5 de maio de 2016

Lição 6 - Jesus cura um homem doente - Primários

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD

PRIMÁRIOS - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus
Comentarista: Glaucia Leal
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva


Jesus viera a Jerusalém para assistir a uma festa. Enquanto Ele caminhava sozinho certo sábado de manhã, pensava profundamente. Logo Se encontrava junto a um tanque, o Tanque de Betesda.

Objetivo


Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus esta sempre pronto a nos ajudar em todas as circunstancias.

Memorizando

“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam".(Na 1.7 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Jo 5.1-18.

Explorando a Bíblia

Jesus viera a Jerusalém para assistir a uma festa. Enquanto Ele caminhava sozinho certo sábado de manhã, pensava profundamente. Logo Se encontrava junto a um tanque, o Tanque de Betesda. Cinco belos pórticos circundavam o tanque. Aquele era o tipo de lugar que deveria ser tranquilo. Deveria estar cercado de arbustos verdejantes e flores coloridas. O local, porém, era de doença e miséria.

Em toda a volta do tanque havia pessoas se debatendo. Havia pessoas doentes deitadas em todas as posições ou então sentadas e encurvadas. Jesus parou e olhou em volta. Viu cegos, surdos e aleijados. Viu alguns com problemas de estômago e doenças de pele – todo tipo de doença. Havia pessoas idosas e crianças. Pessoas de todas as idades se encontravam ali. Todos eles esperavam por um milagre. O lugar, porém, oferecia pouca esperança.

Na maior parte das vezes, era um local de desapontamento. As pessoas esperavam que a água do tanque se movimentasse. Muitos criam que a água era agitada por um anjo, e aquele que primeiro entrasse na água após ser agitada, seria curado. Jesus sabia que aquilo não era verdade. Mas as pessoas esperavam e observavam. Quando a água se movimentava, as pessoas mais ágeis, desesperadas pela cura, corriam para a frente e pisoteavam as mais debilitadas. Em vez de um lugar de cura, era um lugar de morte. Jesus olhou através da multidão de doentes, e Se compadeceu deles.

Desejava curar a todos eles! Foi tentado a fazer justamente isso, mas aquele dia era sábado. Ele sabia o que aconteceria se Ele os curasse naquele dia. Os líderes judeus ficariam muito zangados. Eles estavam procurando motivo para prejudicá-Lo. Poderiam até mesmo matá-Lo! Mas Seu tempo para morrer não chegara ainda. Jesus conhecia cada pessoa pelo nome e sabia qual era a doença de cada um.

Percebeu, especialmente, um homem que estava aleijado havia 38 anos. Jesus sabia que aquele homem estava aleijado principalmente por causa do pecado na vida dele. Também sabia que o homem estava triste porque ele não tinha ninguém que o ajudasse a alcançar a água. Ele se sentia sozinho e desencorajado, e achava que não merecia a misericórdia de Deus.

Jesus silenciosamente Se ajoelhou ao lado dele e Se curvou para ver-lhe a face. Com ternura, Jesus perguntou:

– Você deseja ser curado?

A esperança irrompeu no coração do homem. É claro que ele desejava ser curado! Não era o desejo de todos os que estavam ali? Ele não sabia quem Jesus era. Não sabia que Jesus poderia curá-lo naquele mesmo instante.

Cria apenas que sua única esperança seria entrar na água. Assim, disse a Jesus:

– Senhor, não há ninguém para me ajudar a entrar no tanque. Sempre que experimento entrar, alguém entra antes de mim. Jesus não pediu ao homem que cresse Nele. Nem mesmo disse ao homem quem Ele era.Embora ele não se sentisse digno do amor de Deus, Jesus desejava derramar Sua graça sobre ele.

Assim, disse-lhe:

– Levante-se! Tome sua cama e ande!

O homem não hesitou, e imediatamente obedeceu. Ele desejava ficar curado. Nervos e músculos que não tinham sido usados durante anos foram trazidos à vida! O homem ficou de pé de um salto! Enrolou sua esteira e cobertor, e se voltou para Aquele que o havia curado. Jesus, porém, desaparecera em meio à multidão. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo. Ele estava superfeliz. Contava para todos com quem encontrava as boas-novas. Jesus o curara! Naquele dia, Jesus curou o corpo de um homem.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que o poder de cura de Jesus e Sua amorável graça também levaram o homem de volta a Deus. Com amor e misericórdia, Jesus nos diz: “Vocês querem ser curados?” Ele também deseja que sejamos sadios no corpo e no espírito. Sua graça é um presente de amor para todos nós.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Imagem: http://www.ebdonline.com.br/gravuras/mc310b.jpg
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário