31 de março de 2016

Lição 1 - Um lugar de comunhão

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2016
JUNIORES - Tema: Igreja, casa de Deus
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva


A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguições. Os apóstolos foram presos, alguns apedrejados, outros mortos e tudo isto porque eles davam testemunho de Jesus Cristo.

Ao Mestre

Nesse trimestre podemos aprender um pouco mais sobre a Igreja. É uma oportunidade de ensinarmos aos pequenos sobre a importância da igreja e de termos comunhão com nossos irmãos e com Deus.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender a importância de termos comunhão com todos.

Memorizando

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" (Sl 133.1 – ARC).

Texto bíblico em estudo: At 2.42-47.

O inicio da Igreja

No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma narrativa de como foi o início da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apóstolos e um padrão permanente para a igreja.

Quem quiser seguir a Cristo deve levar em conta os exemplos dos apóstolos vistos neste livro. Exemplos de santidade, ousadia, sofrimento, oração, fraternidade e união.

As principais características da igreja primitiva, narrada no livro de Atos dos Apóstolos são:
As últimas instruções de Jesus e a ordenança de evangelizar as nações;
A igreja estava constantemente em oração;
A igreja supria os necessitados;
Curas e maravilhas eram realizadas pelos apóstolos, dando sequência ao que Jesus tinha feito;
Diversas citações de batismo com o Espírito Santo;
Grandes pregações e muitas conversões;
Os primeiros mártires: Estevão apedrejado; Tiago teve a cabeça cortada;
Prisões e sofrimento fizeram parte da vida dos apóstolos;
Grande expansão missionária da igreja;
A ação do Espírito Santo em favor da igreja.

Com a leitura do livro de Atos dos Apóstolos devemos compreender que servir a Deus está acima de todas as coisas e mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos é necessário mantermos o padrão bíblico de obediência a Deus.

Fazendo uma comparação da igreja primitiva com o cristianismo atual, iremos encontrar diferenças discrepantes. Veja algumas coisas que ocorre na igreja atual e não encontramos em Atos dos Apóstolos.

Muitas pessoas têm procurado as igrejas evangélicas para obter benefícios materiais apenas e esquecem-se do que é de fato a igreja;

A igreja tem sido usada por muitos apenas para “cobrar” bênçãos de Deus;

O relativismo é tolerado como normal por muitos. A idéia de pecado passa ser algo muito vago, “depende”; ora, se foi Jesus que morreu por nós, então nosso compromisso e esperança está em Jesus.

A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguições. Os apóstolos foram presos, alguns apedrejados, outros mortos e tudo isto porque eles davam testemunho de Jesus Cristo.

Eles pregavam era que Jesus havia ressuscitado, subido ao céu e que voltaria. Pregavam que era necessário o arrependimento dos pecados e entregar a vida a Jesus Cristo para obter a salvação.

A importância da comunhão

Vivemos em um mundo egoísta e individualista onde cada um busca seus próprios interesses, mesmo que pra isso tenham que passar por cima de algumas pessoas. As filosofias que imperam no mundo é a da hedonismo (prazer pelo prazer) e o Egocentrismo (eu no centro – tudo para mim).

Desde a queda o homem se tornou míope em seus relacionamentos, sendo incapaz de enxergar o outro e de ver além de si mesmo e de seus interesses. Neste tempo de indiferença Deus chama seu povo para impactar o mundo com um estilho de vida de comunhão.

Infelizmente, comunhão é uma palavra muito falada, muito comentada e pouco entendida e vivida. Para muitos comunhão é sinônimo de aglomeração, ajuntamento, agrupamentos de pessoas. Estar junto no mesmo lugar e fazer as mesmas coisas não significa estar em comunhão. Isto porque, posso estar fisicamente junto e o meu coração estar longe.

Na Bíblia a Palavra Comunhão é relacionado a palavra Koinonia que no grego significa: Estar em comunhão com; ter em comum; tornar-se participante, tornar-se um companheiro; associar-se em projetos comuns; ter intimidade!

A palavra "comunhão" é uma expressão típica da Igreja, tanto que só é encontrada nas Escrituras Sagradas em o Novo Testamento e, mais especificamente, após a "inauguração" da Igreja a partir do dia de Pentecostes do ano 34. Seu primeiro aparecimento na Bíblia é em Atos 2.42, na primeira descrição deste novo povo de Deus, quando se diz que os crentes "perseveravam na doutrina dos apóstolos e na "comunhão"

Conclusão
A igreja crescia porque havia comunhão e todos oravam unanimes, em uma mesmo objetivo. A mensagem que Paulo, Pedro, Estevão, João, Tiago e outros pregavam naquela época continua valendo para os nossos dias. Ela não caducou, pelo contrário, continua viva e atual para a igreja contemporânea.

Fonte:  Portal Escola Dominical








Escola Dominical - Lições/Slides

4 comentários:

  1. Quero agradecer as irmãs Ana Paula Nogueira e Jaciara da Silva, por esse portal que nos proporciona um enriquecimento das lições de Juniores, muito importante para os professores. Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer as irmãs Ana Paula Nogueira e Jaciara da Silva, por esse portal que nos proporciona um enriquecimento das lições de Juniores, muito importante para os professores. Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir