23 de maio de 2016

LIÇÃO 4 - CONHEÇA O SEU CONSOLADOR

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
LEIA TAMBÉM: Manual/Discipulador

TEXTO ÁUREO “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro ajudador, para que fique convosco para sempre” João 14:16.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

João 16.7 - Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.

João 16.8 - E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

João 16.13 - Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

João 16.14 - Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.

João 16.16 - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará.

I N T R O D U Ç Ã O

Quem é esse “Consolador” que precisamos conhecer? Jesus falou dele em João 14.16,17. Você precisa conhecer o Espírito Santo. O apostolo Paulo afirma que ninguém consegue dizer que Jesus é o Senhor senão pelo espírito Santo. ( I Coríntios 12.3). Precisamos conhecer o Espírito Santo, pois é Ele quem nos leva a Jesus. O Espírito Santo habita no salvo e tudo o que fazemos é conseguido através do poder do Espírito Santo. Como podemos desconhecer Aquele que habita dentro de nós e dirige nossas vidas? “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”. (Romanos 8.1- 4)

1 A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

Insistimos em que Deus não é “uma influência, um fluido positivo”, como ensinam as falsas religiões. Deus é pessoal. Isso significa que o homem pode manter comunhão com Deus. Porque são duas “pessoas”.

a) A Pessoa do Espírito Santo – “Ao referir-se ao Espírito Santo, Jesus o identifica com tratamentos pessoais, como “Gente”( João 16.7, 8). Jesus se refere ao Espírito Santo como uma pessoa, distinta dele, e distinta do Pai. Deus é único: “ Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” ( Deuteronômio 6.4).

b)- A Trindade constitui-se de três pessoas distintas – Existe a Pessoa de Deus Pai, existe a pessoa de Deus Filho e existe a pessoa de Deus Espírito Santo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” I coríntios 13.13). É um só Deus revelado através de três pessoas distintas: “E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade ( I João 5.7)

c) As reações do Espírito Santo – Como pessoa o Espírito Santo reage. Observe que ele é inteligente. (Romanos 8.27), tem vontade (ICoríntios) 12.11), ama (Romanos 15.30), tem tristeza (Efésios 4.30), Fala (Atos 13.2), intercede (Romanos 8.6), ensina (João 14.26), e Guia (Romanos 8.14). Somente uma pessoa tem essas reações. Uma “influencia ou um fluido” não tem reações assim.

2 A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

Além de ter características pessoais, o Espírito Santo é Deus. Ele e Chamado “Deus” (Atos 5.3,4) e “Senhor” (II Coríntios 3.18). O Espírito Santo tem as qualidades de Deus tais como: Eternidade (Hebreus 9.14) , Onipresença (Salmos 139.7-10), Onipotência(Lucas 1.350 e, Onisciência (I Coríntios 2.10,11).

a) Seus Nomes – Toda pessoa tem um nome que o identifica. Os nomes dados ao Espírito Santo o identificam como Deus. Ele é chamado “Santo” ( Lucas 11.13), “Eterno” (Hebreus 9.14), “Deus” ( I Coríntios 3.16), Jeová” ( Isaias 51.1), “Espírito de Deus e de Cristo” (Romanos 8.9).

b) Suas Obras – Os nomes da pessoa do Espírito Santo o identificam com as obras que só Deus realiza. Ele é purificador (Isaias 4.4), faz promessas e cumpre as promessas de Deus Pai e de Deus Filho (Atos 1.4,5), produz vida ( Romanos 8.11) consola (João 14.26). Uma “influência ou um Fluido” não faz nada disso que a pessoa divina do Espírito Santo Faz.

3 O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO

Desde o princípio do mundo o Espírito Santo participou na criação (Gêneses 1.2).E o mesmo Espírito Santo preserva a vida das pessoas: “Envia o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra”. ( Salmo 104.30).

a) Seu trabalho no mundo e na Igreja – O espírito de Deus trabalha com os incrédulos. Ele contende com os homens (Gênesis 6.3). Ele testifica aos incrédulos sobre Jesus (João 16.8). Foi o Espírito Santo quem levou você a Jesus. Sua conversão e transformação são obras do Espírito Santo. E agora o que faz é que o Espírito Santo faz por nós os salvos? Ele nos regenera, isto faz nascer de novo (João 3.3-6). Somos batizados com o Espírito Santos por Jesus. Isto é, Jesus nos batiza com o Espírito Santo, pois o Espírito Santo permite que Jesus utilize dele, para nele sermos mergulhados. Foi o que aconteceu no dia de Pentecostes quando os discípulos falaram línguas estranhas (Atos 2.4). O Espírito Santo habita no crente (ICoríntios 6.19). O Espírito Santo permite que o crente seja selado nele (Efésios 4.30). O Espírito Santo testifica em nosso espírito (Romanos 8.16). Ele guia o crente (Romanos 8.14). Ele enche o crente (Efésios 5.18). Ele liberta (Romanos 8.2). Ele ilumina o crente (Efésios 1.18). Ele chama o crente para trabalhar na obra de Deus (Atos 13.2) O Espírito Santo ressuscitará os salvos (Romanos 8.11,23).

b) - Trabalhando Com Jesus – Em todo esse trabalho, tanto com o incrédulo quanto com o crente, o Espírito Santo se baseia na via e na obra salvadora de Jesus, para levar-nos a Ele. “26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar-vos de tudo quanto eu vos tenho dito”. (João 14.26)

c)A ação do Espírito Santo – A Bíblia é produto do Espírito Santo ( II Pedro 1.20,21) As orações são movidas pelo Espírito Santo ( Romanos 2.26) A Adoração e o louvor são promovidos pelo Espírito Santo: “19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”. (Efésios 5.19). Tudo, portanto, é pelo Espírito Santo.

4 - O ESPÍRITO SANTO E O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Uma das atividades do Espírito Santo na terra é preparar a Igreja para o arrebatamento. A esperança dos salvos é morar nos céus com Jesus. “Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”. (João 11.3)

a) – A renovação da Esperança – A Bíblia é um livro de esperança. Quando lemos a Palavra de Deus passamos a viver diferente, pensar diferente, agir diferente diante de situações, e acima de tudo, ter uma esperança diferente: “Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos”. (Tito 1.2)

b) – O Espírito Santo e a Santificação – Para que a Igreja possa entrar no céu pelas portas (Apocalipse 22.14), é necessário santificação, “sem a qual, ninguém verá o Senhor” ( Hebreus 12.14).

- O Espírito Santo e o arrebatamento – O Apostolo Paulo disse aos coríntios que o rapto da Igreja será um mistério ( I coríntios 15.51) o Arrebatamento dos salvos, será num momento, num abrir e fechar de olhos (I Coríntios 15.52). Todo esse trabalho será realizado pelo poder do Espírito Santo. Ele mesmo estará conduzindo a Igreja a Cristo, até que ela encontre o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor ( I Tessalonicenses 4.17). Tal qual Eliezer conduziu Rebeca até Isaque (Gênesis 24.61-67) o Espírito Santo conduzirá a Igreja para se encontrar com Jesus nas nuvens. Bendito aquele que tomarem parte no arrebatamento da Igreja.

CONCLUSÃO
Tudo na vida do crente depende do Espírito Santo. É ele quem cuida de todas as coisas quem nos aproxima de Deus. O Crente que não conhece a grande dádiva de Deus aos salvos. Permita que o Espírito Santo ocupe lugar em sua vida e você será um vencedor!

Revista Betel – Novos convertidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário