4 de maio de 2016

Fruto do Espírito Santo: Segunda qualidade - gozo


Deus fala com você:

Segunda qualidade do fruto do Espírito Santo: gozo

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei .” (Gálatas 5:22-23)

Esta semana examinaremos em detalhes a segunda qualidade do fruto do Espírito Santo: gozo . A palavra grega para gozo é chara e significa: gozo, regozijo, alegria”. Em muitos sentidos, chara significa “celebrar”.

Qual é a origem do gozo perfeito? Em Lucas 10:17-20 vemos que os discípulos ficaram alegres porque os demônios se sujeitavam a eles no nome de Jesus. Mas Jesus disse-lhes que a maior razão para nosso gozo é o fato de nossos nomes estarem escritos nos céus! Salmo 51:12 fala que a fonte do gozo de Davi estava na salvação de Deus.

Há uma relação entre graça e gozo. A palavra grega para graça é charis, para gozo,chara. Elas têm a mesma raiz. Charis significa “favor não merecido”. A salvação pertence ao Senhor (Apocalipse 7:10) e Ele a deu gratuitamente a cada um de nós através do sacrificío de seu Filho Jesus. É essa a grande razão de nosso gozo! Não somos salvos através da nossa justiça ou esforço próprio, mas sim por causa da justiça e trabalho do Senhor Jesus Cristo por nós.

Esse gozo sobrenatural é algo que independe das circunstâncias. Em Filipenses 4:4, escrevendo do fundo de uma prisão lamacenta, fria e suja, Paulo exorta aos crentes “Regojizai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo: regojizai-vos!”. Como é possível? Porque Paulo tinha os olhos no Seu Senhor e aprendeu que a presença, o propósito e poder de Deus são melhores descobertos nas tribulações e dificuldades. Ele não encontrou forças para fugir de suas circunstâncias e sim para continuar nelas e mesmo assim, ter gozo no Senhor. Por que? Filipenses 3:8 tem a resposta: porque para Paulo, “conhecer a Cristo” era maior ganho que qualquer perda que ele pudesse vir a ter. Ele lidou com dificuldades terrenas confiando na resposta divina.

Steven Curtis Chapman, um cantor americano cristão que no ano passado perdeu a filhinha de 5 anos atropelada acidentalmente por um de seus filhos, escreveu em uma de suas músicas: “Que tipo de alegria é essa: contar como benção o sofrimento?”. Como sabemos, o gozo de que falamos é sobrenatural e portanto, só pode ser desenvolvido em nós se formos cheios do Espírito Santo. Humanamente falando, é impossível sentir um gozo assim.

No Salmo 71:20,23 o salmista fala sobre a confiança que ele sente que apesar de ter visto muitos e amargos sofrimentos, ele sabe que Deus irá encher seus lábios de alegria novamente. Uma das razões pela qual Deus permite o sofrimento em nossas vidas é para que provemos Sua alegria através da restauração que somente Ele pode nos dar.

É parte da maturidade cristã entendermos que bom não é sinônimo de fácil. Deus dificilmente irá remover de nossas vidas pessoas e circunstâncias que nos forcem a estarmos de joelhos diante d’Ele. Não temos condições de conhecer a Cristo realmente até que possamos ter comunhão com Ele nos Seus sofrimentos. Filipenses 3:10 fala sobre o maior desejo de Paulo: conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição e comunhão nos seus sofrimentos.

Mesmo após tê-lo recebido, podemos perder o nosso gozo, como Elias o perdeu em I Reis 17-19. Como? Podemos perder nosso gozo quando:
Nosso “servir” é maior que nosso “buscar a Deus” – Não adianta servir na igreja 24 horas, 7 dias por semana se não temos tempo pessoal com Deus para buscá-lo , orar e ler Sua Palavra. Com o tempo, ficaremos “esgotados” como Elias ficou;
Nosso “falar” excede nosso “caminhar” com Deus;
Quando só vemos Deus no meio de “sinais e maravilhas” – assim como Elias se acostumou a ver Deus no meio dos milagres mas não o viu no meio das coisas comuns, nós também podemos perder nosso gozo se só acharmos que Deus está presente se houver milagres ou profecias;
Quando estamos exaustos – O que faria Elias fugir das circunstâncias, depois de presenciar tão grande milagre pelas mãos de Deus? O fato de Elias estar exausto. Ele estava faminto e sem descanso. Por isso Deus primeiro o alimentou e deixou-o repousar antes de falar com Ele. Não podemos achar que serviremos melhor a Deus negligenciando nosso corpo – que é o templo do Espírito Santo;
Quando nos sentimos sós – Elias cria que era o único lutando por Deus, mas havia outros. Deus mandou um companheiro para ajudá-lo (Eliseu). Não fomos criados para andarmos sós!

Por isso, para termos gozo devemos também nos relacionar com aqueles que Deus também tem chamado. Em Filipenses 4:1, Paulo chama os irmãos de sua alegria e sua coroa. Em I Tessalonicenses 3:9, Paulo diz que tem gozo na presença de Deus por causa dos irmãos. Nosso dons não são para nós e sim para o corpo de Cristo. Deus não nos quer andando separados e isolados. O gozo nos torna ganhadores de almas!

Resumindo: gozo é o resultado de:
Sabermos que nossos nomes estão escritos nos céus;
Descobrirmos a Pessoa, o poder e o plano de Deus em quaquer circunstância em nossas vidas;
Restauração de Deus;
Permanecer em Cristo;
Relacionar-se da maneira de Deus com os filhos de Deus.
(Fonte: Living Beyond Yourself – Exploring the fruit of the 

Nenhum comentário:

Postar um comentário