26 de dezembro de 2015

Raabe: Mulheres da Bíblia

"Porém, aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu..." (Josué 2:4).

A Mulher Que Escolheu Ajudar... Acreditar... Confiar

Raabe, juntamente com Sara e Joquebede, faz parte da galeria dos grandes heróis da fé de Hebreus 11.

Vejamos o que a Palavra de Deus nos fala de cada uma delas:

1) Sara - (casada com Abraão, o amigo de Deus) "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11).

2) Joquebede - (casada com Anrão e mãe de Moisés) "Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei" (Hebreus 11:23).

2) Raabe (não era casada mas era, na verdade, uma prostituta) - "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hebreus 11:31).

Como vemos, Raabe era uma prostituta. Ela não tinha a mesma educação, nem o mesmo conhecimento de Deus como tinham Sara e Joquebede. Sabemos que ela fez escolhas que agradaram a Deus e que a fez ter o mesmo valor destas outras duas mulheres de fé, diante do Senhor.

Ela fez escolhas certas porque já tinha ouvido falar no Deus de Israel. Ela ouviu falar no Deus que fazia milagres diante de todo o povo de Israel para favorecê-lo. Ela jamais poderia imaginar que, um dia, estaria frente a frente com dois israelitas que iriam precisar da sua ajuda.

O Senhor já, de antemão, preparava o seu coração. Ela, provavelmente, admirava este povo cujo Deus fazia tantas maravilhas. Por já amar este povo, ela, então, decidiu ajudar aqueles dois espias israelitas, provando que tinha fé no Deus Todo Poderoso que, com certeza, a livraria de uma morte certa.

Apesar de ser prostituta, ela tinha qualidades que, hoje em dia, é difícil de se encontrar, até mesmo, entre mulheres de Deus. Raabe era...

1- Uma mulher corajosa
2- Uma mulher que tinha um coração muito bom
3- Uma mulher de muita fé

Em Hebreus 11:6, a Bíblia nos diz que "... sem fé, é impossível agradar-Lhe."

Sejamos como Sara que creu que o Senhor daria a ela um filho de cuja linhagem nasceu o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Sejamos como Joquebede que, apesar de ter lançado o seu filho (Moisés) no rio Nilo, ela creu que o Senhor estava no controle de tudo.

Sejamos, finalmente, como Raabe que, mesmo não sendo judia, ajudou os dois espias enviados por Josué porque creu no Deus de Israel.

Por causa de sua fidelidade ao povo de Deus, o Senhor a poupou, como também a toda a sua família quando da destruição de Jericó.

Além de tudo isso, ela ainda casou com Salmon, viveu em Israel e foi a mãe de Boaz, aquele que se casou com Rute que foi a bisavó do rei Davi. Jesus, o nosso Senhor e Salvador foi, então, descendente de Raabe, a prostituta.

Quando estamos andando com o Senhor, quando pela fé cremos que Deus está no controle de tudo, bênçãos são derramadas em nossa vida.

Nunca duvide do Senhor! 


"A dúvida vê os obstáculos. A fé vê o caminho.

A dúvida vê a escuridão da noite. A fé vê o dia.

A dúvida tem medo de dar um passo. A fé eleva-se nas alturas.

A dúvida pergunta: 'Quem acredita?' A fé responde: Eu." (Elizabeth George)

Raabe recebeu do Senhor muitas bênçãos graças a alguns passos que ela decidiu dar:

1- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, ajudou os espias enviados por Josué;

2- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, acreditou naqueles dois homens;

3- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, creu na promessa de que eles poupariam a sua vida e a vida de sua família quando Jericó fosse destruída.

Vemos na Bíblia que Deus nos oferece inúmeras promessas. Dentre tantas, vemos ...

a) A Sua promessa em não nos abandonar (Hebreus 13:5) ...

"... Não te deixarei, nem te desampararei."

b) Que Ele supre as nossas necessidades (Filipenses 4:19) ...

"O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."

c) Ele nos dá a salvação (Romanos 10:9) ...

"... Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

Tenhamos a fé de Raabe que, corajosamente, enfrentou o rei, não entregando os espias e arriscando perder a sua própria vida. Ela não conhecia as palavras que, no futuro, um apóstolo de Jesus (Pedro) diria ao sumo sacerdote, mas o seu coração, certamente, falava as mesmas palavras dele ...

"... Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5:29).

Tenhamos a fé de Raabe que, agora, conhecendo o Deus de Israel, sabia que a sua cidade seria destruída mas ela queria a sua salvação e a salvação de toda a sua família. Ela queria a salvação física mas, principalmente, a salvação espiritual que daria a ela e a todos os seus, a vida eterna.

Raabe fez um grande bem a estes dois homens judeus porque, não só conhecia os feitos maravilhosos do Deus deles mas também porque ela tinha uma natureza amorosa. Esta característica que tinha Raabe deve ser seguida por nós, pois é a própria Bíblia que nos exorta em Gálatas 6:10 quando diz ... "... enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."

Certamente, Raabe sofreu com a destruição da sua cidade e do seu povo mas, por outro lado, se alegrou por Deus ter dado a ela, uma prostituta, a oportunidade de servi-Lo, amá-Lo e fazer parte do Seu povo.

Muitas vezes, nos maravilhamos com as decisões que o Senhor faz. Podemos ver, por exemplo, Ele escolhendo pessoas imperfeitas para por em prática o Seu plano perfeito. Vejam este quadro:

Raabe - uma prostituta de cuja descendência nasceu Jesus, o nosso Salvador.

Sara - uma mulher estéril que, aos 90 anos, deu à luz Isaque.

Moisés - um homem gago usado por Deus para falar com Faraó e salvar o seu povo da escravidão do Egito.

Davi - um jovenzinho que cuidava de ovelhas e se tornou rei de Israel e um homem segundo o coração de Deus.

Paulo - um homem perseguidor de cristãos que levou o evangelho a todo o mundo ímpio.

Jumenta de Balaão - que foi usada pelo Senhor para impedir Balaão de amaldiçoar o povo judeu.

Vemos que Deus transforma vidas, muda corações, fortalece os fracos... e pode também mudar a mim e a você. Temos somente que ficar atentas ao Seu chamado e querer, de todo o coração, servi-Lo e estar sempre pronta a dizer: "Eis-me aqui" (1 Samuel 3:6).

Estejamos sempre prontos para servir ao Senhor a qualquer hora, a qualquer momento ...

"Senhor Deus, meu Pai, ajuda-me a saber sempre os Teus planos para a minha vida.

Que eu possa reverenciá-Lo e obedecê-lo sem duvidar e sem questionar.

Obrigada por dar-me oportunidades de falar do Teu amor e plano de salvação aos perdidos.

Obrigada por sempre preparar o melhor para a minha vida.

Que eu possa ser corajosa, destemida e uma mulher cheia de fé assim como foi Raabe.
Amém!"

RAABE

Mara Bueno Consani
(Seu nome significa “tempestade”, “arrogância”, “amplidão” ou “espaçoso”.)

SEU CARÁTER : Raabe era inteligente e sábia. Percebeu a aproximação do juízo sobre a cidade onde morava e arquitetou um plano de fuga para ela e par toda a família. No momento em que soube o que Deus fizera para os israelitas, decidiu participar da sorte deles arriscando a vida num ato de fé.

SEU SOFRIMENTO : Ver o seu povo destruído e sua cidade demolida.

SUA ALEGRIA : Por Deus Ter dado a ela, uma idólatra, uma prostituta, a oportunidade de conhecê-Lo e de pertencer a Seu povo.

TEXTOS-CHAVE: Josué 2.1-21; 6.17-25; Mateus 1.5; Hebreus 11.31; Tiago 2.25

SUA HISTÓRIA

Jericó é, provavelmente, a cidade mais antiga do mundo. Construída por volta de seis mil anos antes que Miriã e Moisés completassem sua peregrinação no deserto, suas ruínas podem ser encontradas cerca de 27 quilômetros a nordeste de Jerusalém. Porta de entrada para Canaã, ali residia também um prostituta chamada Raabe, cuja casa aninhava-se confortavelmente sobre os muros largos.

Além de entreter os homens da cidade, Raabe recebia hóspedes das várias caravanas, cujas rotas passavam por Jericó. Homens de todo o Oriente levaram notícias de uma multidão acampada a leste do Jordão. Raabe ouviu histórias maravilhosas sobre os feitos do Deus dos israelitas. Como ele secara o Mar Vermelho, a fim de que pudessem escapar dos feitores de escravos egípcios. Como lhes dera vitória na batalha contra Seom e Ogue, dois reis dos amorreus. Durante quarenta anos, o Deus dos israelitas os havia treinado e fortalecido no deserto. Tais rumores espalharam o terror em Jericó.

Josué enviou dois espiões a Jericó a fim de sondar os seus segredos. Os espiões logo descobriram a casa de Raabe, onde ela os escondeu debaixo dos talos de linho que secavam no telhado. Mais tarde, no mesmo dia, Raabe recebeu uma mensagem do rei de Jericó perguntando a ela sobre os espiões que haviam se refugiado em sua casa.

- É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram (Js 2.4) – mentiu ela aos mensageiros do rei. – Sendo já escuro eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis (v.5).

Tão logo os homens do rei partiram, ela correu para o trabalho e depressa avisou os dois hóspedes:

- Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados [...]. Porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Agora, pois, jurai-me vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal cetro de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrarei a nossa vida da morte.

Os homens responderam a esta notável declaração de fé:

- A nossa vida responderá pela vossa! – selando, assim, o pacto.

Os dois espiões deram rapidamente a Raabe um cordão escarlate, instruindo-a atá-lo na janela do lado da casa construída no muro da cidade. Os israelitas, ao invadir o lugar, veriam o sinal e poupariam a todos os que estivessem dentro da casa. A seguir, Raabe avisou os homens para se esconderem durante três dias nos montes até que seus perseguidores abandonassem a caçada. Com isso, eles saíram pela janela e desceram os muros de Jericó.

Josué permaneceu um bom tempo com um sorriso nos lábios, feliz, depois de ouvir os espiões contarem as boas notícias. Agora era a hora de avançar. Reuniu o povo e guiou-o para atravessar o Jordão. Embora o rio estivesse em seu período de cheia, um enorme exército de israelitas atravessou a seco. Deus estava com eles, da mesma forma que os acompanhara quando deixaram o Egito. Só que, desta vez, ninguém os perseguia – Israel se tornara o exército perseguidor, pronto par a batalha!

As notícias de que as águas do Jordão abriram ao meio para os israelitas, aterrorizaram os habitantes de Jericó. Raabe ficou observando ansiosamente pela janela, no muro, enquanto os israelitas reuniam-se ao redor da cidade como uma tempestade que cresce a cada momento. Aqueles guerreiros ferozes com seu Deus poderoso lembrariam do cordão escarlate? Pela milésima vez, ela avisou a família, especialmente as crianças, que não dessem sequer um passo fora da casa, para que não morressem.

Naquele primeiro dia, Raabe observou sete sacerdotes carregando uma arca e guiando seis mil homens ao redor da cidade. Ela prendeu a respiração, mas nada aconteceu. No dia seguinte, e no outro, e durante mais cindo dias isso continuou. Então, quando o sol estava nascendo no sétimo dia, os homens de Israel marcharam outra vez, rodeando Jericó sete vezes. De repente, ela ouviu a trombeta de chifre de carneiro soar poderosamente, um som alto a ponto de partir uma montanha. Os muros da cidade caíram, e os israelitas entraram impetuosamente. Raabe tentou fechar os ouvidos para abafar o som do tumulto e da desordem lá fora. Quando a batalha de Jericó terminou, Raabe e seus entes queridos haviam sido poupados. Sua fé salvara não só a si mesma, mas também a todos de sua casa do terrível juízo decretado contra a cidade.

O fim de Jericó nos lembra o de Sodoma. Em Sodoma, Ló e suas filhas foram poupadas; em Jericó, Raabe e sua família. Mas, ao contrário de Ló ou de sua mulher, Raabe não hesitou uma vez sequer. Ela é a única mulher citada pelo nome e elogiada por sua fé como parte da grande “nuvem de testemunhas” mencionada no livro de Hebreus. Prostituta e vivendo no meio de um povo idólatra, Raabe era como um ramo removido do fogo. Com a destruição de seu povo, deixou tudo para trás, tornando-se ancestral do rei Davi e, portanto, também uma ancestral de Jesus.

A história de Raabe é dramática. Ela nos mostra que a graça de Deus não aceita limites. O cordão vermelho que salvou Raabe e sua família lembra o sangue de Jesus, que ainda hoje nos salva, e as palavras de Isaías: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1.18). Raabe colocou sua fé no Deus de Israel e não ficou decepcionada.

SUA VIDA E SUA ÉPOCA

Os muros da cidade

Jericó é, provavelmente, mais conhecida hoje por seus muros enormes, os quais caíram por causa da fé demonstrada pelo povo de Israel (Hb 11.30). Um muro ao redor da cidade é sua marca de distinção. Qualquer comunidade sem muros não passava de um vilarejo, cujos habitantes corriam para a cidade murada mais próxima em busca de proteção durante uma batalha ou guerra.

Raabe vivia numa casa sobre o muro de Jericó. Ela devia ter uma bela vista não só da cidade, como também da área que ficava fora dos muros protetores. Essa visão, que lhe dava a posição vantajosa perfeita para reconhecer prováveis clientes quando entravam e saíam de Jericó, pode ter-lhe sido muito útil para cuidar de seu negócio de prostituição.

Casas, negócios, torres de vigia, posições de arqueiros – tudo podia ser construído no alto ou dentro dos muros, que mediam cerca de 6 a 9 metros de largura. Quanto mais forte o sistema de muralhas ao redor de uma cidade (algumas tinham um muro interior e outro exterior), tanto mais fácil defende-la dos invasores que vinham através das planícies.

A maioria dos muros das grandes cidades era construída de grandes pedras e argamassa. Algumas pedras do muro do templo em Jerusalém ainda existem. Suas dimensões são : 9 metros de comprimento, 2 metros de largura e 13 metros de altura. Cada pedra tem 80 toneladas!

Mas pedra nenhuma foi suficientemente grande para proteger a cidade de Jericó do poder de Deus por meio de seu povo. Não foi preciso usar aríetes para fender os muros. Só necessitaram de fé no que Deus disse que faria. E os muros caíram.

SEU LEGADO NAS ESCRITURAS

Leia Josué 2.1-7

9. O que você acha que levou Raabe a esconder os espiões hebreus? Por que a casa de uma prostituta seria um bom lugar para os espiões irem ao entrar na cidade?

10. Embora Raabe fosse prostituta, a profissão mais baixa para uma mulher, que características positivas ela possuía?

11. Por que você pensa que Deus escolheu usar alguém como Raabe?

12. O que isso diz sobre quem Deus poderia escolher usar hoje para avançar seu reino?

Leia Josué 2.14-18

13. Por que você acha que os espiões estavam dispostos a fazer um trato com Raabe, trocando sua vida pela dela?

14. As atitudes corajosas de Raabe pouparam não só sua vida, como também as dos membros de sua família. Que atos de bravura você pode empreender com a finalidade de poupar seus entes queridos de futuras dificuldades e perigos?

Leia Tiago 2.25

15. Tiago menciona Raabe em seu apelo para que os crentes não esqueçam que as obras são um produto importante da fé. Como os atos de Raabe demonstram essa verdade?

16. Que lição de obediência e de fé você pode aprender da prostituta Raabe?

SUA PROMESSA

A história de Raabe revela a disposição de Deus para usar os imperfeitos, os rejeitados, os que podemos considerar inadequados para executar seus propósitos santos. Em todas as Escrituras, como algo que pode ser considerado um toque de humor divino, Deus escolhe alguém com dificuldades na fala para ser seu porta-voz (Moisés), um fraco par defende-lo (Gideão), uma mulher estéril para ser mãe de uma nação (Sara), um filho mais moço de quem ninguém da família sequer lembrava para ser o rei mais inesquecível de seu povo (Davi), uma jovem desconhecida para ser mãe de seu Filho (Maria) e um perseguidor de cristãos para levar o evangelho às nações (Paulo).

Deus não espera que sejamos sem defeito algum nem que cheguemos ao pleno amadurecimento na fé para nos usar. Em vez disso, ele toma pessoas comuns, de boa vontade e realiza o extraordinário, tanto em suas vidas como na vida dos que os rodeiam. Como fez com Raabe, Deus promete usar-nos e, mediante essa experiência, aperfeiçoar-nos.

Promessas nas Escrituras

“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40.28-31)


“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estados com Jesus.” (At 4.13)

“Quando sou fraco, então é que sou forte.” (II Co 12.10)
SEU LEGADO DE ORAÇÃO

“Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito [...] Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai.” (Js 1.9-10,12)

Medite

Josué 2.1-21

Louve a Deus
Por dar às mulheres posições de destaque em seu plano de salvação.

Agradeça
Porque ninguém, inclusive nós, está fora do alcance da graça.

Confesse
Nossa má vontade em aceitar riscos a fim de seguir a Deus.

Peça a Deus
Que aumente sua reverência para com Ele.

Eleve o coração
Use uma fitinha vermelha como marcador de livros, amarre uma fita vermelha ao redor do vaso de uma planta favorita ou coloque um laço decorativo em um arranjo floral seco para lembrá-la da importância de viver pela fé. Cada vez que enxergar seu cordão escarlate, procure lembrar do sacrifício de Jesus para salvar sua vida. Peça-lhe, como fez Raabe, que vigie e proteja cada membro de sua família. Faça uma oração silenciosa pedindo a Deus que aumente sua fé. É da fé, afinal de contas, que dependem sua vida e a vitalidade de seu relacionamento com Deus.

Oração
Pai, eu te louvo pelas maneiras maravilhosas e inesperadas como tens agido em minha vida. Permita que o conhecimento de tua fidelidade aumente minha coragem para aceitar os riscos que a fé exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário