18 de novembro de 2015

Maria e a salvação

“Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura ininterruptamente, a partir do consentimento que ela fielmente prestou na anunciação, que sob a cruz resolutamente manteve, até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna.”

Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 969

A Igreja Católica, na declaração transcrita acima, confere à Maria um “múnus de salvação”, isto é, um encargo, um trabalho em prol da salvação. Seu trabalho é “alcançar-nos os dons da salvação eterna”. Ora, como ela pode fazer isto? Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5), assim sendo, ele é o único que pode “alcançar-nos os dons da salvação eterna”.

A economia (ou administração) da graça e da salvação pertence a Deus. A Bíblia afirma claramente: “Ao Senhor pertence a salvação.” (Jn 2.9). A Bíblia não confere à Maria ou a qualquer outra criatura um múnus de salvação, pois este é totalmente portado por Deus. Jesus afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6). Este é o único caminho ao Pai, único meio de salvação. Paulo afirma: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1Tm 2:5). Isto é, a única intercessão pela salvação do homem que existe é a de Jesus, pois “pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.” (Hb 7:25).

Fica bem claro que Maria não é intercessora entre Deus e os homens alcançando a salvação para eles, visto Jesus ser o único mediador e o único caminho entre Deus e os homens. Colocar Maria nesta posição é um grave erro e uma verdadeira afronta ao Evangelho. Diante disto pergunto: Caro leitor, pode o Catolicismo estar de acordo com a Bíblia? Se a Bíblia diz que só há um mediador da Nova Aliança que é Jesus, de onde o Catolicismo tirou que Maria também media a salvação do homem? Onde a Bíblia afirma que Maria porta um “múnus de salvação”?
Extraído do livro “O Catolicismo Romano e a Bíblia” – Rafael Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário