11 de janeiro de 2016

Arrebatamento da Igreja - Uma doutrina séria

O ARREBATAMENTO DA IGREJA
1Ts 4.13-18
• Esse é um assunto de elevada importância.

• A Segunda Vinda de Cristo consiste em um só evento, contudo, o mesmo se manifestará em duas fases:

• Primeiramente, ocorrerá o “ rapto da Igreja” ou “arrebatamento ”, que será transladação dos crentes, tantos vivos como falecidos, para estarem na presença de Cristo, nos ares (1Ts 4:13-18).
• Depois disso (após decorrerem sete anos) dar-se-á a “Revelação de Cristo” ou “A vinda Gloriosa de Jesus no Céu” de forma visível sobre as nuvens do céu, quando Ele descerá à terra no Monte das Oliveiras, de onde ascendeu (At 1:11,12; Mt 24:27-30; Ap 19:11,16).

• Após o “rapto da Igreja ” haverá um período de tempo que durará provavelmente sete anos aqui na terra
• Os crentes arrebatados passarão pelo juízo da Igreja, no chamado “Tribunal de Cristo”, onde ela receberá os galardões do Senhor. 2Co 5:10; Rm 2:6; Rm 14:10,12; Ap 22:12.
• Também a Igreja estará presente as “bodas do Cordeiro”, no céu, na qualidade de NOIVA. Ap 19:6,7
• Nenhuma passagem bíblica declaram explicitamente que a Igreja passará pela Grande Tribulação. Israel, sim, está identificado com Tribulação, como também as nações e os ímpios em todo o mundo, mas a verdadeira Igreja não é mencionada em conexão com Tribulação. Mt 24:21,29; Ap 3:10.
• O apostolo João, tendo registrado sua visão de Cristo glorificado (Ap 1), e das sete Igrejas (Ap 2 e 3), que representam a história da Igreja Universal, desde o Pentecoste até o Rapto, a partir do capítulo quatro começou a revelar o que aconteceria “depois destas coisas” (Ap 4:1), isto é, depois do período da Igreja.

Crê-se assim pelas seguintes razões:

A partir de Apocalipse 4:1, não ocorre mais a palavra "igreja" ou " igrejas", até Ap 22:16.
A noiva de Cristo (a igreja) só aparece no capítulo 19, já com Cristo no céu, antes de Ele voltar à terra para julgar os ímpios e reinar no milênio.
A promessa dada à igreja de Filadélfia, de preservá-la da hora da tribulação em escala mundial, pertence a todos os crentes que permanecerem leais a Cristo antes da grande tribulação.

• I - Os crentes devem estar prontos.
• Vigiai (gr. gregoreo) é um imperativo presente e denota uma vigília constante no tempo atual. A razão para a vigília constante, hoje, e não apenas no futuro, é que os crentes dos dias atuais não sabem quando o Senhor virá buscá-los, Mt 24:42

• II - Cristo virá de modo inesperado.
• Jesus afirma claramente que sua vinda para levar os santos antes da tribulação será numa ocasião inesperada. Ele não somente declara que eles não sabem a hora (Mt 24:42), mas também que Ele voltará à hora em que não pensais (Mt 24:36,44).

• III - Cristo virá arrebatar os crentes.
• Os seguidores de Cristo devem guardar-se do pecado e orar para que seu amor a Cristo não arrefeça, e assim recebam graça e força para perseverar na fé e na retidão em Jesus Cristo, Lc 21:36

• IV - Os crentes serão livrados da ira futura.
• A grande esperança dos crentes tessalonicenses era a vinda de Cristo, que os livraria da “ira futura". A " ira futura" refere-se à ira e juízo divinos que serão derramados sobre o mundo durante o período da tribulação. Ap 3:10
• “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”. 1Ts 1.10

• V - Os crentes que viverem nessa ocasião receberão corpos transformados.
• Embora os crentes possuam o Espírito e as suas bênçãos, eles também gemem no íntimo, ansiando por sua plena redenção, “a redenção do nosso corpo”Rm 8:23

• VI - Os crentes que morrerem antes desse evento ressuscitarão e serão arrebatados com Cristo.
• A “ ressurreição do corpo” é uma doutrina fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de Deus, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição.
• O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo (Rm 8:18-25; 1Co 15:35,52)

• VII - Todos os santos arrebatados serão julgados por Cristo.
• Jesus faz várias declarações espantosas.
• Ele tem o poder de dar a vida e de ressuscitar os mortos.
• Ele tem o direito de julgar a todos.
• Ele tem o poder de dar a vida eterna . Rm 14:11,12

• VIII - Os crentes serão julgados segundo as suas obras.
• A prestação de contas do ser humano perante Deus, por todos os seus atos.
• A Bíblia ensina que os crentes terão, um dia, de prestar contas ante o “tribunal de Cristo”, de todos os seus atos praticados por meio do corpo, sejam bons ou maus. No tocante a esse julgamento do crente, segue-se o estudo de alguns de seus pontos, 2Co 5:10

• IX - Os crentes fiéis receberão galardões.
• A palavra bem-aventurados refere-se ao estado abençoado daqueles que, por seu relacionamento com Cristo e a sua Palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária (Lc 24:50).
• Os princípios do reino de Deus nunca mudam: Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições, Mt 5:11:12; 2Tm 3:12.

• X - Os crentes menos fiéis não serão condenados, mas receberão poucos galardões, ou nenhum.
• A posição do crente no reino dos céus dependerá da sua atitude aqui, para com a lei de Deus e da sua prática e ensino. A medida da nossa fidelidade a Deus, aqui, determinará a medida da nossa grandeza no céu. Mt 5:19

• XI - O Tribunal de Cristo .
• A Bíblia ensina que os crentes terão, um dia, de prestar contas “ante o tribunal de Cristo”. No tocante a esse julgamento do crente, segue-se o estudo de alguns de seus pontos.
• Todos os crentes serão julgados; não haverá exceção (Rm 14:10,12; 1Co 3:12-15; 2Co 5:10; Ec 12:14).
• Esse julgamento ocorrerá quando Cristo vier buscar a sua igreja (Jo 14:3; 1Ts 4:14-17).
• O juiz desse julgamento é Cristo (Jo 5:22, “todo o juízo”; 2Tm 4:8, “Juiz”).
• A Bíblia fala do julgamento como algo “sério e solene”, porque inclui para este a possibilidade de dano ou perda (1Co 3:15; 2Jo 8); de ficar envergonhado diante dEle “na sua vinda” (1Jo 2:28), e de queimar-se o trabalho de toda sua vida 1Co 3:13-15). Esse julgamento, não é para sua salvação, ou condenação. É um julgamento de obras.

• XII - A cerca da ressurreição e Vinda de Cristo.
• Acerca dos que já dormem ( 1Ts 4:13-17) - Esta expressão refere-se aos crentes que já tinham morrido e cujas almas estavam no céu; não significa que os mortos estejam inconscientes, como num tipo de sono da alma (Fp 1:21; 1Co 15:51,52).
• “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 2Co 15:19
• “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho.
Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” Ap 22:20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário