15 de maio de 2016

Lição 4: Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Crescente (Parte B)

Inicie revisando a lição três. Aqui segue uma lista de perguntas que você pode perguntar ao seu discípulo antes de iniciar a lição de hoje:

Você fez a sua tarefa de gastar 30 minutos diários com Jesus conversando com Ele e ouvindo o que Ele tem a dizer?

Escreveu a cada dia o que Jesus disse a você?

Diga-me duas coisas que Jesus te disse essa semana. Você obedeceu?

Jesus disse alguma coisa a você que você não obedeceu?

Peça ao seu discípulo para recitar a Escritura que você pediu para memorizar (Salmo 48.14).

Propósito da lição: ajudar ao seu discípulo a entender a importância de fazer restituição por seus pecados passados (pedindo aos outros que o perdoe pelo que fez a eles e oferecendo-se a pagar por algo roubado). Sem fazer a restituição, é muito difícil estar completamente conectado a Deus. Confissão voluntária e restituição nos trazem, de maneira eficaz, a seriedade dos pecados passados.

Escrituras a serem usadas nesta lição:

Leia Números 5.6-7 - Explique que no Antigo Testamento Deus ensinou o seu povo a confessar os pecados cometidos aos outros e restituir qualquer coisa que tivessem roubado.

Leia Mateus 5.23-24 - Explique ao seu discípulo que Jesus nos disse que se lembrarmos que alguém tem algo contra nós, nós deveríamos rapidamente consertar o que está errado com esta pessoa.

Leia Lucas 19.1-10 - Explique que Zaqueu é um bom exemplo de alguém que, quando conheceu a Cristo, ofereceu-se para restituir a todos que tinha enganado ou injustiçado no passado.

Leia Êxodo 22.1-4 - Explique que no Antigo Testamento, um ladrão foi obrigado a restituir àqueles a quem havia roubado.

Uma história para Contar ao seu discípulo:

Isabella tinha 24 anos quando veio para Cristo. Alguns anos antes ela roubou um xale de uma loja do bairro. Ela também havia roubado uma jaqueta de uma de suas colegas enquanto estava no ensino médio. Depois que se tornou uma cristã, Isabella ficou profundamente culpada de seus pecados passados. Ela também ficou culpada pelo fato de ter sido detestável para sua mãe em inúmeras ocasiões. O seu pastor conversou com ela sobre a importância de fazer a restituição pelas ofensas passadas. Precisou de muita coragem para Isabella ir a essas pessoas e pedir perdão pelos seus delitos passados. Ela ofereceu-se a pagar o xale que havia roubado ao proprietário da loja, mas ele a perdoou e não quis aceitar o dinheiro dela. Quando encontrou sua antiga colega de escola, de quem havia pegado a jaqueta, também ofereceu-se a pagar pela jaqueta. A colega de classe estava furiosa com ela e pegou o dinheiro dela, porém não iria perdoar. A mãe de Isabella não só a perdoou, como também foi movida pelo profundo lamento de Isabella por tê-la tratado daquela maneira, e também entregou sua vida para Jesus. Isabella estava tão feliz por ter obedecido a Jesus e feito o que era certo! Por causa da sua restituição, o espírito de Isabella foi liberto e ela entrou em um mais profundo relacionamento com Deus.

Tarefa a ser dada no final da lição:

Diga ao seu discípulo para continuar a gastar 30 minutos diários sozinho com Jesus em um lugar silencioso. Diga para pedir a Deus que traga a sua memória pessoas que Deus quer que ele restitua por ofensas passadas. Ele deve escrever o nome de cada pessoa que Deus trouxer a mente dele e ir até elas, uma por uma, a fim de pedir pelo perdão delas e oferecer-se a pagar qualquer coisa que tenha pegado desta pessoa. Instrua-o a memorizar Mateus 5.23-24.

Antes de se despedir de seu discípulo, gaste tempo orando por ele e respondendo qualquer pergunta que ele tiver.

FONTE: Manual do Discipulador - Pr Josenildo Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário