27 de março de 2016

TEATRO: ESCOLA DOMINICAL, PRA QUÊ?

Esta peça foi escrita com inspiração divina e tem como objetivo ressaltar a importância da Escola Dominical na vida do cristão.
Sandra, a personagem principal, vive o drama de ser forçada a frequentar a escola dominical, mesmo sem a companhia de seus pais, que sempre arrumam um pretexto para não ir.
Espero que com esta peça Deus abençõe de maneira grandiosa, tanto os que pretendem apresentar quanto aos seus expectadores.
Toda honra, glória e louvor sejam dadas ao Pai, o Deus eterno !

Personagens:
Mãe ( sem restrição )
Sandra ( Filha. Criança ou adolescente )
Henrique ( Jovem ou adulto )
Guilherme ( criança ou adolescente )
Pâmela ( criança, adolescente ou jovem )
Amanda ( criança, adolescente ou jovem )
Obs.: Se houver necessidade, pode trocar homens por mulheres, digo: ao invés de ser mãe, pode ser um pai, ao invés de uma garota, um garoto, etc.
Cenário: Caminho da igreja

Cena 1: Nesta, os personagens não aparecem, só mesmo as vozes ( da mesa de som )
Sandra está dormindo...
MÃE: Sandra... Sandrinha, acorda, é hora de ir pra escola dominical !
SANDRA: Ah Mãe ! deixa eu dormir. Só hoje, por favor, eu tô com dor de cabeça !
MÃE: não, não, não, pode levantar !
SANDRA: ah mãe, por favor, eu tô muito cansada...
MÃE: menina levanta logo, antes que eu desperte do meu sono. Levanta logo e vê se se arruma, anda... Ah... e entregue isso para o pastor, fala que não deu pra mim ir porque eu tô com dor de cabeça.
SANDRA: ei, mas essa desculpa quem arrumou foi eu... acho melhor a senhora inventar outra porque todo domingo a senhora fala a mesma coisa, o pastor pode desconfiar...
MÃE: é verdade, você tá certa, acho melhor inventar outra... ah, inventa qualquer uma lá. Agora vai anda, vai logo pra não atrasar...
Sandra sai " de casa " e encontra Henrique no caminho.. ( palco )


Cena 2:
HENRIQUE: que cara é essa menina ? você tá parecendo que vai pra um velório...
SANDRA: não, é pior que isso.
HENRIQUE: pior ???
SANDRA: é que eu tô indo para a escola dominical.
HENRIQUE: nossa, mas você acha que a escola dominical é tão ruim assim ?
SANDRA: deve ser porque minha mãe nunca vai...
HENRIQUE: viu, me fale uma coisa... seus pais brigam muito ?
SANDRA: nossa e como, quando eles começam, voa panela pra todo lado...
HENRIQUE: e televisão, vocês assistem muito ?
SANDRA: não, não, não, só o normal mesmo... Primeiro a gente assiste a novela das 6, depois a das 7, depois a das 8 e nos intervalos a gente vê um pouco do ratinho... depois, geralmente, a gente assiste algum filme...
HENRIQUE: e a oração, que horas vocês oram ?
SANDRA: ah, na igreja ué !
HENRIQUE: então tá explicado porque a escola dominical não faz sentido pra vocês...
Guilherme chega cantando... “ do jeito que você me olha... "
HENRIQUE: que isso Guilherme, que música é essa que você tá cantando ?
GUILHERME: é do CD novo que o meu pai comprou...
HENRIQUE: você está indo para a escola dominical ?
GUILHERME: que nada eu vou é na feira comer pastel.
HENRIQUE: tá errado, você tem que ir é pra escola dominical, junto com seus pais...
Guilherme ri...
HENRIQUE: qual é a graça ?
GUILHERME: é que o meu coroa não vai pra escola dominical...
HENRIQUE: ah entendi, entendi tudo...
Guilherme se retira enquanto Pâmela e Amanda estão se aproximando ( cantando, felizes )...


Cena 3:
SANDRA: nossa, onde vocês vão felizes desse jeito ?
PÂMELA: pra escola dominical ué !
SANDRA: mas porque toda essa alegria ?
AMANDA: porque lá é o melhor lugar do mundo !
SANDRA: ( risos ) vocês tão brincando...
PÂMELA: não, é sério... olha só: meu pai ia pra igreja, mas não conseguia para de fumar, até que ele começou a ir pra escola dominical e aprender da Palavra, então ele foi liberto !
Guilherme:
AMANDA: e a minha mãe era grossa e ofendia as pessoas porque falava sem pensar, mas ela começou e ir para a escola dominical, aprender da Palavra e Deus transformou...
PÂMELA: meu irmãozinho tirava nota baixa na escola porque só queria saber de vídeo game, mas ai ele começou a ir pra escola dominical, aprender da palavra e hoje ele é uma bênção...
SANDRA: gente, acho que vou embora...
HENRIQUE: ué Sandra, mas você não vai pra escola dominical ?
SANDRA: eu vou, mas meus pais vão ter que ir também, ah vão... !
HENRIQUE: mas, se você chamar sua mãe agora, ela vai te bater...
SANDRA: não tem problema, o importante é que ela aprenda o que é certo...
PÂMELA: é Sandra, eu acho que você tá certa !
SANDRA: é, e eu ainda vou falar pra ela assim: eu só aprendi a ler porque eu fui na escola; e como a senhora quer aprender de Deus, se não for na escola dominical ???
HENRIQUE: ela pode alegar que estuda a bíblia em casa...
SANDRA: ai eu falo pra ela que eu também não vou mais pra escola todo dia, que agora eu vou estudar em casa...
AMANDA: é, essa é uma boa saída, mas ela ainda pode falar que já conhece a bíblia.. !
SANDRA: ai eu pergunto se porque eu sei ler, eu não preciso mais ir pra escola...
HENRIQUE: e se ela falar que é difícil levantar cedo ?
SANDRA: ai eu pergunto pra ela se foi fácil para Jesus levar a cruz...
PÂMELA: é, depois dessa eu acho que ela não vai ter mais o que falar..
SANDRA: ai eu falo. Então vamos logo, porque já estamos atrasados..
HENRIQUE: falando nisso, vamos logo pessoal, porque se não nós é que chegaremos atrasados...
Se despedem...
FIM
Fonte WEB ATOS DOIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário