22 de março de 2016

Há Mais Evidências da Vida Após a Morte

A discussão em favor da vida após a morte consiste em argumentos empíricos ( observáveis) e não empíricos (teóricos).

São dois os argumentos empíricos:

As experiências de quase-morte (EQM) e a ressurreição de Jesus.

Existe um conjunto suficiente de evidências de pessoas que morreram, deixaram seu corpo, tiveram várias experiências e retornaram ao corpo.

Os esforços para explicar as EQMs como um fenómeno natural fracassam nos casos em que a pessoa desencarnada obtém conhecimento de coisas ocorridas a quilómetros de distância (por exemplo, conversas com membros da família). É preciso ser cauteloso sobre as, interpretações teológicas das EQMs, mas a sua realidade está bem estabelecida.

Alguns afirmam que, ainda que sejam verdadeiras, as EQMs propiciam evidências apenas de uma existência temporária além da morte. A rigor, isto é correto. No entanto, se a morte biológica não cessa a consciência, é difícil imaginar o que poderia fazê-la cessar, depois da morte.

A ressurreição de Jesus. Aqui, é suficiente dizer que se Jesus ressuscitou dos mortos, isto o qualifica a falar sobre a vida após a morte, porque a sua ressurreição fornece evidências de que Ele é o Filho de Deus e significa que Ele retornou à vida após a morte, e nos contou sobre ela.

Os argumentos não empíricos se dividem entre os que dependem do teísmo e os que não dependem.
Os primeiros supõem a existência de Deus e, com base nisto defendem a imortalidade.
Se Deus é quem Ele diz ser, o caso está provado sem sombra de dúvida.

Três argumentos dependentes do teísmo são particularmente importantes.

O primeiro tem dois lados, e fala da imagem e do amor de Deus. Considerando que os homens têm grande valor por terem a imagem de Deus, e considerando que Deus preserva este valor, então Deus preserva as pessoas. Além disso, considerando que Deus ama os que têm a sua imagem e tem um projeto de conduzi-los à plena maturidade e comunhão com Ele, Deus sustentará os seres humanos a fim de dar continuidade a este caso de amor e ao seu importante projeto para eles.

O segundo argumento, baseado na justiça divina, afirma que, nesta vida, os bons e os maus não estão distribuídos de maneira equitativa. Um Deus justo deve equilibrar a balança em outra vida, e por isso é necessária a vida após a morte.

Finalmente, existe o argumento da revelação divina. Pode-se estabelecer que a Bíblia é a Palavra verdadeira e confiável de Deus, e que ela afirma a existência da vida após a morte. Para que isto seja um argumento, são necessárias considerações; racionais em defesa da condição divina da Bíblia.

A imortalidade
Em favor da imortalidade, existem dois argumentos que não dependem do fato de crer ou não em Deus.
O primeiro é um argumento em três partes, com base no desejo:
(1) o desejo de vida após a morte é um desejo natural;
(2) cada desejo natural corresponde a algum estado real de coisas que possa cumpri-lo;
(3) logo, o desejo da vida após a morte corresponde a algum estado real de coisas - especificamente, a vida após a morte - que o cumpre.

Os críticos afirmam que o desejo da imortalidade não é nada além de uma expressão de egoísmo ético. As pessoas não a desejam universalmente, e mesmo quando o fazem, é um desejo adquirido, e não natural.
Além disso, mesmo se for um desejo natural, muitas vezes tais desejos são frustrados. Assim, o argumento do desejo não é necessariamente forte, mas ainda assim tem os seus méritos.

O segundo argumento a afirma que a consciência e o ego não são materiais, não; são físicos, e isto respalda a crença na vida após a morte de duas maneiras:

(1) torna inteligíveis a existência desencarnada e a identidade pessoal após a vida na terra;
(2) fornece a evidência da existência de Deus. Isto, por sua vez, fornece a base para a reintrodução dos argumentos dependentes do teísmo, em favor da vida após a morte.

O argumento de que a consciência não é física envolve a afirmação de que, uma vez que um indivíduo obtém uma descrição exata da consciência - sensações, emoções, pensamentos, crenças -, fica claro que ela não é física.
Os estados de consciência são; caracterizados por sua sensação interior e privativa, dada a conhecer pela introspecção. Uma vez que os estados físicos não têm estas características, a consciência não é física.

A defesa de um ego imaterial está enraizada na declaração de que, na introspecção de primeira pessoa, estamos conscientes de nosso próprio ego como centro não material de consciência.
Esta consciência fundamenta intuições de que, quando alguém tem um braço cortado, uma parte de seu cérebro ou ganha ou perde recordações e características de personalidade; isto não faz dela uma pessoa parcial ou uma pessoa completamente diferente.
Embora estes dois argumentos forneçam algum motivo para a crença na vida após a morte, eles estão longe de ser conclusivos. Em resumo, a justificação da crença na vida após a morte é, em grande parte, dependente do teísmo.
Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé – CPAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário