31 de maio de 2016

LIÇÃO 10 - CONHEÇA SEUS DEVERES ESPIRITUAIS

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
LEIA TAMBÉM: Manual/Discipulador

TEXTO ÁUREO
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abun dantes na Obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Coríntios 15.58

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Romanos 12.9 - O amor seja não fingi do. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Romanos 12.10 - Amai-vos cordialmen te uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.


Romanos 12.11 - Não sejais vagarosos no cuidado: Sedes fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Romanos 12.13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Romanos 12.14 - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis

INTRODUÇÃO
Desde que você se entregou a Jesus você passou a ser cuidado por sua Igreja. Mas agora que você já compreendeu o batismo bíblico e tomou a decisão de ser batizado, passou a ser parte integrante como membro da nova família espiri tual, da Igreja de Jesus Cristo. Você já aprendeu que a Igreja de Deus é a maior, melhor e mais importante organização de toda a Terra, principalmente porque é um organismo vivo. Ser mem bro da Igreja de Jesus Cristo é ter elevado privilégio! Há muitos direitos e pri vilégios que o membro da Igreja pode desfrutar. Mas todo direito é adquirido através do cumprimento de deveres. Quais são os deveres que tenho como membro da Igreja?

O DEVER DA COMUNHÃO
A comunhão se expressa pela freqüência e assiduidade aos cultos. O membro ausente está fora da comunhão. Você nunca deve estar fora da comunhão: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" (Atos 2.42).

a) A participação - A participação nos cultos dá alegria e bem estar: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Salmos 122.1). Os membros da Igreja devem sempre estar presentes nos cultos: "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo" (Atos 5.42).

b) A unanimidade - A participação deve ser acompanhada de unanimidade. Que é isso? A Bíblia nos explica: "E perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração" (Atos 2.46). Sim, a Igreja deve ser unida para tomar e obedecer as decisões tomadas pelo Ministério (Atos 15.28-31). A divisão e a rebeldia vem do diabo: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria" (I Samuel 15.23). Assim, freqüentes na casa do Senhor e unânimes, todos são edificados uns com os outros: "Porque nenhum de vós vive para si, e nenhum morre para si" (Romanos 14.7).

c) O aprendizado mútuo - Te mos que aprender uns com os outros e corrigir-nos uns aos outros quando houver desacordos: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Deus" (Efésios 5.21). Deus não aceita um culto com desarmonias: "Mas faça-se tudo de centemente e com ordem" (I Coríntios 14.40

O DEVER DA COOPERAÇÃO
O que é cooperação? É operar juntos, trabalhar unidos. Na Igreja devemos cultuar juntos. Mas além de estarmos unidos no culto, temos que tornar nosso culto como um serviço à Deus, e prestarmos, juntos, outros serviços relacionados ao culto. Sem pre em comunhão (Salmo 133.1).

a) A cooperação na Igreja - A Igreja é como um "edifício". Vejam este edifício em Efésios 2.20, 22. Nós somos edificados juntos, sobre o alicerce Jesus. A Igreja é como um corpo. Aliás, a Igreja não é apenas um corpo; ela é o próprio "Corpo de Cristo" (Efésios 1.22,23). Este corpo tra balha ligado e ajustado: "Do qual todo o corpo, bem ajustado, e li gado pelo auxílio de todas as jun tas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do cor po, para sua edificação em amor" (Efésios 4.16).

b) A comunhão da igreja - Para que haja comunhão na Igreja, o Corpo de Cristo, é nosso dever manter a unidade espiritual como membros da Igreja: “Assim, nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” ( Romanos 12.5).

c) O Corpo de Cristo, a igreja - O Corpo de Cristo jamais pode estar dividido (I Coríntios 3.1.9). Temos que trabalhar na Obra de Deus para edificar o “edifício” e fazer crescer o “Corpo”. Mas temos que operar tudo isto em perfeita comunhão: “Estai em mim, e eu em vós: como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também, vós, se não estiverdes em mim" (João 15.4).

O DEVER DO TESTEMUNHO
Testemunhar é mais que cooperar, mais que trabalhar. Testemunhar é estar pronto a dar a vida pela causa que de fende.

a) O crente é uma testemu nha de Cristo - Somos testemu nhas de Jesus: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusa lém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" (Atos loS). Há pelo me nos dois sentidos quanto ao de ver de testemunhar.

b) O testemunho pessoal do crente - Temos que honrar o Evangelho de Jesus e a Igreja de Deus através de nosso modo de Viver. É horrível quando um crente envergonha o Evan gelho: "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz" (Efésios 5.S). A Igreja de Tessalônica nos dá o exemplo de tes temunho e vida cristã: "De ma neira que fostes exemplos para to dos os fiéis da Macedônia e Acaia" (I Tessalonicenses 1. 7).

c) O dever de evangelizar do crente - Mas, além desse teste munho que devemos dar com nosso modo de viver, temos que testemunhar, anunciando o Evangelho. A Igreja existe para isso: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16.15).

3 O DEVER DA CONTRIBUIÇÃO
Muita gente ainda não aprendeu o elevadíssimo privilégio e as bênçãos especiais para quem contribui fi nanceiramente para o sustento da Obra de Deus. Verifique o que Deus faz ao fiel sustentador de Sua obra (Provérbios 3.9,10). Experimente estas bênçãos em sua vida. Faça prova de Deus!

a) Investindo na Obra de Deus - Duas coisas precisam ser esclarecidas quanto às finanças, em relação ao salvo: 1)O ímpio gasta seu dinheiro com vícios, prostituição, jogos, bebidas alcoólicas etc. O convertido deve ser grato ao Se nhor por essa economia com coi sas pecaminosas. Deve cumprir a Palavra de Deus em sua vida, in vestindo financeiramente na Obra de Deus. 2) Os ímpios pro gridem financeiramente em suas impiedades. E Satanás tem inte resse nisso, para segurá-los e sustentá-los em suas impiedades. Convertendo-se o ímpio, Satanás não tem interesse em ampará-lo financeiramente. Deus protege e faz progredir o crente fiel, enqua to Satanás empobrece o crente in fiel. Como fica a situação do cren te infiel a Deus

b) Tipos de contribuição - O primeiro tipo de sustento da Igreja é o "dízimo". É bem antigo o dízimo (Gênesis 14.18-20). Abraão, nosso pai na fé, nos deu o exemplo de um dizimista fiel. Por isso ele era um homem abençoado (Gênesis 13.2). Deus instituiu o dízimo a fim de abençoar e fortalecer o ministério em Sua casa Que seria da casa de Deus sem a contribuição sistemáti ca do seu povo? "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Se nhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não der ramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança" (Malaquias 3.10). Outro tipo de sustento da Igreja é a "oferta", oferta alçada ou oferta levantada: "Quem pois está dis posto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Se nhor?" (I Crônicas 29.5b). Há quatro coisas a serem consideradas acerca da oferta para a obra do Se nhor: 1) Devemos ofertar com ale gria (II Coríntios 9.7), a oferta é um serviço à causa de Deus; 2) Devemos manter a comunhão com nos sos irmãos enquanto ofertamos (Mateus 5.23,24); 3) Devemos ofertar com dignidade ao Senhor, e não com menosprezo (Malaquias 1.14).

c) As ofertas voluntárias – Deus, só aceita ofertas voluntárias (I Crônicas 29.9). Muitos têm perdido as bênçãos de Deus porque não aprenderam a dar para a Obra de Deus (Lucas 6.38).

CONCLUSÃO
Geralmente as pessoas não gostam de cumprir deveres. Desejam pensar nos privilégios e nas bênçãos. Esquecem que o cumprimento dos deveres é que produz as bênçãos. Quanto mais cumprirmos nos sos deveres espirituais, mais re cebemos as bênçãos de Deus. Ele tem celeiros ricos para galardoar seus fiéis!Revista Betel – Novos convertidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário