22 de abril de 2016

Pregação: Quando as coisas vão mal

-Tema: ESPERANÇA
Gênesis 21.8-21

-Introdução: Muitas pessoas estão no deserto e querem mudar. Sair dessa vida. Mas não conseguem. Ficam culpando outros e jogando outros no deserto também. Sara estava assim, amargurada e por isso mandou Agar pro deserto com seu filho. Mas foi ali que aconteceu o maior milagre na vida deles. Se pensavam que tudo estava acabando, viram que tudo estava apenas começando, porque Deus transforma maldições em bênçãos.

O que fazer quando tudo vai mal?

Vamos aprender com a experiência da Agar no deserto e entender o que fazer quando as coisas vão mal, baseado no livro Quando as Coisas Vão de Mal a Pior do Pr. Jeremias Pereira:

1- Confie na soberania de Deus: v.13
Creia que Deus está no controle de sua vida e que cumprirá Sua promessa em sua vida (de ti farei uma grande nação). Sua vida está nas mãos de Deus.

2- Conte com a providência de Deus: v.17
Deus providenciou um poço no deserto pra Agar e Ismael e do mesmo modo provê para nós tudo que precisarmos para sobreviver. Deus manda seu Anjo.

3- Não prejudique ninguém: v.9
Nossa tendência quando alguém nos faz mal e revidar. Não pague o mal com mal e sim com o bem. Sara quis prejudicar Agar e isso não é da vontade de Deus. Deus está vendo tudo.

4- Abra-se para ver o impossível: v.19
Havia ali um poço e Agar não tinha visto de tão apavorada que estava. Mas quando orou e Deus lhe abriu os olhos, ela viu o poço de água. Seria impossível ter um poço no deserto, mas para Deus tudo é possível porque Ele é fiel.

5- Erga sua voz e clame a Deus: v.16
È preciso chorar com intensidade pois “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão” Salmos 126.5. Não adianta querer a bênção sem pagar o preço de oração. Deus envia o seu Anjo.

6- Enfrente o medo: v.18
Deus mandou o anjo falar com Agar pra não ter medo. E isso Ele diz todos os dias (365 vezes) para nós. Deus está conosco e ouve nossa voz.
Para vencer o medo escreva numa lista, depois escreva na frente o que fazer pra vencer,converse com pessoas que te encorajem, leia a Bíblia e creia nas promessas de Deus pra você.

7- Levante-se e lute: v.18
O anjo mandou ela se levantar e fazer a sua parte. Deus proveu o poço, mas ela que devia ir até o menino e dar água ele.

8- Adapte-se aos novos tempos: v.20,21
Agar e Ismael tiveram que se adaptar no deserto e viver uma nova vida ali. Nada lhes faltou, mas tiveram que se adaptar ao NOVO de Deus para suas vidas. Não recuse o que é novo de Deus pra você. Deus deu novas oportunidades para eles.

9- Treine para batalhar: v.20
Ter um poço num deserto é ser rico, por isso Ismael teve que treinar com flecha para defender sua mãe e seus bens. Por isso quando vencemos uma batalha não devemos parar e sim treinar para vencer mais ainda.

10- Edifique famílias: v.21b
Estava tudo bem com Agar e Ismael, mas precisavam constituir uma família maior e Agar se preocupou em conseguir uma esposa pra Ismael, por isso o casou com uma mulher egípcia e ele teve muitos filhos sendo uma grande família.
Em todo tempo abençoe pessoas. Edifique sua família. Antes de tomar uma decisão pense em filhos, pais, irmãos e na Igreja. Aja de forma que abençoe a todos e Deus estará com você.

-CONCLUSÃO:
Mesmo que tudo pareça perdido não temas! Deus é contigo. Clame a deus e Ele enviará o socorro na hora certa.

BIBLIOGRAFIA: Quando as Coisas Vão de Mal a Pior - Pr. Jeremias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário