1 de abril de 2016

Evangelização - Capítulo 11 : A Visão Se Torna Realidade


OBJETIVOS:

Ao completar este curso você será capaz de:

• Identificar os tipos de indivíduos que Deus chama como ceifeiros.
• Reivindicar a promessa de Deus de uma abundante colheita.

• Tornar a visão uma realidade em sua vida.

VERSÍCULO-CHAVE:

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não

desfalecermos” (Gálatas 6.9).

INTRODUÇÃO

Quando você começou este curso, você começou uma experiência que o conduzirá da visão à realidade.

Desde o nascimento da visão da colheita você tem visto o mundo através dos olhos de Deus e compreende Seu propósito para as nações do mundo. Você aprendeu sobre coisas que impedem a colheita e as estratégias, métodos e ferramentas para uma efetiva colheita. Você tem quebrado os jugos de escravidão e recebido uma nova experiência do poder de Deus.

Neste capítulo, a visão se tornará realidade, conforme você se torna parte de seu cumprimento.

A QUEM DEUS USA?

Quem Deus usa para cumprir a visão da colheita? Que tipo de homem ou mulher Deus chama para estender o evangelho às nações do mundo?

Leia Marcos capítulo 16 em sua Bíblia. Este capítulo contém a resposta para estas questões. Neste capítulo nós encontramos aqueles que eram seguidores de Jesus indo à tumba ungir Seu corpo morto. Quando eles chegaram no sepulcro eles encontraram...

“... um jovem assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscai a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.” (Marcos 15.5-6).

As mulheres foram, então, compartilhar as boas novas com os discípulos. Muito embora Jesus tivesse aparecido em forma visível para Maria Madalena, os discípulos não creram que Ele tinha ressuscitado (Marcos 16.11). Depois Jesus apareceu para dois dos discípulos enquanto eles caminhavam pelo país. Quando eles contaram aos outros, eles também não creram neles (Marcos 16.12-13).

Estratégias Da Colheita Espiritual

Finalmente Jesus apareceu aos discípulos e “censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado.”

(Marcos 16.14). Exatamente depois de censurar-lhes por sua descrença, Jesus disse:

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Certamente Ele deve ter cometido um erro! Aquelas eram as pessoas que tinham ido ungir um corpo morto ao invés de celebrar a Sua ressurreição. Estas eram as pessoas que dormiram durante a Sua hora de maior crise, que lhe negaram, e se esconderam com medo.

Jesus gastou três anos preparando estes homens para Sua morte e ressurreição, porém eles desertaram na hora da crise e recusaram a crer nas testemunhas oculares da Sua
ressurreição. Num minuto Jesus está corrigindo-lhes por causa de sua descrença. Em seguida Ele está desafiando-os com a visão dos campos de colheita espiritual nas nações do mundo.

Como Ele podia deixar o futuro do evangelho nas mãos destes discípulos?

Porque Ele não estava olhando para eles como eles eram. Ele não estava olhando para sua performance do passado ou sua condição presente. Ele estava vendo o que eles poderiam se tornar quando fossem revestidos pelo poder do Espírito Santo.

Deus não está olhando seu passado, suas falhas, suas dúvidas ou descrença. Ele está olhando o que Ele sabe que você pode se tornar através do poder do Espírito Santo.

OS HOMENS QUE DEUS USA

Vamos dar uma olhada nos homens que Deus usou através da história para cumprir os Seus propósitos.

JACÓ:

Deus escolheu Jacó, um homem que desejou o direito de primogenitura de tal modo que ele foi capaz de usar de fraude para alcançá-lo, e não Esaú, que considerou a primogenitura de tão pouco valor que a trocou por um prato de sopa. Porém, Deus usou Jacó para gerar a nação de Israel.

ABRAÃO:

Abraão se tornou o pai de muitas nações. Quando ele recebeu esta revelação de Deus,

ele caiu sobre sua face (Gênesis 17.1-3). Depois, este grande homem de fé mentiu ao
inimigo e disse que Sara era sua irmã porque ele temeu por sua vida. A despeito disto,

Abraão foi chamado de “amigo de Deus” e tornou-se o pai de muitas nações.

MOISÉS:

Sua desobediência impediu-lhe de entrar na Terra Prometida, porém ele libertou dois milhões de pessoas da escravidão do Egito e levou-os através do deserto segundo o plano de Deus.

Estratégias Da Colheita Espiritual

DAVI:

Ele tirou a esposa de outro homem e assassinou-o para encobrir seu pecado, porém ele foi chamado “o homem segundo o coração de Deus” e Deus deu-lhe o Reino.

GIDEÃO:

Gideão estava colhendo trigo escondido, com medo do inimigo, quando Deus o chamou para libertar Israel (Juizes 6).

PESSOAS COMUNS

Deus usa pessoas comuns para cumprir Sua vontade. Quando Jesus operou seu primeiro  milagre de converter água em vinho, Ele pediu para homens comuns encherem os vasos.

Quando multiplicou os pães e os peixes, Ele deu-os para homens comuns que alimentaram as multidões. Quando Jesus foi realizar o que pode ser considerado o maior milagre em Seu ministério, a ressurreição de Lázaro, Ele dependeu dos homens para remover a pedra da entrada do túmulo. Será que o mesmo Deus que ressuscitou a Lázaro dos mortos não poderia retirar uma simples pedra?

Sim, porém, Deus sempre usou homens para cumprir Seu plano. Seu método é homens.

Deus chamou homens ordinários e transformou-os em homens extraordinários. Ele transformou homens de meros espectadores em participantes do Seu plano.

Todas as pessoas ordinárias que pensam que não podem ser usadas por Deus...

Todas as pessoas ordinárias que pensam que não podem fazer parte de um milagre...

Todos aqueles que o negaram e falharam para com Ele...

Deus não está olhando para seu passado ou presente! Ele não está vendo como você vê  a si mesmo. Ele está vendo em você o que você pode se tornar quando aceitar o desafio de ir aos campos de colheita do mundo. Ele está vendo você como você será quando for revestido com o poder do Espírito Santo.

Deus não depende de sua fé, educação, talentos ou de seu nível de espiritualidade. Ele não está dependendo de nada do que você é. Ele está dependendo do que Ele sabe que você pode se tornar se você entregar sua vida totalmente à Sua vontade e propósitos.

O mundo da igreja primitiva não foi alcançado através de grande pregação. Ele foi alcançado por homens e mulheres que eram tão humanos quanto qualquer um de nós, mas eles tiraram seus olhos de sua próprias falhas e os colocaram na visão da colheita.

Eles reconheceram que quando eles eram fracos no natural eles eram fortes espiritualmente. Deus prometeu:

“A minha graça te basta, porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12.9).

UMA ABUNDANTE COLHEITA

Há promessas de abundante colheita para aqueles que pegarem a visão e fizerem a vontade e a obra de Deus (Zc 8.2). Eles converterão desertos em campos férteis (Sl 107.35-37). Deus trará colheita até mesmo nos campos menos frutíferos (Sl 72.16). A idade não será uma barreira para Seu plano (Sl 92.14).

Você poderá chorar com dores de partos para gerar esta visão, mas “voltará com júbilo, trazendo seus feixes” (Sl 126.5-6). Você não poderá compreender a abundância desta colheita (Ag 2.19).

Deus está falando de uma colheita tão grande que ela será contínua (Am 9.13). Você não conseguirá terminar uma colher antes de vir a próxima. É por isto que os obreiros são tão
necessários e urgentes. O lavrador está seguindo logo após o ceifeiro. A visão da colheita está diante de você.

• Reivindique a promessa de abundante colheita.
• Reivindique a terra por sua herança.
• Os campos do mundo estão diante de você. Levante os seus olhos e veja.

A COLHEITA FINAL

Chegará o dia da colheita final, quando Deus ordenará aos Seus anjos: “Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu” (Apocalipse 14.15).

Uma procissão virá de todo o mundo. Da África, Austrália, América do Norte e do Sul,Europa e das Ilhas do mar...Ceifeiros clamando diante do trono de Deus. Homens e
mulheres que fizeram da visão uma realidade... Aqueles que viveram tendo a visão como a coisa central de sua razão de existir... Aqueles que morreram abraçando suas promessas.

E eles trarão com eles seus feixes da seara da terra:

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro,
pertence a salvação. Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre os rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém” (Apocalipse 7.9-12).

TESTE


1. Escreva o Versículo-Chave de memória.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


2. Liste três referências bíblicas que prometem uma abundante colheita.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________



3. Cite 5 homens discutidos neste capítulo a quem Deus usou a despeito de suas falhas.


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


4. Que versículo conta-nos da colheita final da terra feita pelos anjos de Deus?


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


_______________________________________________________________________


PARA ESTUDO ADICIONAL

O Curso que você completou é o primeiro de uma série oferecida pelo Instituto Bíblico Tempo de Colheita. O Propósito da série é ensinar o que Jesus ensinou para transformar pessoas comuns em crentes reprodutivos que alcançaram seu mundo com o Evangelho. Estes cursos o equiparão para cumprir sua nova visão de colher a colheita espiritual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário