30 de maio de 2016

Lição 10 Bondade: a prática do amor sem expectativa de recompensa. - Jovens e Adultos - Betel

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
Lições Bíblicas Jovens e Adulto - 2º Trimestre de 2016 - BETEL

Texto Áureo
Romanos 15.14
“Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros”.

Verdade Aplicada
Bondade é a capacidade de praticar o bem, sem expectativa de recompensa.

Objetivos da Lição

Ensinar como praticar a bondade;
Revelar o que fazer para desfrutar da bondade de Deus;
Mostrar o quanto é bom abrir mão do nosso eu.

Glossário
Alheio: Que é de outro;
Altruísta: Amor ao próximo; abnegação, filantropia;
Tolo: Tonto, ingênuo, pateta ridículo, bobo.

Leituras complementares
Segunda Gn 2.7-15
Terça Sl 1.1-6
Quarta Pv 12.2
Quinta At 3.6-8
Sexta Ef 2.1
Sábado 2Tm 3.13-15

Textos de Referência.
Efésios 5.9
9 (Porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade)

Romanos 15.2
2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

Efésios 4.28
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade.

Salmos 145.6-7
6 E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.
7 Publicarão abundantemente a memória da tua grande bondade e cantarão a tua justiça.

Hinos sugeridos.
25, 92, 200

Motivo de Oração
Ore para que o exercício da bondade seja cada vez mais frequente em sua vida.

Esboço da Lição
Introdução
1. Fazendo o bem e desprezando o mal.
2. Desfrutando da bondade de Deus.
3. Lições práticas.
Conclusão

Introdução
Bondade não é o mesmo que benignidade, pois determina uma ação mais imediata nas relações interpessoais. Ser bom quer dizer praticar a bondade independente de alguma recompensa.

1. Fazendo o bem e desprezando o mal.
O indivíduo que desenvolve a bondade passa a ter atitudes altruístas em prol de alguém ou da comunidade. É impossível ser fiel a Deus e não se importar com o mal alheio, pois a bondade é a capacidade de fazer o bem e desprezar o mal (Mt 21.13).

1.1. Um ato de bondade transforma uma vida.
A bondade é a prática do amor. É ser uma benção na vida daqueles que estão próximos (Rm 15.14). A prática da bondade será sempre acompanhada por uma recompensa divina, pois habilita o homem a alcançar o favor do Criador, ao passo que o que escolhe fazer o mal receberá condenação (Pv 12.2). Ser bom para o cristão é uma obrigação, pois pela graça de Deus recebeu a maior de todas as bênçãos oferecidas à humanidade através de Cristo. Praticar a bondade nem sempre é entregar coisas materiais aos necessitados, mas sempre estar disposto a oferecer algo que mudará vidas (At 3.6). Ser bom proporciona um grande sentimento de satisfação para quem pratica a bondade (At 3.8).

Comente com os alunos que o terceiro capítulo do livro de Atos dos Apóstolos nos dá um grande exemplo de bondade apresentado através das vidas dos apóstolos Pedro e João. Muitas vezes pensamos que nunca poderemos agir de forma altruísta por não termos uma condição financeira favorável à realização de ações filantrópicas. Ressalte para os alunos que, se observarmos o que ofereceu Pedro àquele homem, perceberemos que somos proprietários de um bem muito maior do que todo o dinheiro do mundo (At 3.6).

1.2. Ser bom é ser generoso.
A bondade é também generosidade. O indivíduo habituado a praticar o mal recebe de Cristo, através do amadurecimento do fruto do Espírito, a capacidade de ser bom! Praticar a bondade passa a ser algo extremamente gratificante, pois percebe que através de suas ações muitas pessoas são abençoadas e a recompensa para sua vida também virá em forma de bênçãos sem medidas (Mt 10.42). Praticar a bondade garante um prêmio e isto faz com que passemos a desejar afetuosamente o amadurecimento do fruto do Espírito.

Explique para os alunos que todas as bênçãos que recebemos do Espírito Santo devem ser compartilhadas. Sempre que compartilhamos estas bênçãos elas se multiplicam em nossas vidas. No caso do fruto do espírito Santo, quanto mais agirmos com longanimidade, benignidade e distribuirmos bondade, mais receberemos de volta da parte do Espírito de Deus. Reforce para os alunos que compartilhar o fruto do Espírito santo é o mesmo que servir a Deus com alegria (Ef 6.6). Sempre que dividimos com o próximo o que recebemos de Deus estamos dando a ele a oportunidade de conhecer o quanto é Maravilhoso o Deus que nós servimos.

1.3. Apresentar padrões bíblicos é um ato de bondade.
Os apelos midiáticos tendem a levar a humanidade para atitudes de perversidade, mostrando a todo tempo uma vida fora dos padrões bíblicos, aliando este estilo de vida a uma vida próspera. O uso de drogas e prostituição, entre outros, são representados como símbolos de liberdade e sucesso financeiro. Entretanto, este estilo de vida afasta o indivíduo da presença de Deus. Ser bom também é mostrar a todos o que está garantido ao homem que escolhe andar segundo os conceitos do mundo, que se nega a viver segundo os conselhos (Sl 1).

Explique para os alunos que a sociedade tem cada vez mais tentado perverter todo o sentimento de amizade e comunhão natural que as pessoas podem desenvolver entre si. Hoje vivemos um momento de completo sentimento de inversão de valores. Entretanto, o povo de Deus dispõe de uma arma infalível contra este sistema corrupto instalado pela mídia inescrupulosa. Enfatize para os alunos que o fruto do Espírito Santo tem poder para transformar o homem a ponto de fazê-lo agir completamente diferente do modelo apregoado pelos apelos midiáticos e tecnológicos (Is 41.6).

2. Desfrutando da bondade de Deus.
O fruto do Espírito é representado no homem pela manifestação do caráter de Deus naquele que O busca. Em Cristo experimentamos a bondade do Senhor personificada. Através de Jesus. A humanidade pode desfrutar das mais ricas bênçãos advindas das mãos de Deus pela Sua infinita bondade (Lm 3.25).

2.1. A bondade de Deus produz vida.
Desde a criação do homem, o Criador providenciou para que todas as coisas estivessem à sua disposição (Gn 2.7-15). A bondade de Deus proporcionou ao homem viver em um lugar onde tudo era perfeito. Por um ato de desobediência, o homem perdeu tudo que havia recebido das mãos do Criador, pois, ao entregar o Jardim do Éden para que Adão cuidasse, lhe advertiu que não deveria tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.17). Ser bom faz parte da essência de Deus. Sendo assim, Ele não levou em conta o pecado e providenciou por um ato de bondade um plano de salvação para a humanidade, fornecendo uma nova vida em Cristo (Ef 2.1).

Explique para os alunos que o plano de salvação foi um ato de bondade, pois a bondade não espera nenhum tipo de recompensa por parte daquele que foi beneficiado por ela. Ser bom é inerente ao caráter divino, logo Deus não pode tomar nenhuma atitude que irá prejudicar a humanidade. Ainda que Ele tome uma atitude de repressão, essa é tomada por amor (Pv 3.12; Hb 12.6). Enfatize para os alunos que toda a atitude tomada por Deus tem por objetivo o bem da humanidade.

2.2. A humanidade e a bondade de Deus.
A bondade de Deus não cessou depois do pecado. Se levarmos em conta que tudo que a humanidade desfruta é pela bondade dEle, concluímos que a Sua generosidade é sem medida. O Senhor tem nos garantido o que é necessário para uma vida abençoada e feliz. Ele nos deu vida e providenciou que tivéssemos saúde para que, com o nosso próprio esforço, pudéssemos trabalhar e ganhar o nosso sustento e, sobretudo, alcançar uma vida digna e feliz. A felicidade alcançada pelo indivíduo através das bênçãos recebidas de Deus deve ser compartilhada. Assim como Ele foi generoso (Jo 3.16), devemos expressar a nossa generosidade com os que estão próximos.

Explique para os alunos que o amadurecimento da característica do fruto do Espírito Santo conhecida como bondade nos leva a sermos generosos. Se em algum momento alcançarmos bens materiais que sejam suficientes para nos garantir uma vida tranquila, devemos estar dispostos a usar de bondade para com o próximo. Da mesma maneira que Deus foi bom nos valorizando, devemos valorizar a pessoa humana sendo bons para com ela. Pergunte aos alunos sobre o que é ser bom. Permita, sem que a classe se altere, que dois ou três alunos emitam sua opinião. Depois, responda que ser bom é dividir o que recebemos das mãos do Senhor. Ressalte para os alunos que usar de generosidade é expressar o que há de melhor em nós, isto é, o fruto recebido do Espírito Santo (2Co 8.2).

2.3. Liberalidade é bondade.
Quando intencionava levar o homem a pecar, Satanás usou sua arma mais perigosa: a mentira. Em seu diálogo com Eva, afirmou que o Criador não estava disposto a dar ao homem conhecer os mistérios da eternidade (Gn 3.4-5). Tal afirmativa do inimigo não é verdadeira, pois o Senhor nunca se furtou de se fazer conhecido do Seu povo (Hb 8.10-11). Durante Seu ministério terreno Deus humanizado fez questão de revelar Seus segredos (Mt 13.11). À Igreja, Ele autorizou Paulo a mostrar como receberíamos os mistérios dos céus (Ef 1.9), fazendo dos Seus servos guardiões destes ministérios (1Co 4.11). Caso o indivíduo não saiba como agir com bondade, peça sabedoria ao Criador, pois até a Sua sabedoria Ele nos dá com liberalidade, que é uma expressão de bondade.

Explique para os alunos que ao tomarmos parte na natureza divina através de Cristo começamos a retornar para a condição perdida com a queda de Adão. O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, isto é, justo e bom (Gn 1.26). Ao promovermos o amadurecimento do fruto do Espírito Santo em nós, começamos a desenvolver todas as Suas características. Vale a pena ser destacado para os alunos que o homem verdadeiramente regenerado deverá estar sempre pronto a compartilhar a bondade recebida das mãos do Espírito Santo.

3. Lições práticas.
Ao iniciarmos o estudo desta segunda seção do fruto do Espírito (Gl 5.22), declaramos que a longanimidade, benignidade e bondade são difíceis de serem desenvolvidas porque, em muitos casos, mexem com traços inerentes à nossa personalidade.

3.1. Ser bom é abrir mão do nosso eu.
Estas três características são responsáveis pelo bom relacionamento que o servo de Deus deve procurar desenvolver com todos os que estão ao seu alcance. Isso significa que em muitos momentos deveremos abrir mão de nós mesmos para sermos longânimes, benignos e bondosos. Uma vez que somos salvos, lavados e remidos pelo sangue dp Cordeiro (Mt 26.28), não podemos nos relacionar com o próximo fora dos padrões bíblicos (1Jo 1.7).

Explique para os alunos que agir fora dos padrões bíblicos promoverá um afastamento natural entre o homem e o Criado, pois esta atitude nos distancia de Sua natureza (1Rs 1.16). Reforce para os alunos que quando agimos de acordo com a Palavra de Deus, estamos demonstrando a transformação promovida pelo amadurecimento do fruto do Espírito Santo em nossas vidas.

3.2. O fruto promove a santificação.
A ação produzida pelo amadurecimento do fruto do Espírito Santo irá nos garantir uma vida de paz com os outros e tal postura nos elevará a condição de servos verdadeiramente santificados pela Palavra. Uma conduta de cristão irá nos proporcionar viver diante do Senhor por toda eternidade (Hb 12.14). A santificação é o único meio de ver o Senhor. O amadurecimento do fruto é parte indispensável do processo de santificação. Se deixarmos levar por informações negativas apresentadas pelos meios de comunicação, estaremos abrindo mão de ter comunhão com os nossos irmãos, uma exigência de Jesus para que possamos caminhar em direção ao céu (At 2.42).

Explique para os alunos que todos os dias temos nossas casas invadidas por notícias que visam nos aterrorizar com a violência praticada por homens sem Deus. Sabemos que a violência sempre existiu e sempre existirá. Entretanto, este tipo de informação visa nos tirar do convívio benéfico que desfrutamos com os nossos irmãos quando vamos à igreja. Merece ser especialmente destacado aos alunos que nos afastar da comunhão é tudo que o inimigo quer, pois ele sabe que quando estamos juntos somos mais resistentes às tentações (Ec 4.9-12) e assim teremos mais condições de desenvolver o amadurecimento do fruto do Espírito Santo.

3.3. Permanecendo naquilo que aprendemos.
Ser bom pode, para muitos parecer sinônimo de tolo. Entretanto, sabemos que o nosso Criador em todo tempo se mostrou bom para a humanidade. Ser bom é desafiar todos os conceitos pregados pela cibercultura que, segundo Pierre Lévy, “designa a cultura contemporânea marcada pelas novas tecnologias digitais e como ocorrem interações entre as novas tecnologias e a sociedade”. O servo fiel deve manter a postura de acordo com o que aprendeu através do Evangelho (2Tm 3.13-15).

Explique para os alunos que, por mais que sejamos tentados pelos apelos midiáticos e tecnológicos, não podemos deixar de andar segundo os verdadeiros preceitos da Palavra de Deus (Sl 119.105). Destaque para os alunos que a cada dia que passa surgem novos conceitos que, aliados a um sem número de informações, empurram o indivíduo para um abismo emocional, tirando-lhe o foco do que lhe foi fornecido pelo Espírito Santo.

Conclusão.
Quando recebemos o fruto do Espírito, é plantado em nós um bom tesouro. A partir deste instante, o coração começa a produzir coisas boas e a compartilhar bondade, não permitindo que maus sentimentos sejam reproduzidos através de atos falsos de bondade (Mt 12.35).

Questionário.

1. O que é a bondade?
R: É a capacidade de fazer o bem e desprezar o mal (Mt 21.13).



2. O que a prática da bondade proporciona?
R: Um grande sentimento de satisfação (At 3.8).



3. O que a bondade de Deus proporciona ao homem?
R: Viver em um lugar onde tudo era perfeito (Gn 2.7-15).



4. Do que devemos abrir mão para sermos longânimes, benignos e bondosos?
R: Do nosso eu (1Jo 1.7).



5. Qual é o único meio de ver o Senhor?
R: Através da Santificação (Hb 12.14).



Fonte: Revista Jovens e Adultos, professor, 2º trimestre de 2016, ano 26, Nº 99, Fruto do Espírito, destacando os aspectos do caráter Cristão na era da pós-modernidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário