11 de abril de 2016

Pregação: Jesus é a fonte de água viva que te satisfaz!

-Tema: MOTIVACIONAL
Gênesis 21.8-21
-Introdução: Em muitas situações da vida, parece que ficamos cegos diante dos problemas e não conseguimos enxergar uma solução adiante de nós. Por isso precisamos pedir a Deus que nos mostre o que está vendo em nossas vidas (Provérbios 5.21).

O que Deus vê em minha vida?Vamos aprender com a história de Agar sobre a visão de Deus para nossas vidas:

1- Não visualizamos como Deus vê: v.9, 11 e 16


Estava acontecendo uma festa na casa de Abraão e Sara viu Ismael, filho de Agar brincando com Isaque, então, aos olhos de Sara, o menino debochava de seu filho, por isso expulsou Agar de sua casa (v.9). Por causa de uma brincadeira de criança, aconteceu o pretexto para uma grande confusão.
Abraão ficou triste e não viu que estava acontecendo uma divisão em sua família (v.11).
Agar foi para o deserto com apenas um pouco de pão e água e não quis nem olhar para não verseu filho morrer de sede e fome. Por isso ela se retirou para ficar longe (v.16).
Os olhos deles estavam cegados por:
-Amargura, inveja e ciúmes – Sara (v.9);
-Tristeza, pesar e remorso – Abraão (v.11);
-Angústia, decepção e medo – Agar (v.16).
Estes sentimentos nos impedem de enxergar o que fazemos e o que está acontecendo conosco. Muitas de nossas festas terminam mal por falta de vigilância e sabedoria.
O ser humano não consegue ver como Deus vê porque “Deus vê o coração” (I Samuel 16.7). Somente quando nos tornamos espirituais conseguimos entender os propósitos de Deus para nossas vidas (I Coríntios 2.14). As obras carnais nos cegam espiritualmente (Gálatas 5.19-21).
Não consegue ver uma solução para seus problemas?
Peça a Deus que te mostre a salvação!

2- Deus vê o que não podemos ver: v.17


Enquanto Agar e Ismael estavam sozinhos abandonados no deserto, “Deus ouviu a voz do menino”(v.17). Agar pensava que em sua solidão ninguém a veria e não se ouviria o último choro da criança, mas Deus estava ali junto com ela e enviou seu Anjo para lhe ajudar. A palavra Anjo com letra maiúscula no Antigo Testamento se refere a uma manifestação da presença do próprio Deus.
Deus pode ver todas as coisas porque é Onisciente (Salmo 139-1-8) e “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" (Provérbios 15.3). Nós não conseguimos ver melhor porque nossos caminhos são terrenos e inferiores aos pensamentos de Deus (Isaías 55.8,9).
Deus ainda falou com Agar o que via para o seu futuro anunciando que seu filho Ismael também se tornaria uma grande nação (v.18). Com isso ela pode perceber que Deus tinha um sonho para sua vida e sua família.
Precisa ver uma saída para sua situação?
Jesus é a porta e o caminho da Salvação!

3- Deus revela a sua visão: v.19

Agar já não imaginava como seria seu futuro e pensou que seu sonho estava perdido até que“Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água” (v.19). Não sabemos se Deus fez brotar aquela água ou se o poço já estava ali. Mas uma coisa é certa, ela estava cegada pela tristeza e não conseguia ver o poço até que Deus mostrou para ela.
Aquele poço foi a solução de seus problemas porque ela se estabeleceu naquele local. Seu filho Ismael também morou ali com ela se tornou flecheiro para proteger sua propriedade (v.20), também se casou e constituiu uma família.
Quando estamos cegados pelos problemas da vida pensamos que tudo vai acabar, mas o Senhor nos mostra uma solução que nos tira da sequidão da tristeza.
Talvez você esteja se sentindo num deserto, sem ver uma saída ou para onde ir e pensa que seu sonho acabará ali, mas Deus pode te mostrar uma fonte de onde você poderá saciar e viver feliz na presença do Senhor. Jesus prometeu que se crermos Nele, nos daria uma “fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Deus quer fluir em sua vida e te satisfazer plenamente.
Está sedento e não consegue ver a solução?


Jesus é a fonte de água viva que te satisfaz!

Abra os seus olhos espirituais!

-CONCLUSÃO:
Somente Deus pode iluminar os olhos dos nossos corações (Efésios 1.18). Então peça ao Senhor que lhe mostre o que está vendo para sua vida e aponte a direção para onde ir. Deus é o único que sabe do nosso futuro (Isaías 44.7,8). Embora você não possa ver o que será de sua vida, saiba que Deus tem planos de paz para sua vida (Jeremias 29.11).
Deus está vendo você!


Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário