17 de janeiro de 2016

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (1 Coríntios 15.58)

Exposição do texto:

A igreja de Corinto foi fundada pelo apóstolo Paulo. No capítulo 1 dessa carta percebemos que era uma igreja que possuía todos os dons do Espírito Santo, portanto uma igreja cheia de talentos e capacidades. No entanto, em menos de três anos de fundação, podemos perceber, lendo o restante da carta, que ela se perdeu em vários aspectos, sejam eles doutrinários, morais e existenciais. Paulo escreve a carta com o objetivo de acertar a rota dessa igreja, ensinando o amor, a humildade, o senso de comunidade e a importância de seguir a Palavra de Deus. Dentre tantos conselhos que estão sendo dados destacamos o do versículo acima: SEDE FIRMES. Paulo buscava por meio desta carta consolidar essa igreja que estava em seus primeiros passos.

Discussão:
1- Quanto tempo você está na igreja?
2- Nesse tempo, quantas vezes você leu a Bíblia toda?
3- Quais dons do Espírito Santo você identifica em sua vida? Como você os tem usado?

Contexto:
CONSOLIDAÇÃO. Segundo o dicionário (www.dicio.com.br/), consolidar significa: Fazer com que fique mais sólido ou forte; tornar resistente, firme ou estável. Este será um ano de grandes oportunidades para você firmar sua fé por meio do estudo da Palavra e prática das demais disciplinas espirituais.

1- Tornar sólido, estável: na física existem as mudanças de estado, uma delas se chama solidificação, que é a passagem do líquido para o sólido. O estado líquido caracteriza-se pela maior distância entre as partículas, o que as fazem variar de forma e de acordo com o recipiente em que estão. Se o recipiente é redondo, o líquido fica redondo, se o recipiente é quadrado, o líquido se molda e fica quadrado. As pessoas não consolidadas também são assim, sem forma específica, fáceis de serem manipuladas e mudarem de opinião, de igreja e até de fé. Já o estado sólido apresenta partículas bem próximas, o que estabelece uma forma constante. O sólido não muda de forma de acordo com o recipiente que o contém, pelo contrário, manterá sempre a mesma forma. O cristão consolidado é assim, constante, em qualquer ambiente ele tem a mesma forma. Pode vir qualquer vento de doutrina que ele permanece firme no sólido fundamento da Palavra de Deus.

2- Tornar-se resistente, firme: outra característica de uma pessoa consolidada é sua resistência. Quando alguém está no pleno exercício de sua espiritualidade, em dia com Jesus, firmado na Palavra Dele, pode vir a adversidade que for, ela não se abalará. Não será uma crise do país ou uma situação ruim no trabalho que fará com que sua fé titubeie. Ela é resistente às intempéries tão comuns do nosso dia a dia. Ela resiste ao diabo e foge das tentações desta vida. Ela não se afasta da igreja quando as coisas parecem ruins, ela não olha para homens, olha para Deus. Ela não olha circunstâncias, pois seus olhos são do Espírito Santo. Ela não se foca na crise, ela se foca em Cristo.

Conclusão:
Pela nossa consolidação, isto é, nos tornarmos firmes nas bases da Palavra de Deus para que sejamos contantes e resistentes.
Pr. Richarde Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário