1 de abril de 2016

Evangelização - Capítulo 10: Abençoando As Nações

OBJETIVOS:

Aos completar este capítulo, você será capaz de:

• Identificar as qualidades espirituais de Abraão que irão capacita-lo a abençoar as nações.

• Reconhecer que você é um herdeiro das promessas de Abraão.

• Compreender sua responsabilidade como herdeiro para abençoar as nações do mundo.

VERSÍCULO-CHAVE:

“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3.29).

INTRODUÇÃO

Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai de muitas nações. Através dele as nações da terra seriam abençoadas (Gn 22.18).

O Novo Testamento revela que todos os crentes são herdeiros das promessas de Deus dadas a Abraão. Ser um herdeiro significa que você herdou dele alguma coisa (Gl 3.7-9).

Você é herdeiro de Abraão porque você se tornou a semente de Abraão através de Jesus Cristo (Gálatas 3.29).

Como semente de Abraão, você é um herdeiro da promessa de salvação. Mas, como um herdeiro, você também está sob a ordem de abençoar as nações do mundo com as boas novas do Evangelho. E você deve reivindicar a sua herança (Salmos 2.8).

Através de Abraão, as nações do mundo foram abençoadas. Através de Jesus, as nações são sua herança também.

QUALIDADES ESPIRITUAIS

O que segue são as qualidades espirituais que Abraão tinha e que lhe qualificaram para ser uma bênção às nações e como estas qualidades se relacionam com a visão da colheita:

ELE ESTAVA PLENAMENTE PERSUADIDO:

Abraão creu na visão que Deus mostrou-lhe. Ele estava plenamente persuadido que através dele, Deus abençoaria as nações do mundo (Romanos 4.21).

Para a visão da colheita se tornar uma realidade, você deve estar plenamente persuadido. Deus tem prometido abundante colheita. Ele tem providenciado as estratégias e a metodologia. Você é chamado como um colaborador para abençoar as
nações do mundo.

ELE INVESTIU EM COISAS ESPIRITUAIS:

Abraão investiu sua vida toda no que não era visível no mundo natural.

Deus deu a Abraão a promessa de uma terra maravilhosa, porém ele mesmo nunca  colocou os seus pés neste país (Atos 7.5).

Uma terra que Abraão nunca tinha visto foi prometida. Ela foi prometida para um filho que ele não tinha. Abraão, porém, não duvidou de Deus. Ele investiu sua vida no plano de Deus para que a promessa de Deus fosse cumprida nas futuras gerações.

A visão da colheita é eterna em natureza. Você gastará sua vida inteira investindo no que não é visível. Mas os resultados são eternos. As gerações por vir serão abençoadas porque você cumpriu a visão.

ELE FOI OBEDIENTE AO CHAMADO:

Quando Abraão foi chamado por Deus para ir a um lugar que ele depois receberia por sua herança, ele obedeceu (Hebreus 11.8).

Não é suficiente ser chamado para a visão da colheita. Você deve responder em obediência a este chamado (Gn 22.18).

ELE ESTAVA DISPOSTO A PERMANECER SOZINHO:

Deus diz o seguinte de Abraão: “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei” (Isaías 51.2).

Abraão foi chamado sozinho. Ele teve que deixar seu lar e sua família em resposta ao chamado.

Quando você é chamado por Deus para a salvação, isto é uma questão pessoal. Cada pessoa deve responder pessoalmente ao chamado. O chamado para a colheita é similar.

Como Abraão, você é chamado sozinho. Você deve tomar a decisão. Responder a visão pode envolver deixar a família e o lar. Certamente, isto envolverá caminhar entre crentes despreocupados que não pegaram a visão.

ELE TEVE VISÃO ESPIRITUAL:

Abraão teve uma visão espiritual (Hebreus 11.10).

A sua visão foi baseada em coisas espirituais. A sua visão era de uma cidade que havia sido construída por Deus. Isto o levou a peregrinar numa terra estranha, habitar em tendas, separado de seu lar e família. A visão mudou sua vida

A visão da colheita também muda a sua vida. Você nunca mais será o mesmo. Você não pode estar contente com as coisas temporais da vida. Você busca uma causa eterna.

ELE CONHECIA A DEUS INTIMAMENTE:

Abraão foi chamado de “o amigo de Deus” (Tiago 2.23).

Isto irá requerer de você um íntimo e pessoal relacionamento com Deus para que a visão seja cumprida. Você deve aprender Seus caminhos e ser capaz de ouvir a Sua voz. Você deve se tornar um amigo de Deus.

ELE ESTAVA CHEIO DE ESPERANÇA:

Paulo disse de Abraão: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações” (Romanos 4.18).

Embora não tivesse nenhum filho, Abraão recebeu uma promessa para ser o pai de muitas nações. No natural, não havia esperança. Mas, mesmo em face de desesperança,

Abraão creu com esperança.

Não importam quais sejam as circunstâncias, não importa quão sem esperança seja sua situação, saiba que Deus tem chamado você para a visão da colheita e ela será cumprida.

Enfrente a desesperança com a certeza de “aquele que prometeu também é capaz de cumprir” (Romanos 4.21).

ELE TINHA UMA FÉ FORTE:

Abraão tinha uma fé tal que ele louvou a Deus pelo cumprimento da visão antes dela acontecer. Ele estava completamente certo de que Deus era capaz de fazer tudo que Ele prometera (Romanos 4.20).

A grandiosidade da visão para a qual Deus chamou-lhe é avassaladora...Três bilhões de pessoas sem a mensagem do evangelho. Eles são a Terra. Eles são a sua herança.

Através de você eles serão abençoados.

Não fique estagnado nas promessas de Deus. Não olhe a grandiosidade da tarefa diante de você, mas olhe a grandeza de Deus. Deus prometeu abundante colheita espiritual.

Seja como Abraão que... “...creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito” (Romanos 4.18).

ELE ERA JUSTO:

Porque Abraão creu em Deus... “isso também lhe foi imputado para justiça” (Romanos 4.22).

Como você aprendeu anteriormente neste curso, o fundamento do seu labor na colheita deve ser a justiça.

ELE FOI HUMILDE:

Paulo declarou que Abraão deu glória a Deus (Romanos 4.20).

Estratégias Da Colheita Espiritual

Abraão conhecia que o cumprimento da visão viria através de Deus. Apenas Ele deveria receber a glória.

Deus deu-lhe uma grande visão da colheita nas nações do mundo. Mas o cumprimento anular pôde vir através Dele. Você não pode receber a glória pela visão ou pelos resultados da colheita. A glória pelo cumprimento da visão deve ser dada só a Deus.

ELE FOI PACÍFICO:

Em Gênesis 13, os servos de Ló e Abraão tiveram diversos desacordos sobre o direito das águas. Abraão procurou uma solução pacífica para o problema.

A mensagem do nascimento de Jesus liberada pelos anjos foi uma mensagem de paz. O Evangelho que você levará às nações é uma mensagem de paz, pois é somente através de Deus que a verdadeira paz vem.

ELE FOI DIRIGIDO PELA VONTADE DE DEUS:

Quando Deus falou a Abraão que o sinal da aliança entre eles seria a circuncisão, a Bíblia registra que no mesmo dia em que Deus falou, Abraão circuncidou todos os homens da sua família (Gênesis 17).

Algum tempo depois, Deus cumpriu Sua promessa a Abraão e ele e sua esposa, Sara, tiveram um filho. Após o nascimento de Isaque, Deus deu a Abraão um teste difícil. Ele disse-lhe para sacrificar seu filho (Gênesis 22).

Em Isaque estava o futuro da promessa de Deus. Ele era o herdeiro através de quem os descendentes de Abraão surgiriam. De Isaque viria a nação de Israel, através da qual
todo o mundo seria abençoado. Deus, porém, pediu a Abraão para oferecer seu filho como um sacrifício.

A Bíblia registra em Gênesis 22.3 que, após Abraão receber esta mensagem de Deus, ele “levantou-se de madrugada” para obedecer às instruções de Deus. Mesmo quando a vontade de Deus era difícil, Abraão não tardou em cumpri-la. Quando Deus falou, ele agiu imediatamente. Por causa da sua obediência, Deus providenciou outro sacrifício e a vida de Isaque foi salva.

O labor nos campos de colheita nem sempre será fácil, mas quando Deus falar você deve agir. Quando você avançar em obediência Deus sempre moverá por você.

É interessante notar que Abraão nunca se referiu às instruções de Deus com respeito a Isaque como um sacrifício. Ele chamou de adoração. A mais alta forma de adoração é olhar além de Isaque, quem amamos, e ver a Deus.

Deus deu-lhe uma visão e ela tem mudado a sua vida. Mas a visão nunca deverá se tornar mais importante do que Deus. A sua primeira responsabilidade é desenvolver seurelacionamento com Ele.

Deus provou Abraão para ver se era Isaque ou Deus quem ocupava sua mais alta devoção. Deus sempre deve ser quem ocupa nossa devoção. A visão nunca pode substituir o Doador da visão.

ELE FOI MÓVEL PARA DEUS:

Abraão viveu uma vida simples, que o capacitou a ser completamente móvel para Deus.

Ele poderia mover-se rapidamente de acordo com a ordem de Deus (Gn 12).

ELE NUNCA OLHOU PARA TRÁS:

Abraão não desejou a velha vida que tinha deixado para trás, mas procurou as novas coisas que Deus faria (Hb 11.6).

ELE CAMINHOU NO CONHECIMENTO POR REVELAÇÃO:

Abraão agiu com base na revelação de Deus ao invés do raciocínio humano (Gn 18.17).

ELE NÃO OLHOU PARA SUAS HABILIDADES NATURAIS:

A promessa de Deus para as nações emergiu de um que “era como morto”. No natural, Abraão não tinha nenhuma habilidade para cumprir o plano de Deus (Hb 11.12).

ELE VIU A DEUS:

Gênesis 12 registra como Abraão edificou um altar e invocou o nome do Senhor.

ELE ASSUMIU RESPONSABILIDADE PELOS OUTROS:

Leia a história de Abraão e Ló em Gênesis 14. Se você quer ser um “cristão global”, você deve assumir responsabilidade por aqueles que estão em necessidade no mundo ao seu redor.

ELE ERA GENEROSO:

Abraão pagou o dízimo de todas as coisas que possuía (Gn 14.20).

ELE ESTAVA DISPOSTO A HABITAR EM UMA TERRA ESTRANHA:

Leia Hebreus 11.9. Ele estava disposto a respeitar a cultura dos outros. Por exemplo, ele se inclinou diante do povo da terra, conforme era o costume na época (Gn 23.12).

ELE REPRODUZIU HOMENS DE SEMELHANTE DEDICAÇÃO:

Isto é visto na vida de seu servo Eliezer (Gênesis 24).

ELE DEU GLÓRIA A DEUS:

Leia Gênesis 14.21-24. Lembre-se sempre: a glória deve ser sempre dada a Deus.

A VISÃO CUMPRIDA

Abraão, um homem com visão espiritual...Ele foi um homem através de quem as nações foram abençoadas. E a visão foi cumprida:

“Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumeráveis como a areia que está na praia do mar” (Hebreus 11.12).

Quando a visão foi dada a Abraão, o seu passado tinha sido improdutivo e seu presente também. Mas ele não aceitou o amortecimento do seu próprio corpo e do ventre de Sara.

Talvez seu passado tenha sido espiritualmente improdutivo e seu presente seja infrutífero. Mas agora você tem recebido a visão da colheita. Como Abraão, olhe para o futuro com os olhos da fé, sabendo que “Ele é poderoso para cumprir o que prometera”.

TESTE

1. Escreva o Versículo-Chave decorado.

_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


2. Dê duas referências que mostram que os crentes são herdeiros de Abraão.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


3. Nós herdeiros da promessa de _________________________________.


4. Nós somos herdeiros com a responsabilidade de ___________________________.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


5. Liste as qualidades espirituais de Abraão que lhe capacitaram para cumprir a visão de abençoar as nações do mundo.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


PARA ESTUDO ADICIONAL


1. Abaixo está um resumo das qualidades espirituais de Abraão que resultaram em bênção para as nações do mundo. Se você deve cumprir a visão de abençoar as nações, você deve desenvolver qualidades espirituais similares em sua vida. Reveja cada qualidade espiritual. Descreva a extensão na qual a qualidade se evidencia em sua própria vida espiritual.


QUALIDADE EM QUE EXTENSÃO GRAU ESTÁ QUALIDADE SE EVIDENCIA EM MINHA PRÓPRIA VIDA?

Plenamente Persuadido Investindo em coisas espirituais

Obediente Disposto a permanecer sozinho

Estratégias Da Colheita Espiritual

Visão espiritual

Conhecer a Deus intimamente Esperança



Justiça

Humildade

Ser Pacífico

Pronto para responder à vontade de Deus

Móvel para Deus

Nunca olha para trás

Caminha em conhecimento por revelação

Não olha para suas habilidades naturais

Busca a Deus

QUALIDADE EM QUE EXTENSÃO GRAU ESTÁ QUALIDADE SE EVIDENCIA EM MINHA PRÓPRIA VIDA?

Assume responsabilidade por outros

Generoso

Reproduz homens com semelhante dedicação

Dá glória a Deus

Disposto a habitar em terra estranha

2. Tomando como base esta análise acima, quais serão as ações que você tomará nas seguintes áreas para desenvolver as qualidades espirituais que você não possui no momento?

Meu estudo bíblico diário:

Minha vida de oração diária:

Meu lar e família:

Minha igreja:

Estratégias Da Colheita Espiritual
Meus planos para o futuro: Meu envolvimento com a visão da colheita: Minhas finanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário