15 de maio de 2016

Lição 2: Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Rendido (Parte B)

Inicie revisando a lição um. Aqui está uma lista de questões para perguntar o novo convertido antes de começar a lição de hoje:

Você já deixou de adorar ídolos e outros deuses?

Existe alguma área da sua vida que você ainda não rendeu totalmente a Jesus - algum relacionamento, interesse ou bens?

Você reviu diariamente as Escrituras da lição da semana passada?

Peça ao seu discípulo para repetir de memória as Escrituras que você o pediu para memorizar (Salmo 119.11).

Propósito da lição: Ajudar ao seu discípulo a entender a batalha espiritual e que ele poderá experimentar perseguição da família e amigos por causa da decisão que ele fez de seguir a Jesus.

Escrituras a serem usadas nesta lição:

Leia 1 Pedro 5.8-9 - Explique ao seu discípulo que todos os cristãos têm um inimigo espiritual chamado “Satanás” ou “Diabo” que tenta derrotá-lo de todos os meios possíveis. Cristo que mora em nós, contudo, é muito mais forte que o diabo e que através Dele nós podemos resistir e derrotar o inimigo em todos os pontos.

Leia Lucas 10.19 - Explique ao seu discípulo que Jesus nos deu autoridade sobre todo inimigo e por isso não precisamos temer, (veja também 1 João 4.4).

Leia Mateus 5.11-12 - Explique que quando um cristão é perseguido ele precisa regozijar-se por que ele está se identificando com muitas outras pessoas de Deus que têm sido perseguidas e que serão recompensadas por Deus no céu por permanecer fiel a Ele durante esses tempos de sofrimento e dificuldade.

Leia Mateus 5.44 - Explique que quando um cristão é perseguido, ele deve responder amando aqueles que o perseguem. Ele deve fazer o que é bom a eles e orar por eles, e não deve responder com raiva ou sentimento de vingança.

Uma história para contar ao seu discípulo:

Adriano recentemente rendeu seu coração a Jesus. Ele veio de uma família Católica tradicional. Não muito depois de sua conversão, os pais de Adriano ficaram muito zangados com ele e disseram que parasse de seguir este caminho de Jesus, pois traria desonra e humilhação para sua família. Inicialmente, Adriano queria revidar nervosamente a eles da mesma maneira como falaram com ele. Porém, havia lido Mateus 5.44 alguns dias atrás. Ele decidiu obedecer a Jesus ao invés de se deixar levar pela sua raiva. Continuou a amar e honrar seus pais e a orar por eles diariamente. Ele disse-lhes, contudo, que nunca poderia parar de seguir a Jesus, não importasse o motivo. Jesus agora era seu Senhor e Salvador. O pai e a mãe de Adriano ficaram ainda mais nervosos, mas como ele continuou a ser um filho dedicado e fiel, e continuou a orar por eles diariamente, em alguns anos ambos também renderam suas vidas a Jesus e nasceram de novo.

Tarefa a ser dada no final da lição:

O novo convertido deve ser encorajado a ler novamente os versículos das Escrituras acima diariamente, durante a próxima semana, e orar a Jesus pedindo força para responder com gentileza e amor a qualquer um que o perseguir. Instrua ao seu discípulo a memorizar Mateus 5.44.

Antes de se despedir de seu discípulo, ore por ele, pedindo a Deus que o abençoe e que trabalhe em sua vida. Gaste tempo para responder qualquer pergunta que ele tiver.

FONTE: Manual do Discipulador - Pr Josenildo Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário