19 de dezembro de 2015

É tempo para construir

O tempo é um recurso precioso que nos é dado. Tempo é vida. Aquilo em que investimos o nosso tempo é aquilo em que investimos a nossa vida. Aquilo que colhemos desse investimento é o que colhemos com a vida. E esse investimento é irrevogável. Não há como recuperá-lo. Mas, muitas vezes, não nos damos conta de que devemos prestar contas a Deus de todos os recursos que Ele colocou nas nossas mãos. Não temos consciência do valor do tempo. Por exemplo, eu digo: três sapos estavam em uma pedra. Um decidiu pular. Quantos sapos ainda estão na pedra? ... Dois? Mas, dizer ou decidir que vai pular não significa que pulou. Há uma grande diferença entre saber o que deve ser feito e fazer o que deve ser feito. É um problema quando a decisão é acompanhada frequentemente daquela frase: “Depois eu faço... Mais tarde eu vou... Qualquer dia... Amanhã... etc”.

Observe a parábola das virgens tolas e das sábias em Mateus 25: 1-10:

1 ¶ Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10  E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.

Todas estavam prometidas e estavam a caminho para encontrarem o noivo. Mas a Bíblia define cinco como sábias porque tinham sensibilidade, inteligência e prudência. As sábias tomaram óleo extra para as lâmpadas, que necessitariam para a viagem; enquanto que as tolas, não se preocuparam em planejar, organizar ou executar, simplesmente confiaram que daria tempo, ou que poderiam contar com o óleo extra das sábias ou que poderiam a qualquer momento comprar mais durante a viagem. É o estilo: "Depois eu vejo... Isso é bobagem..." Mas, não funcionou para as tolas. Elas superestimaram suas provisões, sua margem de tempo para lidar com imprevistos e, por fim, terminaram sem provisão, perdendo sua bênção.

Isso se chama o efeito da procrastinação... Esse nome não cheira a boa coisa mesmo... Pois é, é uma palavra tão grande que chega quase a ser um palavrão. Isso é sim, um problemão, que pode impedir seu sucesso em qualquer área. A procrastinação é o “ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga” (HOUAISS, 2009). O princípio bíblico que mostra a procrastinação como um problema está em Efésios 5:15-16, na Bíblia Amplificada fica mais claro: “ Observem cuidadosamente então como vocês andam! Vivam com objetivo, dignidade e precisamente, não como tolos e sem habilidade para falar, mas como pessoas sábias (sensíveis e inteligentes). Fazendo o máximo do tempo [valorizando muito cada oportunidade], porque esses dias são maus.”

O problema e a solução

A procrastinação não necessariamente está ligada à preguiça, pode estar ligada a problemas de fuga de experiências negativas, falta de capacitação, medo de avaliações de terceiros,  tarefas rejeitadas ou rejeição à pessoa que a solicitou, pessimismo, depressão, perfeccionismo, passividade, necessidade de aceitação, baixa tolerância a frustrações, sentimento de injustiça e sobrecarga. Ela começa como um sentimento negativo que nos desvia das tarefas importantes e pode dominar uma vida profissional completamente.

Com uma maior consciência da impossibilidade do retorno do tempo, as pessoas de idade vencem as mais jovens quando se trata de controlar a procrastinação. Dizem os estudiosos que a procrastinação na adolescência é devido ao medo das críticas e por volta dos 24 a 25 anos, início da vida adulta, pelo desafio de coordenar várias atividades ao mesmo tempo. O perigo é o comportamento se tornar padrão. Pois, se a procrastinação se agrava, pode se transformar em transtorno psicológico, e causar problemas físicos e mentais.

O sentimento de culpa é uma constante pelo que deixaram de fazer. É desgastante e pode provocar stress, ansiedade, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e problemas de estômago. Quando a procrastinação chega a perturbar a rotina diária da pessoa é chamada de procrastinação crônica. É uma doença.

A auto-estima de uma pessoa com esse problema é altamente atingida. Seus relacionamentos se desgastam, pode-se tornar autodestrutivo, inseguro, o que faz com que tome decisões e pratique ações ainda piores. Pode-se tornar ansioso ao ver que vai fracassar por causa do adiamento e tornar-se depressivo. No trabalho, seu cargo pode ficar seriamente ameaçado e é proibitivo esse distúrbio para certas funções por ter o efeito semelhante ao da preguiça: "Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam." (Provérbios 10:26) e "O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar." (Provérbios 21:25).

É um problema brasileiro?

Se você pensa que a procrastinação é um problema cultural do Brasil, está enganado. Há pesquisadores trabalhando sobre o tema na Universidade de Carleton (Canadá) e vários livros publicados nos EUA. Segundo os especialistas, todas as pessoas procrastinam, a diferença está na freqüência com o fazem.

Aqueles que procrastinam têm problema com as prioridades. Não é que fiquem sem fazer nada, mas priorizam coisas menos importantes, em vez de direcionar suas ações para aquilo que seria mais necessário realizar. Colocam tarefas menores na frente. Do tipo passar três horas no facebook e ficar sem tempo para estudar para a prova. Nós não costumamos adiar o que é prazeroso e sim o que é desagradável. Isso traz certo alívio temporário, mas não resolverá o problema, só o ampliará. A procrastinação dá a sensação momentânea de que o adiamento provocará a resolução dos problemas por algum passe de mágica. Fica óbvio que essa pessoa não se relaciona bem com o real. A maturidade também nos faz saber que primeiro devemos cumprir os nossos deveres, depois nos divertir. É uma forma de retardar os deveres da maturidade. Mas, as crianças precisam de disciplina para tornarem-se adultos dignos:

A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. (Provérbios 29:15);
Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. (Provérbios 23:13);
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. (Provérbios 22:15)

Se você quiser sucesso como adulto, vai precisar abandonar a indisciplina da infantilidade.

SINTOMAS...
Sua agenda vive cheia de compromissos não concluídos que passam de uma página para outra sem se realizarem... Toda manhã você gostaria de mais tempo, mas gasta a maior parte do tempo com coisas que não tem importância suficiente para estarem na sua agenda e que deveriam ser retiradas dela... São sintomas importantes para se notar. Está sempre entregando tudo em atraso... As pessoas não confiam em você para cumprimento de prazos...
Existe uma estatística impressionante, os brasileiros dedicam apenas 1/3 do dia a atividades realmente importantes.

Para se questionar se você está com problemas com a procrastinação, observe esses cinco comportamentos:

1. Sempre acha que há muito tempo necessário para realizar as tarefas, mas termina se atrasando na entrega;
2. Sempre acha que estará muito motivado para realizar alguma coisa mais tarde, mas termina não estando motivado e atrasando mais uma vez;
3. Acredita, erradamente, que não é adequado executar uma tarefa, quando não está muito bem disposto a fazê-la.
4. Acredita, erradamente, que para ter sucesso numa tarefa, tem que desejar fazê-la.

ALGUMAS DICAS PARA VENCER ESSE MAU HÁBITO:
1. DEFINA O FOCO - Identifique prioridades e motivos para cada tarefa que você precisa realizar. Pergunte-se: Qual é mais importante resolver agora? Quais as conseqüências de deixar de fazer isso? Porque estou evitando resolver esse problema? Então, foque o alvo – sem uma boa razão para mudar, ninguém consegue parar de adiar a vida. Para alcançar as promessas de Deus, precisamos de foco nelas:

(31) Tu, porém, fica-te aqui comigo, e eu te direi todos os mandamentos, e estatutos, e juízos que tu lhes hás de ensinar que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la. (32) Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR, vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda. (33) Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir. (Deuteronômio 5:31-33)

2. GERENCIE O TEMPO COMO UM RECURSO PRECIOSO - Cair na procrastinação significa que seu tempo não está sendo administrado com inteligência. Você pode estar inseguro quanto às suas prioridades, objetivos e metas. Como resultado, você se dedica a tarefas menos importantes, sem planejamento. Então, defina suas prioridades de acordo com a importância e urgências das tarefas. Prepare sua lista de coisas a fazer, de acordo com as prioridades definidas. Siga seu planejamento e não o que seria mais agradável fazer. "

O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se." (

Provérbios 10:4).

3. CALCULE E CONTROLE O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUALQUER TAREFA – procure não superestimar, nem subestimar o tempo necessário. Organize sua agenda sob essa perspectiva. Registre quanto tempo está investindo em cada tarefa. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: " (Eclesiastes 3:1).

4. REALIZE AS ATIVIDADES POR PARTES – todo grande projeto é construído através de pequenas partes, construídas e concluídas continuamente. As pequenas tarefas que constituem seu projeto devem ser organizadas com data e hora para início e fim. As pequenas vitórias o animarão às maiores lutas. Isso resolve o problema com o medo e ansiedade. Sentir-se esmagado pela complexidade e tamanho da tarefa e com medo de falhar é um impedimento para a ação. Como resultado, você gasta muito de seu tempo angustiado com o que tem a fazer, ao invés de agir. Divida a grande tarefa em tarefas menores. Estabeleça metas específicas e realize uma em cada tempo específico, sem permitir perder o foco em cada momento. estando com a mente nas duas, você não concluirá nenhuma. Deus criou o mundo por partes, primeiro fez a luz, depois separou as águas, depois a terra, depois as plantas, os animais, e por fim o homem. Se você observar, se houvesse o homem, sem ter onde ele pisasse, o que respirasse, o que comesse e o que fazer, tudo seria inútil. Deus deu a cada aliado uma função na sua revelação, a sua revelação foi dada por partes, mostrou a impossibilidade da inocência em Adão, a dificuldade da consciência, as limitações do governo humano em Noé, a força da fé em Abraão, a imperfeição na lei de Moisés e a graça restauradora em Cristo. Se nem Deus consegue ou procura fazer tudo de uma vez, porque você ainda tenta?

5. ANOTE SEUS OBJETIVOS – Ao anotar você visualiza o todo e pode gerenciar melhor sem se perder nas partes. Além disso, firma o compromisso consigo mesmo. Se apenas a memória fosse suficiente, Deus não teria ordenado a Moisés, aos profetas, aos evangelistas e mestres que escrevessem o novo e o velho testamento. Para toda a humanidade ler. E ainda houve momentos que Deus mandou colocar out-doors para os passantes verem os seus cartazes:

O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. (Habacuque 2:2-3)

6. ESCOLHA ALVOS POSSÍVEIS – planos mirabolantes, que exigem recursos de que você não dispõe não vão levá-lo a lugar nenhum. Não adianta se encher de pretensões. O imprevisto é a única certeza. Se você trabalha oito horas, planeje seu expediente como se ele durasse cinco. O restante é o espaço para “apagar incêndios”. Assim, você vence o perfeccionismo e as expectativas irreais, como pensar que você não fez o melhor que possivelmente poderia fazer; que o trabalho nunca está suficientemente bom para ser entregue... Então, Pare de procurar a perfeição a qualquer custo. Defina um prazo firme para terminar. Comece logo e faça o melhor que você conseguir neste prazo. Examine e corrija mais tarde. "Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza." (Provérbios 21:5). "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." (Provérbios 16:1)

7. RESERVE UM HORÁRIO ESPECÍFICO PARA INVESTIR NO SEU PROJETO - Dê prioridade nesse espaço de tempo para o seu desenho do futuro. Aquilo que você não investe tempo e trabalho não acontece: ¶ "A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados. " (Provérbios 12:24)

8. MANTENHA O ESPAÇO E A MENTE FOCADOS - Organize o seu espaço de trabalho para que possa produzir - Um ambiente tumultuado implica em pensamentos dispersos e perda de tempo. Foco é fundamental. Deixe em cima da mesa apenas o que vai precisar para cada coisa em que está trabalhando a cada momento. Se tem dificuldade de concentração - Sentado à sua mesa, você se vê a sonhar, flutuando no espaço, navegando pela Internet sem propósito, etc., ao invés de se dedicar à sua tarefa. Esforce-se para fazer algo e dar a partida:
- organize seu local de trabalho;
- leia ou revise o que já foi feito.
- Então, comprometa-se a trabalhar na tarefa pelo menos 10 minutos.
- Comprometa-se com mais 10 minutos e assim por diante, até engrenar.
- Analise se algum ajuste no ambiente pode lhe ajudar a se concentrar mais, mas não perca todo o seu tempo com isso. Nem use isso como desculpa para deixar de iniciar a luta anti-procrastinação.
- Se está enfrentando problemas pessoais: dificuldades financeiras, conflitos no trabalho, problemas familiares ou amorosos, etc. Então, procure um conselheiro, um profissional ou um amigo que possa ouvi-lo e orientá-lo. Aqui também serve esse versículo: "Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são. " (1 Samuel 12:21).

9. CRIE TÉCNICAS PARA LEMBRAR-SE DE SEUS PRÓPRIOS PRAZOS E ALVOS - opost it é um recurso interessante para manter sempre à vista os alvos, datas e horas. Sempre que Deus dava uma promessa ou fazia alianças as pessoas no velho testamento erigiam altares, memoriais, mudavam o nome do lugar para que quem passasse soubesse e lembrasse do feito ou dito. As pessoas precisam de memoriais, precisam reavivar a memória constantemente. Coloque marcas que possam lhe chamar atenção à sua volta, de forma que possa estar sempre em mente quando precisa entregar e finalizar uma tarefa.

10. DOMINE SEUS CAPRICHOS – Por exemplo, enquanto não terminar tal coisa hoje, não vou assistir TV, ou navegar na internet ou fazer qualquer outra coisa. Esse é um compromisso com você. Não adianta fazer de conta e enganar a si mesmo. Isso é tolice. Não se controlar com relação à dispersão é sinal de derrota: "Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." (Provérbios 25:28)


11. COMEMORE AS VITÓRIAS PARCIAIS - Dê recompensas a si mesmo a cada vez que conseguir um alvo. Você merece um caminho de alegria. Da mesma forma, você precisa descansar para recuperar a alegria e produzir. Se achar a tarefa enfadonha e ficar paralisado pensando nos aborrecimento que terá na execução de uma tarefa tediosa e cansativa, então, focalize suas prioridades e objetivos. Concentre-se nos resultados a serem obtidos. Prometa a si mesmo uma recompensa pela execução da tarefa, alguns momentos de relaxamento. "Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário." (1 Timóteo 5:18)


12. ENCARE A SITUAÇÃO COM VALORES CORRETOS E GRAÇA. É preciso mudar a maneira como você encara a vida – sua mente precisa valorizar a economia do tempo, a finalização de tarefas e a conquista de alvos. Vença o medo de falhar. Ou o pensamento competitivo, aquele que dita que se não for o melhor, você é um fracassado. Ou o pensamento de que, se falhar num teste, você, como pessoa, é um fracasso, ao invés de pensar que você é uma pessoa normal que falhou num teste. Esses dois últimos são indicadores de perfeccionismo. Falhou? Reflita sobre a falha e use-a para aprender. Como posso fazer melhor na próxima vez? Aplique o que aprendeu na próxima tarefa ou teste. Use a mesma graça com que Jesus lhe aceitou para aceitar que é um aprendiz enquanto estiver na terra. Somente o amor nos completa e nos torna perfeitos porque perdoa as falhas:

O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. (1 Coríntios 13:8-10)

E, principalmente, saiba que o Senhor está com você para ajudá-lo e levá-lo além das suas meras capacidades pessoais. Coloque-se nas mãos dEle e Ele o levará à produtividade. Mas reconheça e peça perdão por estar desperdiçando um recurso irrecuperável: o tempo. Tempo é vida, não anda para trás.

Acima de tudo, este problema é um problema de decisão e de começar a mudar, fazer, e NÃO PODE SER ASSUMIDO COMO INCURÁVEL. Não tem a ver com natureza, tem a ver com postura e valores. É só uma questão de humildade para reconhecer o problema, atitude de querer resolvê-lo e perseverança para se reeducar. Você não vai conseguir uma mudança mágica. Essa é uma mudança por trabalho e investimento em você mesmo. Mas, com certeza vai ser compensadora.

Você vale à pena, então, invista em sua qualificação pessoal! O desenvolvimento da competência para gestão do tempo lhe tornará um profissional melhor e mais produtivo. Um cristão mais responsável, mais tranquilo, saudável e confiável.

Você pode orar assim:
Querido Deus, preciso de ajuda para remir o tempo, para aproveitar cada oportunidade maravilhosa que o Senhor me dá. Perdoa-me pelo desperdício e me ajuda a mudar minha vida nessa área, desde a minha mente, até as minhas ações, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário