19 de dezembro de 2015

Provas arqueológicas dos fatos do Novo Testamento

Várias descobertas arqueológicas confirmam os relatos do Novo Testamento. Nessa segunda parte, compartilhamos as descobertas:

Do Tanque de Betesda;
A sinagoga de Cafarnaum;
A cidade de Betsaida;
A casa de Davi e outros.

Tanque de Betesda
O Tanque de Betesda, era um tanque rodeado de cinco pórticos de onde brotava um manancial. Foi onde Jesus curou um paralítico (João 5:1-15). Ele foi encontrado em 1903, na Jerusalém Oriental por Fathers White. Data do terceiro século a. C., o que comprova o relato bíblico de que o tanque já era bem conhecido na época de Jesus.
O Tanque de Betesda

A SINAGOGA DE CAFARNAUM
Outro lugar descoberto foi a Sinagoga de Cafarnaum, antiga cidade natal do profeta Naum (Cafar significa aldeia) e lugar onde Jesus desenvolveu boa parte do seu ministério. Ao lado do Mar da Galiléia, onde se encontrava a cidade, foi encontrada em 1983 uma sinagoga do primeiro século, com paredes de basalto preto. A descoberta foi divulgada pela conceituada revista Biblical Archaeology Review, edição de Novembro/Dezembro de 1983. Foi nessa sinagoga que Jesus operou muitos milagres (Mateus 8:5-13 e Lucas 7:1-10).
Em Cafarnaum também foi encontrada uma casa datada do primeiro século. O detalhe é que as suas paredes são tão estreitas que não aguentariam um telhado de alvenaria. Descobriu-se em seguida, que os telhados das casas da região eram, na época, de ramos de madeira recobertos com terra batida. Tais telhados encaixam-se perfeitamente com a descrição bíblica do telhado de uma casa em Cafarnaum na época de Jesus, uma vez que a passagem bíblica afirma que foi cavado um buraco no teto rapidamente para descer um paralítico até onde Ele estava (Marcos 2:4).
Sinagoga de Cafarnaum

Cidade de Betsaida

Em 1989, perto de Cafarnaum, foi descoberta Betsaida, cidade natal de Pedro, Felipe e André (João 1:44; 12:21). Ali, foram encontradas, em escavações do arqueólogo israelita Rami Arav, evidências de uma indústria pesqueira, com muitas âncoras e anzóis, o que está de acordo com a narrativa bíblica. Tais descobertas foram relatadas por Arav no livro A City by the North Shore of the Sea of Galilee, publicado em inglês pela Thomas Jefferson University Press em 1995.
Restos de Besaida

A Casa de Davi e outros

Em 1993, foi descoberta a Estrela de Tel Dan. Trata-se duma pedra de basalto escuro que menciona a “Casa de David”, com a inscrição bytdwd, (byt casa dwd David). Em 1996, foi descoberta a inscrição de Ecrom (Tel Mikné) contendo o nome da cidade filistéia de Ecrom e uma lista dos seus reis. Em 1998, foi descoberta a Sinagoga de Jericó datada do ano 75 a. C. Em 2001, foi descoberta a Estrela de Joás, rei de Judá. Em 2007, foi encontrado o túmulo de Herodes.
Estela de Tel Dan

Caná da Galiléia e o tanque de Siloé

Também recentemente foram encontradas a cidade de Caná da Galiléia e o Tanque de Siloé, mencionados no Evangelho de João (João. 2 e 9). Arqueólogos israelitas anunciaram em 22 de Dezembro de 2004, a descoberta, na Galiléia, do lugar onde estava localizada a aldeia de Caná, citada na Bíblia como o local onde Jesus realizou o seu primeiro milagre, transformando água em vinho durante um casamento (João 2:1-11). Curiosamente foram encontrados no local jarros de pedra do mesmo tipo e da mesma época dos usados no milagre de Jesus. A descoberta incluí ruínas de mais de um metro e meio de altura que datam das épocas helenísticas, romana e bizantina na Terra Santa. Pedras talhadas e utensílios caseiros foram desenterrados no local a uma profundidade de quase dois metros.
Caná, local muito provável das bodas.

Em Janeiro de 2005, dias depois de descoberta da Caná bíblica, foi a vez do Tanque de Siloé, outra referência a um milagre de Jesus no Evangelho de João (João 9), ter sido encontrado. Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém vestígios da pedra que seriam a Piscina (Tanque) de Siloé, onde um homem cego foi-se lavar sob a orientação de Cristo e voltou vendo (João 9:7). A piscina fica no bairro árabe de Siloé. Durante os trabalhos, que duraram seis meses, eles descobriram que o tanque tem 50 metros de comprimento e era alimentado por um canal vindo da Fonte de Siloé. A piscina de pedra tem degraus de acesso por todos os lados.
Tanque de Siloé

Ana Virgínia C. de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário