13 de fevereiro de 2016

As três características centrais da Ceia do Senhor!

As três características centrais da Ceia do Senhor!

Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Texto: I Co 11.17-30


Introdução:


A Ceia do Senhor é uma das experiências mais ricas vividas pelo cristão. Ela é uma expressão concreta do amor de Deus e da experiência de pertencer e ser parte de uma comunidade.

A Santa ceia é um convite a amizade, comunhão e intimidade com Cristo.

Estas características não estavam acontecendo na Igreja de Corinto, pelo contrário, estava acontecendo muitas divisões.

Com base nisso podemos analisar neste texto, três características centrais da Ceio do Senhor.
Memorial;

“Anunciais a morte do Senhor…” O que significa a morte de Cristo?

1) Remissão de pecados (Mt 26.28);
2) Vitória sobre a morte e o pecado (I Co 15.55-57);
3) envio do Espírito Santo (Não deixarei vocês órfãos);


4) Preparação da nossa morada com Deus (Vou preparar-vos lugar). 

Profético;

A função do profeta era denunciar o pecado.

A mensagem da Ceia nos revela o nosso pecado e que não podemos participar da mesa “indignamente”. Não podemos nos aproximar da Mesa da Comunhão sem antes se arrepender dos pecados.

Se tomarmos da Santa Ceia em pecado seremos culpados “do corpo e sangue de Cristo”. Tomaremos para si juízo, condenação.

Você poderá dizer: – então é melhor não tomar a Ceia para não chamar para si juízo, né?! A resposta é: NÃO! Porque se você deixar de tomar a Santa Ceia você estará negando o corpo e sangue de Cristo (Aliança, a salvação).

Então, o que eu devo fazer? A partir disso temos a terceira característica da Santa Ceia…
Evangelístico;

Evangelístico = Evangelho = Boa Notícia (Graça)

A Palavra diz: “Examina-se o homem…” Examinar: verificar, avaliar se está tudo bem ou não.

Ex: Quando a gente vai ao médico fazer exames (para diagnosticar o problema e solucioná-lo com a terapia)…

Depois do auto-exame e da constatação do pecado devemos nos arrepender. (Pv 28.13-14) Não dá para brincar de ser crente ou brincar com Deus, pois de Deus não se zomba.

Conclusão:

A Santa Ceia é um convite para o pecador morrer cada vez mais para o pecado e viver cada vez mais para Cristo.

“Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2.20)
Fonte: http://esbocodesermao.com/as-tres-caracteristicas-centrais-da-ceia-do-senhor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário