11 de abril de 2016

Estudo Bíblico: Fé

A fé sempre foi a marca de um discípulo de Jesus. Os primeiros discípulos eram conhecidos como crentes. Jesus disse: “... Tudo é possível ao que crê." (Mc 9:23.)
A fé significa uma total dependência de Deus. Quando Adão pecou, ele saiu da dependência de Deus e entrou numa “independência” (que significa incredulidade). Essa dependência de Deus é chamada de fé.

A fé o leva além dos seus cinco sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato.
A fé o libera da sua capacidade limitada.
Pela fé você passa da “incapacidade’’ para a “capacidade de Deus’’.
Este é o caminhar de fé para o qual todos nós somos chamados - onde “nada vos será impossível" (Mt 17:20).

I. O QUE É FÉ?

Fé é uma ação de obediência em resposta ao que Deus falou.
Fé significa termos confiança ou certeza numa outra pessoa ou nas palavras desta pessoa.
Ter fé em Deus envolve uma troca da auto-confiança pela confiança em Deus.
Paramos de confiar em nós mesmos e confiamos n’Ele. Abandonamos a dependência de nossas fontes limitadas de conhecimento e começamos a receber de Suas fontes ilimitadas.

1. A verdadeira fé é expressa em
1) Obediência e
2) Ação, em resposta ao
3) Nosso ouvir a Palavra de Deus (voz).
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem" (Hb 11.1).

II. A BASE DA FÉ
A nossa fé pode ser fundamentada nas seguintes verdades.
a) Deus não pode mudar. “Eu, o Senhor, não mudo..." (Ml 3:6 - veja também Tiago 1.17).
b) Deus não pode falhar. “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido." (Jó 42.2 - veja também l Crônicas 28.20).

c) Ele não pode mentir. “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" (Nm 23.19 - veja também Tito l .2).

d) Cristo tornou-Se a fonte da nossa fé em Deus. Leia Hebreus 12.2.

e) A Palavra de Deus permanece fiel para sempre. Leia: Isaías 40:8; Mateus 24.35; Jeremias 1.12.

III. Três verdades sobre a fé

1. A FÉ VEM ATRAVÉS DE UMA PALAVRA DE DEUS.

Primeiramente Deus nos encoraja falando uma “palavra” relevante às nossas circunstâncias.
Isso poderá acontecer à medida que você ler a Bíblia, ou ao ouvir a voz do Espírito Santo em seu espírito.
“... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Rm 10.17 - veja também Gênesis 15.3-5; 17.15-21; Js 1.8.

2. A FÉ DEVE ANDAR JUNTO COM A NOSSA OBEDIÊNCIA

Para que a fé possa operar em nossa situação, precisamos obedecer esta palavra.
A fé é algo ativo, e não passivo. A maioria das promessas de Deus são condicionais - Ele faz a Sua parte, se fizermos a nossa parte.

“... a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tg 2.17 - veja também Tiago 1.22-25; Gênesis 15.6; Mateus 7.24,27.

3. A CRISE, OU “PROVA DA NOSSA FÉ”
Este é um período de provas e testes. Tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e aparentemente não há nenhuma evidência para a nossa crença. Neste ponto, a nossa fé baseia-se completamente na Palavra de Deus (o que Ele nos falou).
“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo." (1 Pe 1.6,7 - veja também Romanos 4.16-21; Salmos 105.17-19.)
Com fé lançamo-nos sobre a Sua fidelidade. Em nossas ocasiões de dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.
“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." (2 Tm 2.13.)
Ele foi fiel a Tomé e a Pedro quando a fé deles foi provada. Jesus não os abandonou.
“... Não te deixarei, nem te desampararei." (Hb 13.5.)

Caro irmão decida-se hoje a viver pela fé e a confiar em Deus em todas as áreas de sua vida. E jamais se esqueça que sem fé não podemos agradar a Deus.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6)”.
O Cajado do Pastor- Ralph Mahoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário