5 de maio de 2016

Lição 6 - Um lugar onde Deus fala - Juniores

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD

JUNIORES ESTUDANDO A BÍBLIA - de 9 e 10 anos
JUNIORES - Tema: Igreja, casa de Deus
Comentarista: Ana Paula Nogueira
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva


Sabemos que Deus é cheio de compaixão, seu eterno amor e fidelidade estão acima da nossa compreensão humana, e ELE nunca nos deixa sem uma palavra de ânimo, de conforto que nos orienta. Para isso usa seus servos, não devemos nos desanimar, mas confiarmos e esperar em Seu cuidar

Objetivo


Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que ao irmos à igreja, aprendemos sobre Deus e Sua vontade.

Memorizando

“Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com você." (Fp 4.9 – ARC).

Texto bíblico em estudo: Hb 1.1,2.

Deus fala conosco através de seus servos

Encontramos nas Escrituras, vários textos que nos aconselham a confiar em Deus. Confiar nem sempre é algo que traga resultados imediatos, na maioria das vezes, é preciso esperar pacientemente no SENHOR.

Sabemos que Deus é cheio de compaixão, seu eterno amor e fidelidade estão acima da nossa compreensão humana, e ELE nunca nos deixa sem uma palavra de ânimo, de conforto que nos orienta. Para isso usa seus servos, não devemos nos desanimar, mas confiarmos e esperar em Seu cuidar

Os profetas eram porta vozes de Deus

Havia uns reis em Israel que não agiram certo. Vocês se lembram que havia alguns reis que eram teimosos e desobedientes a Deus e faziam coisas erradas e más, que desagradava ao SENHOR?

Pois é, por causa das injustiças cometidas por certos reis contra o povo, e também suas ações faziam o povo se afastar de Deus, é que o SENHOR enviou os profetas, para falarem ao povo em Nome DELE. Denunciarem o pecado e proclamar ao povo qual é a vontade de Deus.

Mas vamos ver como era um profeta. Se olharmos nos dicionários, veremos que a palavra profeta pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros; ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.

O livro do Antigo Testamento, revela antes de serem comumente chamados profetas, tais pessoas eram chamados de videntes, (1 Sm 9.9). É um nome sugestivo que descrevia as pessoas a quem Deus revelava os acontecimentos futuros, por meios de sonhos, visões ou aparições de anjos. Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. A expressão "filhos dos profetas", designava todos aqueles que se tornavam discípulos e ministros ajudantes (ou seja, servidores) dos profetas do Antigo Testamento.

Tanto para o judaísmo como para o cristianismo, há vários profetas, conforme o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ser profeta no cristianismo é ser aquele que fala por Deus

O profeta sempre estava atento para ações e palavras que demonstrava descuido para com o cumprimento da Palavra de Deus. O profeta possuía sensibilidade diante do pecado (Jr 2.12,13,19). O profeta não somente ouvia a voz de Deus como sentia a tristeza que Deus estava (Jr 6.11; 20.9). Tal sentimento era consequência de um estreito relacionamento com Deus (Am 3.7); assim, compreendia melhor do que ninguém os propósitos de Deus para o povo com quem tinha um pacto.

A mensagem dos profetas normalmente continha advertências para as pessoas que colocavam sua confiança em outras coisas e não em Deus, tais como na sabedoria humana, (Jr 8.8, 9; 9.23, 24); na riqueza, (Jr 8.10); na autoconfiança, (Os 10.12,13); no poder opressor; em outros deuses.

Constantemente o profeta desafiava a falsa santidade do povo judeu e tentava desesperadamente encorajar sincera obediência à Deus.

Os profetas eram homens totalmente dedicados a Deus. Detestavam que as pessoas não tivessem um compromisso sincero para com Deus. A fidelidade ao Senhor deveria ser total. Isso implicava em esforçar-se para levar o povo a uma completa submissão a Deus. Os profetas não aceitavam uma sociedade injusta, mas lutavam pela manutenção dos princípios ordenados por Deus para que façamos.Condenavam especialmente a opressão social, ou seja, não admitiam que os mais ricos explorassem os que nada tinham (Am 4.1). Também pregavam contra a bajulação a pessoas desonestas, usada para conseguir qualquer favor, (Am 6.1). Por esses posicionamentos, vemos que o povo de Deus tinha e tem de ser comprometido com o seu Deus e não com o homem. A mensagem profética é muito atual.

Os profetas, na sua maioria, abandonaram as atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para Deus. Protestavam intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniqüidades cometidas pelo povo, bem como a corrupção praticada pelos reis e sacerdotes. Suas atividades visavam mudanças santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de Deus e de sua justiça. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que todos os que servem a Deus foi comissionado por Jesus, Mc 16. 15, para transmitir ou expor sua mensagem, segundo a Bíblia a apresenta, falando em nome de Deus.

A maioria das pessoas ainda não conhece e nem vive essas verdades e Deus está esperando que seus pregadores se despertem e anunciem sua santa vontade. Todos nós somos servos de Deus, chamados para falar a Sua Palavra para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário