20 de janeiro de 2016

Lição 2 Casamento, uma instituição divina

Texto Áureo
Gênesis 2.18
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como que diante dele”.

Verdade Aplicada
O projeto do casamento é de Deus. No entanto, a administração dele é nossa, está em nossas mãos e devemos lutar por ele.

Objetivos da Lição
Mostrar que a origem do casamento está no próprio Deus;
Destacar que Deus deixou as Sagradas Escrituras como manual para o casamento;
Esclarecer que o casamento tem a bênção e a aprovação de Deus.


Veja também: Slides - Lição 2 - Casamento, uma instituição divina


Leia também: Lições Bíblicas: Casamento e Família

Glossário
Apêndice: Parte de um órgão principal; suplemento no fim de uma obra;
Mentor: Pessoa que aconselha, ensina ou guia;
Sedimentar: Estabelecer; arraigar; alicerçar.

Leituras complementares
Segunda Sl 128
Terça Mt 19.3-6
Quarta 1Co 7.1-5
Quinta Ef 5.22-33
Sexta Cl 3.18-21
Sábado 1Pe 3.1-7

Textos de Referência.
Gênesis 2.20-24
20 E Adão pôs os nomes a todo o gado e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Hinos sugeridos.
150, 535, 597

Motivo de Oração
Ore para que sejam renovadas as alianças do casamento.

Esboço da Lição
Introdução
1. Casamento: um projeto de Deus
2. Casamento: uma só carne
3. Casamento: uma criação divina
Conclusão

Introdução
É preciso compreender que, ao criar a mulher, Deus procurou atender às necessidades afetivas do homem e, consequentemente, da mulher, e também atender á procriação e perpetuação da raça humana (Gn 1.26).

1. Casamento: um projeto de Deus.
O surgimento da família vem através da união de um homem com uma mulher, pois foi assim que o próprio Deus planejou. O casamento não é invenção do homem, vem de Deus. Deus é o mentor. Foi Ele o primeiro juiz de paz a celebrar um casamento, pois nasceu no Seu coração a união entre Adão e Eva, formando assim a família, uma das Suas obras primas.

1.1. Uma adjutora para o homem.
Deus identificou que o homem estava só, mesmo depois de várias criações. Disse o Senhor; “...far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2.18). A ajuda da mulher é substancial ao homem. Corresponder é falar a mesma linguagem, é estar à altura. Todos os animais tinham o seu par, mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, Deus criou a mulher da própria costela do homem. È importante ressaltar que o casamento é uma instituição monogâmica. A Bíblia diz: “Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á “à sua mulher” (Gn 2.24). Uma única correspondência de um para um. Não se aceita bigamia e poligamia. Cada um tenha a sua própria mulher e cada uma tenha o seu próprio marido (1Co 7.2).

Ressalte para os alunos que o casamento é uma instituição divina. Mencione para eles que o projeto do coração de Deus se concretizou na união de um homem e uma mulher, chamados Adão e Eva. Reforce para eles que o casamento não é de conveniência do homem, vem de Deus. O Eterno Deus celebrou o primeiro casamento ainda no Jardim do Éden, porque viu que não se achava companheira para o homem. Sendo assim, Ele formou a mulher da própria costela de Adão, a trouxe e lhe apresentou como a sua legítima esposa.

1.2. As necessidades afetivas do homem e da mulher.
O homem e a mulher tem carência afetiva. A atração física faz com que eles coabitem e o sexo, além da procriação, atende a uma necessidade orgânica. A vida íntima dos cônjuges faz parte do plano de Deus. Só o casamento santifica e legitima a união sexual marido/mulher. É o método lícito, moral e puro. Não há nada de errado nem sujo na união sexual de marido e mulher legitimamente casados entre si. A ordem de Deus é que as atividades sexuais do homem e da mulher sejam concretizadas dentro do casamento. Para o cristão, não há outra forma de estabelecer um relacionamento íntimo moralmente correto entre um homem e uma mulher, senão através do casamento.

Faça questão de comentar com os alunos que, de acordo com Hebreus 13.4, o senhor Deus tem elevados padrões para o Seu povo, quanto ao casamento e à sexualidade. Informe para os alunos que o mundo contemporâneo tem outros padrões. A expressão “macular o leito conjugal” é declarada contrário aos princípios cristãos porque está sujeita ao julgamento divino. Esclareça para os alunos que semelhantes sanções têm relevância somente para os que reconhecem a soberania do Eterno Deus sobre eles. Enfatize para os alunos que o homem não foi feito para a imoralidade. O casamento deve ser honrado.

1.3. A procriação e perpetuação da raça humana.
O homem e a mulher receberam a incumbência da procriação, isto é, povoar a terra e perpetuar a raça humana. Sendo assim, cada casal contribui com a sua parcela. A geração de filhos é a coisa mais linda e consagrada que verificamos na união de um casal. Além de serem considerados herança do Senhor (Sl 127.3), os filhos são os frutos do ventre e a felicidade do casamento. Eles não são um mero acidente biológico, mas o planejamento de Deus para preservar a espécie humana. A propagação do gênero humano foi entregue aos cônjuges, que deverão exercer com responsabilidade e amor essa ordenança do Senhor.

Explique para os alunos que o homem e a mulher receberam o encargo de serem frutíferos e de dominarem sobre a terra e o reino animal. Saliente para eles que o homem e a mulher foram criados para constituírem família. Esse propósito de Deus indica que o Senhor se inclina para as famílias que o servem. Por isso, a criação dos filhos deve exigir dos pais atenção máxima.

2. Casamento: uma só carne.
A união física do casal deve ser com amor e consensual. A Palavra de Deus mostra essa união em uma só carne (Gn 2.23). Não é apenas sexo. É sentir a dor do outro. É complementar uma ao outro. É a felicidade de um alcançando também ao outro. É estar intimamente ligados de corpo e alma.

2.1. Melhor é serem dois do que um.
A passagem bíblica de Eclesiastes 4.9-12 enfatiza o companheirismo e a ajuda mútua. No casamento, as duas pessoas se comprometem a viver uma em função da outra, procurando o entendimento, a compreensão e compartilhando todos os momentos da vida juntos, não importando quais sejam eles. O relacionamento e o companheirismo fazem parte do viver em sociedade (Gn 1.31).

Explique para os alunos que, de acordo com Michael Eaton, uma solução os problemas das tristezas da solidão é encontrada nas bênçãos do companheirismo (Ec 4.9-12). Comente com os alunos que o provérbio citado em Eclesiastes 4.11 diz respeito ao companheirismo na adversidade, na tentação e na tristeza.

2.2. Deus não quer ninguém vivendo na solidão nem isolado.
Deus viu que não era bom o homem estar só. Mesmo no meio de tantas criações, o homem estava solitário. Às vezes, estamos rodeados de pessoas e é como se estivéssemos sozinhos. Por isso, precisamos de alguém especial para estar ao nosso lado. O homem precisa de uma auxiliadora. A mulher é considerada o radar do marido e sua grande conselheira.

Segundo o escritor Al Diestelkamp, é importante reconhecer a verdade de que o casamento é prescrição de Deus para ajudar homens e mulheres a evitar fornicação. Comente com os alunos que todo marido deve ter uma maior apreciação pela sua esposa; deve ter a esposa como um dom valioso do criador, altamente apreciável. Incentive os maridos a terem o hábito de agradecer a Deus pela sua esposa e pela relação do casamento. Aconselhe-os a evitarem gracejos e comentários que insultem as esposas. Estimule os maridos a elogiarem e agradecerem às suas esposas por serem suas amantes e amigas. Recomende aos maridos que evitem situações e comentários que possam criar ciúmes.

2.3. Firmado em Deus.
O casamento precisa estar firmado em Deus. Foi Ele quem criou e Ele sabe preservar, sabe consertar; porque o cordão de três dobras não se rompe facilmente (Ec 4.12). A família foi criada por Deus para cumprir a Sua vontade e é a coroa da Sua criação. O casal precisa temer ao Senhor para vá bem e seja bem-aventurado, para que o seu lar seja de harmonia e de felicidade (Sl 128). O casamento é uma instituição honrada (Hb 13.4). Ele é mais do que um contrato. É um pacto sagrado, uma aliança divina. O casamento é algo de destaque que deve ser honrado por todos.

Chame a atenção dos alunos para o fato de que o casamento está acima do contrato temporário, acima da união provisória, da união estável, acima do concubinato, acima de qualquer prática ilícita de relacionamento sexual. Enfatize para os alunos que o casamento é uma instituição perpétua (Gn 2.24; Êx 20.17; Pv 5.18; 15.27; Mt 5.28; 1Tm 3.12).

3. Casamento: uma criação divina.
O casamento é totalmente sedimentado nas Sagradas Escrituras. O casamento não é um contrato social, mas uma aliança permanente entre um homem e uma mulher. O casamento não pode ser em caráter experimental, mas em definitivo. O casamento tem características marcantes que o tornam diferente de todas as demais instituições. Querem acabar com o casamento, mas não conseguirão, pois o que Deus faz, ninguém pode desfazer.

3.1. O manual do fabricante é a Bíblia Sagrada.
Quem criou forneceu o manual de uso, Todo equipamento precisa de orientação para o seu manuseio e funcionamento. Quem não seguir as instruções do fabricante poderá danificar o seu produto. A Palavra de Deus é o manual, a bússola, o direcionamento. A Bíblia está recheada de regras básicas para manter o nosso casamento forte e a família unida.

Merece ser especialmente esclarecido para os alunos que o manual não admite machismo nem feminismo na relação marido e mulher. O relacionamento deve ser pautado na observância do papel de cada um, sem atropelos e sem querer um mandar no outro e tomar a dianteira de forma escravizadora. Tudo está bem definido de forma clara e objetiva para que não haja reclamação posterior.

3.2. Quem quer se dar bem na vida deve cumprir as regras.
Os casais cristãos devem se conscientizar de que enquanto não forem observados os princípios bíblicos concernentes ao casamento não terão o sucesso esperado. Há leis que regem o lar. Se, em algum momento, elas forem desrespeitadas, trarão consequências graves à família. O casal deve viver as ordenanças divinas, sempre obedecendo aos princípios que Deus estabeleceu para o casamento, para que a família goze das bênçãos prometidas. Podemos afirmar que casa é uma construção de cimento e tijolos, no entanto, lar é uma construção de valores e princípios. O casamento é uma instituição moral. Ele mostra valores, crenças, princípios e costumes que orientam o comportamento da sociedade no casamento de acordo com a natureza de Deus. A imoralidade na área sexual é um mal, assim como a indecência de não saber possuir o próprio corpo em santificação e honra (1Ts 4.4). O cristão deve conservar-se puro, pois a imoralidade deforma o caráter diante de Deus e apaga a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27). Ele não nos criou para a imundícia. As práticas ilícitas são abomináveis ao Senhor (Rm 1.26-27).

Comunique aos alunos que há outras literaturas para o casamento além da Bíblia. No entanto, são apenas apêndice, comentários bons, mas secundários e paralelos. Os livros são esclarecedores, mas todos deverão estar baseados na Palavra de Deus. Se, porventura , algum se desviar dos princípios bíblicos, deve ser totalmente ignorado. Reforce para eles que a luta contra a desqualificação do casamento deve ser o papel permanente da Igreja, repudiando as leis humanas e vigiando contra as investidas satânicas.

3.3. Três pilares que sustentam o casamento.
Há três pilares que sustentam o casamento. O primeiro deles é a presença de Deus. Podemos afirmar que a presença de Deus fortalece o espírito e dá consistência e harmonia ao casamento, levando o casal a adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.24). O segundo pilar do casamento é o amor. Podemos afirmar que o amor enche o coração. O terceiro pilar é a responsabilidade. Podemos assegurar que a responsabilidade é a tarefa de cuidar um do outro.

Comente com os alunos que o homem, ao se degradar, automaticamente corrompe o casamento e a família, que passa a sofrer as consequências. No entanto, o cristão precisa preservar a originalidade do casamento e a sua concepção divina, fazer com que o seu lar seja bem ajustado e ordenado e não deixar brechas para o diabo cirandar. Enfatize para eles que a família deve ser interpretada como bênção de Deus para o home, para a Igreja e para a sociedade.

Conclusão.
Quando estabelecido segundo a vontade de Deus e orientado de acordo com a Bíblia, o casamento tem a garantia do sucesso. O casamento firmado em Cristo produz resultados surpreendentes, passando por cima das barreiras e sendo exemplo de união perfeita para a sociedade.

Questionário.
1. Quem é o mentor do casamento?
R: Deus (Gn 2.18).

2. O que o casamento dá origem?
R: A família (Gn 2.23-24).

3. Qual é o livro considerado o manual do casamento e da família?
R: A Bíblia Sagrada (Gn 2.23).

4. O que as práticas ilícitas são para o Senhor?
R: Abomináveis (Rm 1.26-27).

5. Quais são os três pilares que sustentam o casamento?
R: O amor, a responsabilidade e a presença de Deus.

Veja também: Slides - Lição 2 - Casamento, uma instituição divina


Leia também: Lições Bíblicas: Casamento e Família

Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.

Fonte:Editora Betel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário