15 de maio de 2016

Lição 8: Revisão

Inicie revisando a lição sete. Aqui segue uma lista de perguntas que você pode perguntar ao novo convertido antes de iniciar a lição:
Você fez a sua tarefa de gastar 30 minutos diários com Jesus conversando com Ele e ouvindo suas orientações? O que Jesus lhe disse? Você escreveu? Você obedeceu?
Você orou diariamente por aqueles que estão na sua “Lista de Oração Evangelística?”
Já começou a dar a Jesus os primeiros 10% de sua renda? Se não, quando irá começar?
Você perguntou ao pastor como a igreja precisa de ajuda agora? Você se voluntariou para ajudar?
Peça ao seu discípulo para recitar 2 Coríntios 9.6-7.

Propósito da lição : preparar ao seu discípulo a seguir fielmente tudo o que lhe foi ensinado nas últimas seis semanas.

Escrituras a serem usadas nesta lição:
Leia Tiago 1.2-3 - Explique ao seu discípulo que Jesus nunca nos prometeu que viver para Ele seria sempre fácil. Deus usa provações para desenvolver perseverança. Descubra se o seu discípulo está passando por alguma grande provação ou dificuldade. Converse com ele sobre estas coisas.
Leia Efésios 6.10-18 - Explique que cristãos tem um inimigo. Seu nome é Satanás e ele tenta impedir-nos em nossa caminhada com Deus de várias formas. Deus tem, no entanto, nos dado tudo o que precisamos para derrotar Satanás.
Leia Filipenses 3.10-13 - Explique que, como todo cristão, Paulo experimentou tempos de vitória e tempos de dificuldade. Ele aprendeu a se contentar em cada situação e descobriu que Deus sempre o ajudaria a ser vitorioso em cada situação, tanto boas como ruins.

Uma história para Contar ao seu discípulo:
Tama e Koko eram irmãos. Eles eram de uma família ameríndia. Ambos Tama e Koko recentemente tornaram-se cristãos e ambos encontraram grandes desafios de sua família e amigos que os perseguiam. Tama não construiu um bom relacionamento com Jesus gastando tempo com Ele diariamente e aprendendo a ser guiado por Ele. Não demorou muito e ele voltou a vida que tinha antes de conhecer a Jesus. Koko, no entanto, fielmente colocava em prática tudo o que lhe foi ensinado. Apesar das coisas não serem fáceis, ele estava determinado a seguir a Jesus de todo o seu coração. Ele descobriu que podia confiar em Jesus para ajudá-lo a ser vitorioso em cada situação da vida dele. Ele ficava muito feliz enquanto desenvolvia um profundo e satisfatório relacionamento com Jesus. Koko tornou-se um forte seguidor de Jesus e tornou-se um missionário em outra tribo no Brasil. Por causa do seu exemplo de ser amoroso, um filho atencioso, ambos, sua mãe e seu pai tornaram-se cristãos. Tama nunca encontrou a paz e a alegria que Koko experimentou.

Tarefa a ser dada no final da lição:
Instrua ao seu discípulo a continuar a gastar 30 minutos diários sozinho com Jesus, conversando e ouvindo Jesus falar. Ele deveria escrever o que Jesus diz a cada dia e rapidamente obedecer. No final de cada dia, o seu discípulo deveria verificar suas atitudes e ver se obedeceu ao que Jesus disse.
Pergunte ao seu discípulo mais uma vez se existe alguma área da sua vida que Jesus já tem tratado que ele ainda não obedeceu? Caso sim discuta o assunto e peça ao seu discípulo para render aquela área da sua vida agora.
Lembre ao seu discípulo a continuar a orar por aqueles que estão em sua “Lista de Oração Evangelística” a cada dia, para ajudar outras pessoas diariamente, e continuar a dar a Deus os primeiros dez por cento de sua renda. Lembre-lhe de convidar essas pessoas para as reuniões evangelísticas da igreja.
Revise cada versículo dado para memorizar. Peça ao seu discípulo para repeti-los com voz audível: Salmo 119.11; Salmo 48.14; 2 Timóteo 2.24-26; João 3.16; 2 Coríntios 9.6-7.
Antes de se despedir do seu discípulo, gaste tempo orando por ele e respondendo qualquer pergunta que ele tiver.
Observação: após aplicar estas oito lições com o seu discípulo, converse com o Pastor a respeito dos próximos passos. Antes do batismo de seu discípulo, há algumas ações práticas para ambos realizarem.

CONCLUSÃO
Jesus priorizou o discipulado na Sua vida aqui na Terra. Antes de escolher os seus discípulos Ele orou a noite toda (Lucas 6.12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupada investindo na vida destes discípulos. Como Ele viajava horas e horas a pé, é bem provável que, enquanto estava caminhando com os discípulos naquelas estradas construídas pelo Império Romano, Ele aproveitasse bem o tempo discipulando. Quem já caminhou por muitas horas sabe que é difícil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus discipulava muito: 1) um a um; e 2) em grupo.

O Dr. Cari Horton, que já dormiu no Senhor, tinha o seu doutorado em “Crescimento da Igreja” pela Escola de Missões Mundiais d o Seminário Teológico Fuller. Foi ele quem apresentou os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada com um grande número de líderes cristãos. Os quesitos avaliados na pesquisa eram concernentes à formação de líderes; como e onde foram treinados os líderes que estão tendo mais sucesso no Reino de Deus. A pesquisa demonstrou que:

• 0% dos líderes foram produzidos pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação;
• 90% dos líderes foram gerados através do discipulado pessoal, um a um.
• 0% dos líderes foram produzidos em classes estruturadas, como Escola Dominical, cursos de Família Cristã, e outras mais;
• 10% dos líderes foram gerados no discipulado em pequenos grupos:

Às vezes nos perguntamos por que temos tão poucos líderes em nossas Igrejas. A resposta, conforme a pesquisa acima, é porque está faltando em nossas Igrejas o discipulado um a um. Entendemos que uma das maiores necessidades da Igreja do Senhor Jesus é a formação de novos líderes. Creio que uma geração de líderes será formada a partir do discipulado pessoal com aqueles que se converterem ao Senhor em nossa Igreja nos próximos anos.

O melhor modelo de discipulado é aquele estabelecido a partir do modelo deixado por Jesus e vivenciado pelos apóstolos e pela Igreja do primeiro século, o discipulado eclesiocêntrico, isto é, que envolve todos os membros da Igreja. O princípio fundamental desse modelo de discipulado está no entendimento de que a integração e o discipulado de novos convertidos não é responsabilidade de um pequeno grupo, de uma comissão, de uma classe na EBD ou de um líder, mas é tarefa de todo o Corpo de Cristo. Cada pessoa que já aceitou a salvação por meio da pregação da Palavra precisa ser levada à maturidade e ao sucesso em sua caminhada. Isso só é possível se cada discípulo que já é membro da Igreja assumir o inalienável compromisso de ser um discipulador.

Os discipuladores são aqueles que acompanharão individualmente todo o processo de amadurecimento do novo discípulo. Seu trabalho é promover o desenvolvimento do novo discípulo baseado no relacionamento com compromisso, fazendo com que a pessoa se sinta querida e ajudando-a a fazer novos amigos na Igreja.O ministério de DISCIPULAR começa no início da conversão, de preferência no dia da decisão e se estende até dois meses após o batismo, dependendo da necessidade do novo discípulo. O alvo é o novo discípulo se tornar, após o processo, em um novo discipulador. À medida que for implantando os Pequenos Grupos, o discipulador terá mais um desafio: integrar seu discípulo em um Pequeno Grupo. O Pequeno Grupo irá facilitar o trabalho do discipulador. A Igreja em oração e na dependência do Espírito Santo, em ...DATA, fará dos ministérios de DISCIPULAR E PEQUENOS GRUPOS uma realidade. Sejamos fiéis com o pouco e Deus nos dará uma multidão de discípulos. ALELUIA!

FONTE: Manual do Discipulador - Pr Josenildo Oliveira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário