20 de janeiro de 2016

Lição 1 O cristão e a família do século XXl

Texto Áureo
Isaias 44.3
“Porque derramarei água sobre o sedento, e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha Bênção, sobre os teus descendentes”.


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Verdade Aplicada
A família é um fenômeno social presente em todas as sociedades. Sem família não existe sociedade.


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Objetivos da Lição

Mostrar as mutações da família em relação aos séculos passados;
Apresentar a importância do relacionamento entre pais e filhos na família;
Expor a importância do ensino cristão e o relacionamento com a Igreja.

Glossário
Afazeres: trabalhos, ocupações;
Estigmatizar: censurar, verberar;
Procriação: Ato ou efeito de procriar; reprodução, geração.

Leituras complementares
Segunda Êx 20.12
Terça Sl 107.5
Quarta Pv 15.33
Quinta Mt 15.4
Sexta Ef 6.2-3
Sábado Cl 2.8

Textos de Referência.
Deuteronômio 6.4-9
4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Hinos sugeridos.
212, 291, 469

Motivo de Oração
Ore para que as lições da Escola Bíblica Dominical falem profundamente aos corações.

Esboço da Lição
Introdução
1. Família, criação de Deus.
2. A família e os desafios.
3. A família e a Igreja.
Conclusão

Introdução
O século XXI traz o desafio de um mandamento cultural na contramão do que foi vivido nos séculos passado. É preciso estar alicerçado em Deus não somente para compreender esse tempo, mas para viver sob a égide divina (CL 2.8).

1. Família, criação de Deus.
A família sempre foi o alvo principal das forças do mal. A Igreja está atenta a esses ataques, pois os tais não somente desestruturam a fé cristã, como também desintegram a sociedade de modo geral. A família é um tesouro e como tal, deve ser guardada e preservada (Mt 6.21).


1.1. Família um tesouro.
Segundo a Declaração Nacional dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural, universal e fundamental da sociedade. Sem família não há sociedade. A degradação da sociedade acontece por causa da deterioração da família. A Igreja é uma família composta por famílias. Se uma família estiver edificada, a Igreja também estará. Todavia, se a família for destruída, a Igreja também será. É nosso dever cuidar das famílias. Se a sociedade se dissolve, o problema está na ausência de famílias solidificadas em Cristo.

É importante comentar com os alunos que as famílias são o alicerce da sociedade e que família sem princípios resulta também numa sociedade sem princípios. Mostre para eles que quando os valores divinos predominam em uma casa o destino de seus membros se distinguem dos demais da sociedade. Uma casa alicerçada em Deus não cairá ao ruído dos ventos enigmáticos dos falsos ensinamentos e não irá se misturar com o todo do mundanismo. Os valores cristãos são morais e espirituais; eles conduzem a família cristã não somente ao topo da comunhão com Deus, mas a uma vida de paz e sucesso (Lc 6.47-49).

1.2. A importância da família à luz da criação.
Deus não uniu o homem e a mulher somente para que um suprisse as necessidades e carências do outro. Seu projeto vai além de companheirismo e procriação. Deus sempre quis ser conhecido através das famílias. Adão foi o modelo original, feito á imagem e semelhança de Deus. Isto significa que toda a humanidade descendente de Adão portaria consigo a mesma essência divina (Gn 1.26). Desse modo, os atributos e a grandeza de Deus surgiriam naturalmente através dos filhos gerados pelo primeiro casal. A grande comissão sempre foi um projeto do Éden (Mt 28.18-20). O plano do inimigo é sempre sabotar essa essência, como no Éden, e assim fazer com que a humanidade seja apartada de Deus, gerando filhos assassinos, violentos e cheios de promiscuidade (Jo 10.10).

Comente com os alunos que, quando as famílias se formaram segundo a vontade de Deus, elas se tornam fortes, sadias e felizes. A presença de Deus em um lar não somente eleva os membros da casa a uma vida repleta de valores, mas influi com esses mesmos valores na sociedade, contribuindo tanto para seu bem-estar quanto para a propagação do conhecimento de Deus. Assim, uma família estruturada é uma Igreja ambulante, que prega sem esboçar palavras. É como o sal que, por onde passa, transforma o sabor (Mt 5.13).

1.3. A família e a sociedade atual.
A sociedade atual vive uma mutação em comparação com a família dos séculos passados. A autoridade patriarcal e a divisão de papéis ganharam novos significados nesse século. Em geral, a mulher do século XXI é uma mulher independente, que gera seus próprios recursos e que, ao lado de seu esposo, soma na renda familiar. Ela já administra empresas, leciona em faculdades, lidera, pilota aviões e preside nações. Durante muito tempo, a mulher viveu estigmatizada, censurada e vista pela sociedade somente como uma ajudadora e procriadora. Esse projeto igualitário traz a compreensão de ajuda mútua (Ec 4.9-10). Por outro lado, os filhos têm sofrido com a ausência dos pais.

Esclareça para os alunos que, com a nova sociedade, houve uma associação na liderança familiar, onde o marido também contribui no cuidado dos filhos e nos afazeres domésticos. Por outro lado, os filhos do casal moderno sofrem pela ausência dos pais que, consumidos pelo trabalho, fracassam na paternidade sobre os filhos. Eles precisam manter a renda e, enquanto lutam pela sobrevivência, fracassam como pais. Os estudiosos chegaram a afirmar que todo o caos do mundo se centraliza na ausência de pais na sociedade. Ser pai não é um título, é uma função (Jo 5.26).

2. A família e os desafios.
Prevenção é a única maneira pela qual evitamos o mal. A vida cristã não é fácil e é ainda mais complicada porque lutamos contra o que não vemos. Nossos inimigos são invisíveis e atuam nas áreas de nossas vidas que não estão alicerçadas (Ef 6.12).

2.1. Conflitos na família.
Jesus disse que, antes de construir, devemos fazer cálculos da construção, para que, pondo os alicerces, não deixemos a obra sem terminar e sejamos escarnecidos (Lc 14.28-30). Nosso século é o século dos casamentos precoces, onde meninas se tornam mães antes da maioridade e os jovens casais vão morar com os pais por falta de planejamento. Temos uma sociedade recheada de casais imaturos e o resultado dessa ausência de planejamento é um número sem fim de mães solteiras e filhos em pais. Estes, por falta de alicerces familiares, repetem os mesmos erros de seus pais em seus relacionamentos e, assim, a sociedade vai se transformando em um campo de batalha por causa da ausência dos padrões divinos estabelecidos para o matrimônio (Ef 5.31).

Ensine aos alunos que contrair um matrimônio sem antes conhecer os padrões estabelecidos por Deus é como entrar numa guerra sem o auxílio de armas. Não se casa somente por amor ou porque se tem fé, é preciso planejamento. É por esse motivo que muitos casamentos não subsistem (Am 3.3).

2.2. Comunicação entre pais e filhos.
A ausência de diálogo entre pais e filhos é um dos grandes males deste século e o grande vilão é a falta de tempo. As responsabilidades do lar são parte integrante da vida do casal e isto inclui a tarefa de instruir os filhos. Infelizmente, em muitos lares, os filhos são instruídos pela TV, internet, entre outros. É dever dos pais ensinar (Pv 22.6). Deus ordenou aos pais que instruíssem seus filhos, que dialogassem com eles acerca da Lei (Dt 6.6-7). A semente do diálogo deve ser plantada já na infância. Pais e filhos precisam ser amigos e confiar um no outro. Quando Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30), nos revelou a grandeza do relacionamento entre pais e filhos.

Explique para os alunos que sempre foi comum à mãe cuidar do aspecto emocional dos filhos, isso porque o pai sempre esteve ausente, cuidando em prover as necessidades do lar. Por isso, a relação mãe e criança sempre foram mais intensas. Todavia, com as transformações econômicas, sociais e de costumes, hoje o pai participa de maneira mais efetiva na formação da personalidade dos filhos e isso sempre foi padrão divino (Pv 22.6).

2.3. Relacionamentos entre pais e filhos
Nosso maior exemplo de filho é Jesus Cristo. Ele nos ensinou como um filho se relaciona com um pai, como respeita seu legado e como deve honrá-lo (Ef 6.2-3). Por não terem aprendido a se relacionar com seus pais e nem tampouco a respeitá-los, há muitos filhos maldizentes em nossa sociedade, que apenas pensam em si mesmos e não correspondem ao sacrifício feito por seus pais. Quanto aos pais, estes também devem honrar seus filhos, serem presentes sem suas vidas, dar-lhes amor, amizade e atenção. Enquanto os filhos devem aprender a honrar seus pais, os pais devem funcionar como pais, não somente dando ordens, mas sendo amigos íntimos e exemplos de vida para eles.

Enfatize para os alunos que a honra aos pais é um mandamento. Ensine para eles que a ausência de honra redunda em infelicidade e vida curta. Quando olhamos para a sociedade na qual vivemos, observamos que os jovens estão sofrendo. Muitos estão sem perspectiva do futuro, tornaram-se delinquentes, mães solteiras. Tudo porque desejaram ser insubordinados e sem afetos por seus pais (Ef 6.2-3). Diga aos alunos que a vida está ligada à honra e honrar é reconhecer aquilo que a pessoa é por si mesma, ou que por mérito conquistou (Rm 12.10; 13.7).

3. A família e a Igreja.
A relação família e Igreja é fundamental para a existência de ambas. Enquanto os ditames do mundo bombardeiam as famílias moral e espiritualmente, a Igreja é a única instituição onde a família cristã pode refugiar-se e sobreviver aos ataques do maligno (Mt 16.18b).

3.1. A EBD e a família.
Deus nos ensinou que só existe uma coisa que conduz Seu povo à perdição: a falta de conhecimento (Os 4.6). A Escola Bíblica Dominical é uma porta aberta para o ensino cristão. É um instrumento de crescimento espiritual para as famílias. Tanto a família quanto a EBD possuem o mesmo alvo: formar cristãos maduros e produtivos, que honram a Deus e o servem. Assim como os pais tem como obrigação instruir seus filhos no caminho do Senhor, a EBD age da mesma maneira com os filhos espirituais da Igreja.

Ressalte para os alunos o privilégio de fazer parte da Escola Bíblica Dominical (EBD). Diga para eles que a cada trimestre temos uma oportunidade única de estudar a Palavra de Deus, aplicando-a a vida pessoal e com uma mensagem adequada a cada faixa etária. Esclareça para eles que a Escola Dominical é um instrumento de crescimento espiritual para toda a família. Nela, nossos filhos são corroborados em princípios cristãos e instruídos em caráter. Motive os alunos a lerem e estudarem a Bíblia. Nosso prazer em meditar na Lei do Senhor de dia e de noite nos torna bem-aventurados (Sl 1.2). Diga para eles que todos os dias o nosso Eterno Deus se revela de modo mais intenso (Os 6.3).

3.2. A relevância do culto doméstico.
Quando um lar cristão abre as portas para a Palavra, abre tanto para a felicidade quanto para a felicidade quanto para o êxito. Cultuara Deus no lar nada mais é que cumprir uma ordenança divina (Dt 6.6-9; Pv 1.7-9; 6.20). Quando nos esforçamos em conduzir nossos filhos e família a um relacionamento pessoal com Deus através do ensino da Palavra, estamos não somente preparando-os para a salvação, mas conduzindo-os a uma vida saudável e sem contaminação. A igreja tanto é uma extensão de nossa casa, quanto nossa casa deve ser uma extensão da igreja. Tudo começa no lar e não existirá igreja forte se as famílias estiverem fracas.

Pergunte aos alunos se eles têm o hábito de realizar o culto doméstico com suas famílias. Deixe-os comentarem um pouco sobre a relevância do culto doméstico e o seu reflexo tanto na família quanto na igreja. Chame a atenção dos aluno0s para um retorno à leitura das Sagradas Escrituras.

3.3. Família servindo a Deus.
O que conduz qualquer família ao desmoronamento é a ausência de Deus. A presença de Deus torna um lar agradável e pacífico. Numa casa onde há tempo para se buscar a Deus e adorá-lo a atmosfera é agradável e santa. A Bíblia nos ensina que se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1). O senhor bate a nossa porta e devemos abrir para que ele entre, sente à nossa mesa e ceie conosco (Ap 3.20). Quanto mais íntimos de Deus, mais afastados seremos do mundo.

Merece ser destacado para os alunos que, segundo o escritor George Ladd, uma refeição em conjunto tinha muito mais significado no antigo mundo judaico do que tem hoje em dia. Era um símbolo de afeição, confiança e intimidade. Os fariseus criticavam Jesus não só por se reunir com publicanos e pecadores, mas por comer com eles (Lc 15.2). Dessa maneira, o texto de Apocalipse 3.20 contém uma promessa de comunhão a mais íntima possível. Infelizmente, o culto da igreja em Laodicéia era uma fraude vazia. Explique para os alunos que não podemos nos tornar íntimos de Deus apenas vindo aos cultos. É necessário ter uma vida diária de oração e leitura. Deus relaciona conosco e se aproxima de nós quando desejamos estar com Ele (Tg 4.8).

Conclusão.
Nosso Deus é um Deus pessoal. Ele é um Deus de relacionamentos. O Pai da Eternidade é um pai extremamente amoroso. Ele deseja ser íntimo de todos os filhos gerados á Sua imagem e semelhança (Gn 1.26).

Questionário.
1. Cite um dos grandes males de nosso século?
R: A ausência de comunicação entre pais e filhos (Pv 22.6).

2. O que acontece quando um lar abre as portas para a Palavra de Deus?
R: Abre tanto para a felicidade quanto para o Êxito (Dt 6.6-9).

3. Qual a importância da EBD?
R: Ela é uma porta aberta para o ensino cristão (Os 4.6).

4. A Igreja é o único lugar onde o cristão?
R: Pode refugiar-se do bombardeio do inimigo (Mt 16.18b).

5. O que conduz qualquer família ao desmoronamento?
R: A ausência de Deus (Sl 127.1).


Veja também: Slides - Lição 1 - O cristão e a família do século XXI

Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 1º trimestre de 2016, ano 26, Nº 98, Casamento e Família.

Fonte:Editora Betel.

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