor . Pois com certeza as palavras de tão sábia e desvelada mãe teriam causado grande impressão , pelo menos sobre o espírito de Pilátos . E ele não ousaria condenar à morte um homem , do qual ele próprio reconhecera e declarara inocência . Mas , não ; Maria não quis dizer uma só palavra em favor do Filho , por não impedir a sua morte , da qual dependia a nossa salvação .” …”Então com suma dor e com intenso amor para conosco , estava sacrificando por nós a vida de seu Filho .” (pagina 56) “Não vemos como ela nos amou mais do que todas as criaturas , como entregou por nós seu Filho único , a quem amava mais do que a si mesma ?” (pagina 57)

“fiéis servos e amantes desta Mãe amantíssima ! Sim , porque esta gratíssima Rainha não admite que em amor a vençam os seus devotos servidores .” (pagina 62)

Diz a Bíblia:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós , sendo nós ainda pecadores .” (Romanos 5.8)

“Nisto conhecemos o amor : que Cristo deu a sua vida por nós ; e nós devemos dar a vida pelos irmãos .” (1 João 3.16)

Diz a Igreja Católica:

9. 9. 9. Maria portadora de graça

“Deus não destruiu o homem logo após o pecado , devido ao singular amor para com esta sua futura filha . Não lhe resta a menor dúvida de que todas as misericórdias e mercês , em favor dos pecadores na Antiga lei , só lhes tinham sido feitas por Deus em consideração desta abençoada Virgem .” … “Procuremos a graça , mas procuremo-la por meio de Maria . Se formos tão infelizes , que perdemos a divina graça , procuremos recuperá-la por meio de Maria ; porque se a perdemos ela a achou .” … “Corram , pois , a Maria os pecados que perderam a graça , porque em seu poder a acharão certamente … e digam-lhe : Senhora , a coisa achada deve-se restituir a quem perdeu ; aquela graça , que vós achastes , não é vossa , porque nunca a perdestes ; é nossa , porque a perdemos , por isso no-la deveis restituir .” (pagina 75)

Diz a Bíblia:

Jesus é portador exclusivo da graça e não Maria

“Porque a lei foi dada por meio de Moisés ; a graça e a verdade vieram por Jesus cristo >” João 1.17 ;

“Porque a graça de Deus se há manifestado , trazendo salvação a todos os homens .” (Tito 2.11)

Diz a Igreja Católica:

10. 10. 10. Perdão de pecados por Intercessão de Maria

11. 11. 11. “Os pecadores só por intercessão de Maria recebem o perdão .” (pagina 76) … “Ó Mãe de Deus , vossa proteção traz a imortalidade : vossa intercessão , a vida .” … “Todos os vossos servos alcançam por vossa intercessão a vida da graça e a glória eterna. Em vós acham os pecadores o perdão , e os justos a perseverança e depois a vida eterna.” “… Não desconfieis , ó pecadores … ainda que tenhais cometido todos os pecados , recorrei com sinceridade à Mãe de Deus, pois sempre a encontrareis com as mãos cheias de misericórdia” …”Deus promete garantido perdão aos pecadores, quando recorrerem a Maria para que os reconcilie com o Senhor , e como garantia disso lhe dá um penhor . Este penhor é , sem dúvida , Maria Santíssima , que nos foi dada como intercessora .” (pagina 77)

Diz a Bíblia:

Perdão de pecados é uma obra exclusiva de Jesus

“ Mas , se andarmos na luz , como ele na luz está , temos comunhão unas com os outros , e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado .” 91 João 1.7) “Filhinhos , escrevo-vos porque pelo seu nome , vos são perdoados os pecados .” (1 João 2.12)

Diz a Igreja Católica :

11. 11. 11. Maria é o sol

“Que seria do mundo , se não nascesse mais o sol ? Nada mais do que um caos de trevas e terror … Retira o sol e que será do dia ? Perca uma alma a devoção para com Maria , e que será senão trevas ?” … “Ai daqueles …que desprezam a luz deste sol , isto é , a devoção a Maria .” … “Sob o manto de Maria acham os homens refugio contra o ardor das paixões e a fúria das tentações .” (pagina 82)

Diz a Bíblia :

“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo .” (Salmos 84.11)

Diz a Igreja Católica :

12. 12. 12. Maria fez falta na Parábola do Filho Pródigo

“Se ainda lhe vivesse a mãe , não o deixara o filho pródigo a casa paterna , ou para ela regressara mais depressa do que voltou . Quer com isso dizer que um filho de Maria , ou nunca se aparta de Deus , ou se por desgraça o faz , logo para ele torna por meio de Maria.” … “Oh ! se todos os homens amassem essa tão benigna e amorosa Senhora , e se nas tentações sempre e sem demora recorressem a seu patrocínio , quem cairia jamais ? Quem se perderia jamais ? Cai e perece só quem não recorre a Maria .” (pagina 84)

Diz a Bíblia :

“Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria , que se não compadeça dele , do filho do seu ventre ? Mas , ainda que esta se esquecesse , eu , todavia , me não esquecerei de ti .” (Isaías 49.15)

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco , pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores .” (Romanos 5.8)

Diz a Igreja Católica :

13. 13. 13. Maria acolhe os pintinhos sob suas asas

“Quando nos vem tentar o demônio , não deixemos de fazer como os pintinhos , que , mal enxergam o gavião , correm logo a refugiar-se sob as asas da mãe . Logo que nos assaltam tentações , sem discorrer com elas , refugiemo-nos depressa sob o manto de Maria . E vós , Senhora , deveis defender-nos … Depois de Deus outro refúgio não temos senão vós , que sois a nossa única esperança protetora , em quem confiamos .” (pagina 85)

Diz a Bíblia :

“Jerusalém , Jerusalém , que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados ! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos , como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas , e tu quiseste !” (Mateus 23.37)Diz a Igreja Católica:

14. 14. 14. Maria caminho da salvação

“Seguindo a Maria , não errarás o caminho da salvação .” … “Protegendo-te ela , não temas perder-te ; sendo tua guia , sem fadiga te salvarás . Em suma , a pretendendo Maria defender-te , certamente chegarás ao reino dos bem-aventurados .” (pagina 85)

Diz a Bíblia :

Disse-lhe Jesus : Eu sou o caminho ,a verdade e a vida . Ninguém vem ao pai senão por mim .” (João 14.6) “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo , tu e a tua casa .” (Atos 16.30)

Diz a Igreja Católica :

15. 15. 15. Maria é nosso conforto na morte

“Ah ! Como fogem os demônios à presença de Nossa Senhora ! Se na hora da morte tivemos Maria a nosso favor , que poderemos recear de todo o inferno ?” “Se Maria é por nós , quem será contra nós ?” (pagina 90)

Diz a Bíblia :

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem : em meu nome expelirão demônios …” (Marcos 16.17)

Diz a Igreja Católica :

16. 16. 16. Maria é nosso auxílio no tribunal divino

“Em se tratando de uma alma patrocinada por Maria , não terão atrevimento , nem ainda para acusá-la . Pois sabem muito bem que o Juiz nunca condenou , nem condenará jamais uma alma patrocinada por sua grande Mãe .” (pagina 91)

“Nossa amorosa Rainha acolhe sob seu manto as almas dos seus servos , apresenta-as ao Filho que as deve julgar e obtém-lhes a salvação .” … “Feliz de ti , meu irmão , se na hora da morte te achares preso pelas doces cadeias do amor à Mãe de Deus .” (pagina 92)

Diz a Bíblia :

“Paulo , apóstolo de Jesus Cristo , segundo o mandado de Deus , nosso Salvador , e do Senhor Jesus Cristo , esperança nossa .” (1 Timóteo 1.1)

“Mas , por isso , alcancei misericórdia , para que em mim , que sou o principal , Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade , para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna .” (1 Timóteo 1.15)

Diz a Igreja Católica

17. 17. 17. Maria é a esperança de todos os homens

“Quer a Santa Igreja que cada dia todos os eclesiásticos e todos os religiosos em voz alta , e em nome de todos os fiéis , invoquem e chamem a Maria com este nome de esperança nossa.” (pagina 97) …

“Salve esperança de minha alma … salve , ó segura salvação dos cristãos , auxílio dos pecadores , defesa dos fiéis , salvação do mundo .” … “Depois de Deus , outra esperança não temos senão em Maria …” (pagina 98)

“Perde-se quem a Maria não recorre , mas quem jamais se perdeu , depois de implorá-la ?” (pagina 110)

“Em vós , Senhora , tendo colocado ,toda a minha esperança e de vós espero minha salvação .” … “Acolhei-nos sob a vossa proteção se salvos nos quereis ver ; pois só por vosso intermédio esperamos a salvação .” (pagina 147)

Diz a Bíblia :

“ E em nenhum outro há salvação , porque também debaixo do céu nenhum do céu nenhum outro nome há , dado entre os homens , pelo qual devamos ser salvos .” (Atos 4.12)


Diz a Igreja Católica :

18. 18. 18. Maria , nossa advogada

“Maria é advogada poderosa para a todos salvar” – “Maria é toda poderosa junto a deus “ (pagina 151)

“Ó Maria , querida advogada nossa , na rica piedade de vosso coração não podeis ver infelizes sem que deles tenhais compaixão .” (pagina 153)

“Pobres pecadores ! Que seria de nós , se não tivéramos esta grande advogada .” (pagina 162)

“Ó minha Rainha , sede-me advogada junto a vosso Filho , a quem não tenho coragem de recorrer .” (pagina 120) “Vós sois a única advogada dos pecadores e daqueles que precisam de todo o socorro . Eu vos saúdo como asilo e refúgio no qual ainda podem os pecadores achar salvação e acolhimento .” (pagina 105)” …

“louvada seja , pois , e bendita a imensa bondade de nosso Deus , que nos concedeu esta excelsa Mãe e advogada , Maria !” (pagina 102)

Diz a Bíblia :

“Meus Filhinhos , estas coisas vos escrevo para que não pequeis ; e , se alguém pecar , temos um Advogado para com o Pai , Jesus Cristo , o justo .” (1 João 2.1)

Diz a Igreja Católica :

19. 19. 19. Maria nossa redentora

“Querendo ele remir o gênero humano , depositou o preço inteiro da redenção nas mãos de Maria para que o reparta à sua vontade .” (pagina 99)

“Se o meu Redentor , por causa de minhas culpas , me lançar fora dos seus pés , eu me prostrarei aos pés de Maria , sua Mãe , e deles não me afastarei enquanto ela não me alcançar o perdão .” (pagina 102)

“Deus , antes de no mundo existir Maria , se queixava de não haver quem o impedisse de punir os pecadores ; mas agoira é Maria quem o aplaca .” (pagina 108)

Diz a Bíblia :

“Todo aquele que o Pai me dá , esse virá a mim ; e o que vem a mim , de modo nenhum o lançarei fora .” (João 6.37)


“o qual (Jesus) se deu a si mesmo em preço de redenção por todos , para servir de testemunho a seu tempo .” (1 Timóteo 2.6)

Diz a Igreja Católica :

20. 20. 20. Maria é onipotente

“Sois onipotente , ó Maria , visto que vosso Filho quer vos honrar , fazendo sem demora tudo quanto vós quereis .” … “Ouvi as minhas orações , e tende compaixão dos meus suspiros , ó minha Rainha , que sois meu refúgio , minha vida , meu auxílio , minha esperança , minha fortaleza ! ( pagina 100)

Diz a Bíblia :

“E chegando-se Jesus , falou-lhes , dizendo : É me dado todo o poder no céu e na terra .” (Mateus 28.18)

“Eu sou o Alfa e o Ômega , o Princípio e o Fim , diz o Senhor , que é , e que era , e que há de vir , o Todo-Poderoso .” (Apocalipse 1.8)

“Em verdade vos digo , se pedirdes alguma cousa ao Pai , ele vo-la concederá em meu nome . Até agora nada tendes pedido em meu nome ; pedi , e recebereis , para que a vossa alegria seja completa .” (João 16.23,24)

Diz a Igreja Católica :

21. 21. 21. Maria , refúgio dos pecadores

“Um dos títulos com que a Santa Igreja saúda Maria , e que muito anima os pobres pecadores , é aquela da Ladainha : Refúgio dos pecadores .” Havia na Judéia , outrora , cidades de refúgio , nas quais os culpados podiam abrigar-se a salvo das penas merecidas . Agora já não há tantas cidades de refúgio como antigamente . Só há uma que é Maria Santíssima , da qual foi dito : Coisas gloriosas se tem dito de ti , ó cidade de Deus .” “Existe aqui uma diferença , porém . Nas antigas cidades de refúgio não havia asilo para todos os culpados , nem para sorte de delitos , enquanto que sob o manto d de Maria acham refúgio todos os pecadores e toda espécie de delito . Basta que se recorra a ela , para se estar a salvo .” (pagina 105)

Diz a Bíblia :

“Vinde a mim , todos os que estais cansados e oprimidos , e eu vos aliviarei . Tomai sobre vós o meu jugo , e aprendei de mim , que sou manso e humilde de coração , e encontrareis descanso para a vossa alma .” (Mateus 11.28,29)Diz a Igreja Católica :

22. 22. 22. Maria , figura da arca de Noé :

“Figura foi de Maria a arca de Noé . Pois como nela acharam abrigo todos os animais da terra , igualmente sob o manto de Maria encontraram refúgio todos os pecadores , cujos vícios e pecados sensuais os tornam semelhante aos brutos . Há esta diferença entretanto …na arca entraram os brutos e brutos ficaram . O lobo ficou sendo lobo e o tigre ficou sendo tigre . Mas debaixo do manto de Maria o lobo é mudado em cordeiro e o tigre em pomba .” (pagina 109)

Diz a Bíblia :

Que a arca de Noé é representada por Jesus e não Maria :

“Senhor , para quem iremos ? Tu tens as palavras da vida eterna .” (João 6.68)

“Assim que , se alguém está em Cristo, nova criatura é ; as coisas velhas já passaram ; eis que tudo se fez novo “ (2 Coríntios 5.17)

Diz a Igreja Católica:

23. Maria responde orações

“muitas coisas se pedem a Deus , e não se alcançam . Pedem-se a Maria , e conseguem-se.” (pagina 1180

“No exercício de sua misericórdia , ela imita a Deus , que também voa sem demora em socorro dos que o chamam , porque é fidelíssimo no cumprimento da promessa : Pedi e recebereis (João 16.24) . Do mesmo modo procede Maria . Quando é invocada , logo está pronta para ajudar a quem a chamou em seu auxílio .” (pagina 115) “Se Maria é tão pronta em ajudar , mesmo sem ser rogada , quanto mais o será para consolar quem a invoca e a chama em seu auxílio ?” (pagina 117)

“Quando nos dirigimos a esta divina Mãe , não só devemos ficar certos de seu patrocínio , mas às vezes seremos até mais depressa atendidos e salvos .” “Quem pede e quer alcançar graças , sem a intercessão de Maria , pretende voar sem asas .” (pagina 143)

Diz a Bíblia :

“E tudo quanto pedirdes em meu nome , eu o farei , para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome , eu o farei .” (João 14.13,14)

“A igreja de Deus que está em Corinto ,aos santificados em Cristo Jesus , chamados santos , com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo , Senhor deles e nosso .” (1 Coríntios 1.2)

Diz a Igreja Católica :

24. 24. 24. Maria esmagou a cabeça da serpente

“Maria é , portanto , essa excelsa mulher forte que venceu o demônio e , em lhe abatendo a soberba , lhe esmagou a cabeça , conforme as palavras do Senhor Ela te esmagará a cabeça.” (pagina 122)

“Por isso o recorrer a Maria é um meio seguríssimo para vencer todos os assaltos do inferno . Ela é também Rainha do inferno e senhora dos demônios , pois que os subjuga e doma .” (pagina 123)

“Oh ! quanto tremem de Maria e do seu grande nome os demônios do inferno !” (pagina 124)

Diz a Bíblia :

“Senhor , pelo teu nome , até os demônios se nos sujeitam . Eis que vos dou poder para pisar serpentes , e escorpiões , e toda a força do Inimigo , e nada vos fará dano algum .” (Lucas 10.17,19)

“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés . A graça de nosso /senhor Jesus Cristo seja convosco . Amém ! (Romanos 16.20)

Diz a Igreja Católica :

25. 25. 25. Maria coluna de nuvem e de fogo

“Lemos no Antigo Testamento que o Senhor guiava o seu povo na saída do Egito , de dia por meio de uma coluna de nuvem , e à noite por uma coluna de fogo (Êxodo 13.21) . Esta maravilhosa coluna , ora de nuvem ora de fogo , era , figura de Maria nos dois ofícios que exerce continuamente para nosso bem . Como nuvem protege-nos dos ardores da divina justiça ; como fogo defende-nos contra os demônios .” (pagina 125)

Diz a Bíblia :

“Ali estava a luz verdadeira , que alumia a todo homem que vem ao mundo .” (João 1.9)

“Falou-lhes , pois , Jesus outra vez , dizendo : Eu sou a luz do mundo ; quem me segue não andará em trevas , mas terá a luz da vida .” (João 8.12)

Diz a Igreja Católica :

26. 26. 26. Toda honra deve ser tributada a Maria

“É tributada ao Filho e ao Rei toda a honra que se presta à Mãe e à Rainha .” (pagina 131)

“Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus .” (pagina 134)

“Quero ser servo do Filho : mas ninguém pode servir ao Filho sem servir também a Mãe , esforço-me por conseguinte , em servir a Maria .” (pagina 139)

Diz a Bíblia :

“Para que todos honrem o Filho , como honram o Pai . quem não honra o filho não honra o Pai , que o enviou .” (João 5.23)

“E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono , e dos animais , e dos anciãos ; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares , que com grande voz diziam:

Digno é o Cordeiro que foi morto , de receber o poder , e riquezas , e sabedoria , e força , e honra , e glória , e ações de graças .” (Apocalipse 5.11,12)

Diz a Igreja Católica :

27. 27. 27. Maria , nossa medianeira

“Ide a Maria ! O Senhor decretou não conceder favor algum sem a mediação de Maria . Por isso nas mãos dela está nossa salvação .” … “Quem é protegido por ela se salva : perde-se quem o não é .” (página 144)

“Que seria , pois , de nós que esperança de salvação , se nos abandonásseis ó Maria , vida dos cristãos ?” (página 145)

“Ao mesmo tempo está fora de dúvida que pelos merecimentos de Jesus Cristo foi concedida a Maria a grande autoridade de ser medianeira da nossa salvação …” … “Como não ser toda cheia de graça , aquela que se tornou a escada do paraíso , a porta do céu e a verdadeira medianeira entre Deus e os homens ?” (pagina 131)

“Maria foi dada ao mundo a fim de que por seu intermédio , como por um canal , até nos corresse sem cessar a torrente das graças divinas .” (pagina 135)

“Em vão procura Jesus quem não procura acha-lo com sua Mãe .” (pagina 139)

“Garante-nos Jesus Cristo que ninguém pode vir a ele , a não ser o Pai o traga . O mesmo também , diz Jesus de sua Mãe . Ninguém pode vir a mim , se minha Mãe o não atrair com suas preces . Jesus foi o fruto de Maria . Quem quer o fruto deve também querer a árvore . Quem , pois , quer a Jesus , deve procurar Maria ; e quem acha Maria , certamente acha também Jesus .” (página 142)

Diz a Bíblia :

“Respondeu-lhes Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida ; ninguém vem ao Pai senão por mim .” (João 14.6)

“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens , Jesus Cristo , homem.”( Timóteo 2.5)

Diz a Igreja Católica :

28. 28. 28. Maria concebida sem pecado

“Incalculável foi a ruína que o maldito pecado causou a Adão e a todo o gênero humano . Dessa comum desventura quis Deus , entretanto , eximir a Virgem bendita .” (página 235)

Diz a Bíblia :

“Então disse Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46)

“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado .” (Gálatas 3.22)

“Porque nos convinha tal sumo sacerdote , santo , inocente , imaculado , separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus .” (Hebreus 7.26)

Diz a Igreja Católica :

29. 29. 29. Maria , Rainha do céu

“Pelo contrário , os demônios tanto receiam a Rainha do céu que , como do fogo , fogem de quem invoca o seu grande nome . (página 216)

Diz a Bíblia :

“Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira”. (Jr 17.18).
AUTOR-Pr. Natanael Rinaldi
Fonte:Ministério Apologético

Nenhum comentário:

Postar um comentário