14 de março de 2016

Noticia: Oposição insiste na saída de Assad para alcançar solução política na Síria

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;..." Mateus 24:6
A Comissão Suprema das Negociações (CSN), a principal aliança política e armada da oposição da Síria, reafirmou neste domingo que o presidente Bashar al Assad tem que deixar o poder se a intenção for alcançar uma solução política ao conflito.

"É lógico que sejam assassinadas milhões de pessoas, se destrua o restante de Síria e se desloque um povo inteiro por um só homem, que foi o responsável pela perda da Síria?", se perguntou o porta-voz da CSN, Riad Nasan Aga, em declarações à Agência Efe em Riad.

Aga disse que a delegação da CSN estará presente nas negociações que começarão amanhã em Genebra para reiterar a todo o mundo que está comprometida com a busca de uma solução política.

"Não desejamos mais tragédias para nosso povo sírio, e a comunidade internacional deve pressionar o regime para que aceite a resolução da ONU, cumpra a Declaração de Genebra, e aceite uma solução pacífica", acrescentou o porta-voz.

Nesse sentido, Aga comentou que a Rússia está diante de uma grande responsabilidade porque participou com força no projeto da solução política e na Declaração de Genebra, razão pela qual deve pressionar o governo sírio.

A rodada de consultas anterior foi suspensa pelo mediador da ONU, Staffan de Mistura, no último dia 3 de fevereiro, seis dias após sua abertura e sem ter conseguido que as delegações aceitassem entabular negociações indiretas.

Entre essa rodada e a que começará na segunda-feira se chegou a uma acordo para a cessação das hostilidades, que já dura duas semanas apesar das várias violações denunciadas, e a ONU conseguiu chegar a mais da metade das cidades sitiadas na Síria para fornecer alimentos e outras ajudas imprescindíveis a dezenas de milhares de pessoas.


Leia também:Últimas Notícias. Com
Deixe o seu comentário

Fonte: EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário