31 de janeiro de 2016

Evangelização - Estratégias Da Colheita Espiritual - EXPECTAÇÃO : Capítulo 9


PARTE QUATRO: EXPECTAÇÃO
Você se Torna Parte da Visão
Quebrando O Jugo

OBJETIVOS:

Ao completar este capítulo você será capaz de:

• Identificar o triplo jugo de escravidão.

• Descrever o triplo jugo de Deus.

• Liste os passos que conduzem-nos do jugo de escravidão ao jugo de Deus.

• Identificar os resultados espirituais de quebrar o jugo de escravidão.

VERSÍCULO-CHAVE:

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

INTRODUÇÃO
Este curso já completou as seguintes etapas:

Visualização: Identificando a visão.

Conceitualização: Compreendendo o conceito do propósito por trás da visão.

Objetivos para cumprir a visão.

Esta sessão final do curso diz respeito à Expectativa, na qual você se torna parte do cumprimento da visão. O desejo de Deus é trazer você para um fim esperado (Jeremias 29.11). Este fim esperado é o cumprimento da visão, é realizar a obra de Deus (João 4.34).

Sempre que você entra numa coisa nova, isto sempre requer que você abandone o velho.

O nascimento requer deixar a segurança do ventre materno.

Deus está pedindo para você dar um novo passo de fé:

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura não o percebeis?” (Isaías 43.18-19).

Você pode ter estado amarrado por doutrinas que dizem que o poder de Deus não é mais para o dia de hoje. Você pode ter pensado que a responsabilidade de espalhar o Evangelho pelo mundo era somente dos pastores e missionários. Você pode ter estado amarrado por tradições ou denominações que lhe impedem de dar as mãos com o resto do corpo de Cristo nos campos de colheita do mundo.

Mas Deus lhe deu uma nova visão. Você está se tornando parte de uma nova rede de trabalhadores espirituais unidos em um só propósito.

UMA NOVA REDE DE TRABALHO

A Bíblia registra dois incidentes separados envolvendo o uso de uma rede no mundo natural que ilustra uma grande verdade espiritual.

O primeiro evento ocorreu no começo do ministério terreno de Cristo e está registrado em Lucas 5. Os discípulos estiveram pescando a noite toda e não pegaram nada. Jesus disse-lhes: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar” (Lucas 5.4).

Pedro respondeu: “Mestre, havendo trabalhado a noite toda, nada apanhamos, mas sobre a tua palavra lançarei as redes” (Lucas 5.5). maravilhado sobre isto, mas Jesus disse-lhe:
“Não temas: doravante serás pescador de homens” (Lucas 5.10).

A pesca que Pedro experimentou no mundo natural não é nada comparada com a grande colheita que ele colheria no mundo espiritual quando ele se tornasse um pescador de homens.

Um similar incidente é registrado no fim do ministério terreno de Cristo em João 21. Os discípulos tinham pescado a noite toda e também não pegaram nada. Ao comando de Cristo eles lançaram suas redes e, outra vez, ela se encheu de peixe. Mas desta feita aconteceu algo diferente da primeira vez. A rede não quebrou: “Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu” (João 21.11).

Estes dois eventos realmente aconteceram no mundo natural, mas eles são paralelos de uma grande verdade espiritual. Na primeira vez a rede quebrou mas na segunda vez ela não quebrou. Por que foi diferente?

A primeira rede era um exemplo dos esforços do homem. Pedro era um pescador por tradição. Ele sabia que métodos naturais não cumpririam a visão e a obra de Deus.

Quando Pedro reconheceu a grande obra para a qual Deus estava chamando-o, ele clamou: “Aparta-te de mim, Senhor, porque sou pecador” (Lucas 5.8).

Pedro se tornaria um pescador de homens. A velha rede não poderia suportar a grande colheita espiritual. Pedro teria que abandonar as tradições dos homens. Ele deveria cruzar a linha de separação entre os Judeus e Gentios. A velha rede deveria ser quebrada e ele deveria se tornar parte de uma nova rede de trabalho.

Jesus não veio para destruir o velho, mas para cumpri-lo através do novo. Ele não veio destruir a lei, mas adicionar novo significado para ela. Ele não aboliu o sacrifício de sangue pelo pecado, mas cumpriu-o através de derramar Seu próprio sangue para a remissão de pecados.

Jesus advertiu sobre colocar vinho novo em odres velhos. O odre velho não seria capaz de segurar o vinho novo assim como a velha rede não poderia segurar os peixes. O desafio da Grande Comissão não pode ser realizado se não com nada menos do que uma nova rede no mundo espiritual.

Entre a primeira e a segunda pescaria, uma nova rede de trabalho foi criada. Estes incidentes naturais de pescaria eram paralelos do que tinha acontecido no mundo espiritual.

Esta nova rede de trabalho espiritual pode suportar a visão que Jesus deu. Mas para entrar nela, cada um deve caminhar do velho para o novo. O velho jugo deve ser quebrado. A velha rede deve ser destruída para que a nova rede seja usada.

O JUGO

Os jugos eram usados no mundo antigo para unir dois animais para trabalhar nos campos de colheita. Eles ainda são usados para este propósito em muitas nações do mundo.

Jesus falou do jugo quando Ele disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e
humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).

A Visão que Ele tem dado-nos é dos campos de colheita. Hoje estes campos representam três bilhões de pessoas que nunca receberam a mensagem do Evangelho...E Ele diz que este desafio é “suave” e “leve”?

Isto é exatamente o que Ele está dizendo. Mas a velha rede de trabalho, o velho jugo, não pode sustentar a visão. Você não pode cumpri-la por si mesmo. Você não pode cumpri-la pelos esforços do homem. Você deve se tornar parte da nova rede de trabalho e entrar no jugo do próprio Senhor.

O JUGO DE ESCRAVIDÃO

Nós todos estamos sob um jugo de algum tipo. Ou você está sob o jugo de escravidão ou sob o jugo de Deus. O jugo de escravidão é triplo. Você pode estar sob escravidão do  pecado, do “eu” ou do homem.

O JUGO DE PECADO:

“Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos” (Levítico 26.13).

O jugo do Egito significa o jugo do pecado. Você deve ter o jugo do pecado quebrado em sua vida se você quer estar sob o jugo de Jesus.

O JUGO DO EU:

O jugo de escravidão pode ser uma escravidão do “eu”:
“Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto” (Romanos 7.15).

Egoísmo e orgulho são exemplos do jugo do eu.

O JUGO DO HOMEM:
O jugo do homem é uma escravidão colocada pelos outros sobre você: “Atam fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23.4).

O jugo do homem pode incluir escravidão da culpa, tradição, denominação, ou padrões impossíveis de comportamento impostos por outros.

O triplo jugo de escravidão do pecado, do “eu” e do homem fala de impossível labor, dureza e falta de descanso.

O TRIPLO JUGO DE DEUS

O jugo de Deus fala de um labor unido ao invés de labor imposto. Ele fala de leveza ao invés de dureza. É um jugo de descanso ao invés de cansaço.

O triplo jugo de Deus é suave, leve e cheio de descanso (Mateus 11.28-30).

TRÊS PASSOS PARA CRUZAR O ABISMO

Jesus providenciou três passos para cruzarmos o abismo entre o jugo de escravidão e o jugo de Deus. Este é o caminho do velho para o novo: Venha: Você deve estar disposto a vir para Ele. Isto quebra o jugo do pecado.

Tome: Você deve tomar o Seu jugo. Ao fazer isto, o jugo do homem é destruído.

Aprenda: Ao aprender Dele você quebra o jugo do eu.

O jugo de Deus não é simplesmente dado por Ele. Ele é compartilhado por Ele.

QUEBRANDO O JUGO

É o desejo de Deus que todo jugo de pecado, do “eu” e do homem em sua vida seja quebrado. Isto é necessário se você quer cumprir a visão. No registro do Antigo Testamento, Israel foi cercado pelo exército do inimigo, os Assírios. Deus falou para Israel e declarou:

“Jurou o Senhor dos Exércitos dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. Quebrantarei a Assíria na minha terra, e nas minhas montanhas a pisarei, para que o seu jugo se aparte de Israel, e a sua carga se desvie dos ombros dele” (Isaías 14.24-25).

Deus garantiu quebrar o jugo dos ombros de Israel. Mas Seu propósito se estendia além de Israel para as nações do mundo:

“Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações” (Isaías 14.26).

Qual era o propósito de Deus? Seu propósito era que o jugo de escravidão fosse quebrado nas nações do mundo.

Uns poucos capítulos depois está registrado que: “Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres” (Isaías 37.36).

Deus quer que cada jugo em sua vida se torne um cadáver. Ele quer destruí-los para colocar você num jugo com Ele.

COMO SERÁ QUEBRADO?

“... o jugo será despedaçado por causa da unção” (Isaías 10.27, Revista e Corrigida).

• Ele não será destruído por ensinamento profundo. Ele não será destruído por psicologia ou educação.

• Ele não será destruído através de executivos ou através de uma organização ou denominação.

• Ele será destruído pela unção do Espírito Santo, que é o poder de Deus.

Mas o propósito de Deus em quebrar o jugo vai além de sua vida para alcançar as nações do mundo. Ele quer quebrar o jugo de escravidão em sua vida para capacita-lo a cumprir
a visão de quebrar o jugo das nações do mundo:

“Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?” (Isaías 14.26).

RESULTADOS DE QUEBRAR O JUGO

Deus disse: “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livre os oprimidos e despedaces todo jugo?” (Isaías 58.6).

Então Ele listou os resultados de quebrar o jugo: “Então clamarás, e o Senhor te responderá: gritarás por socorro, e ele dirá: Eis me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações, e serás chamado de reparador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se torne habitável” (Isaías 58-9-12).

Os resultados de quebrar o jugo de escravidão são: 


• Você conhecerá a voz do Senhor. Nós clamaremos e o Senhor responderá “Aqui estou” (v.9).

• Você será bem sucedido no cumprimento de sua visão. Sua luz brilhará nas  trevas, o que fala de sucesso (v.10).

• O Senhor guiará você continuamente (v. 11).

• Ele será sua provisão (v.11).

• Você será reprodutivo (vs. 11-12).

• Você será como um jardim regado que é frutífero. Você será reprodutivo e aqueles que você reproduzir no mundo espiritual serão reprodutivos também. Eles erguerão as velhas estruturas sobre o fundamento certo.

Deus prometeu a Israel no mundo natural: “As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e
estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar das mãos dos que as escravizam” (Ezequiel 34.27).

O mesmo é verdade no mundo espiritual. Quebrar o jugo resulta em produtividade espiritual.

A velha rede é inadequada, está quebrada e vazia. Ela não pode acomodar a abundante colheita. Os velhos jugos de tradição, denominação, auto-esforço e descaso devem ser quebrados. Novos fundamentos, novos jugos, uma nova rede, tudo isto é necessário para entrar na brecha entre o homem pecador e um Deus justo. A visão apenas será cumprida pelos homens e mulheres que tem experimentado a unção que quebra o jugo.

TESTE
1. Escreva o Versículo-Chave de memória.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

2. Quais são os três jugos de escravidão?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

3. Liste três palavras que descrevem o jugo de Deus.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________


4. Quais são os três passos que você deve tomar para cruzar o abismo entre o jugo de escravidão e o jugo de Deus?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

5. Liste cinco resultados de quebrar o jugo registrado em Isaías 58.

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

PARA ESTUDO ADICIONAL

Quais são alguns dos jugos de escravidão que tem impedido você de fazer a obra de Deus?

____ Pecado

____ Denominação

____ Temor

____ Falta de talentos e habilidades naturais

____ Culpa

____ Auto-esforço

____ Outro: __________________________

Leia esta passagem: Isaías 14. 24-27.

Reivindique esta promessa: Isaías 10.27.

Faça esta oração:
“Senhor, eu te agradeço pela visão dos campos de colheita que tu tens gerado em meu espírito. Eu te peço que quebres o jugo de escravidão em minha vida. Em nome de Jesus,

quebre os jugos de ____________, __________ e __________” (cite os nomes dos

jugos em sua vida).

“Coloca-me no jugo de Jesus. Cria uma nova rede em minha vida, uma rede que trará uma abundante colheita. Eu te agradeço agora pela unção que tem quebrado cada jugo

de escravidão. Em nome de Jesus, Amém”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário