31 de maio de 2016

LIÇÃO 9 - CONHEÇA SUAS BENÇÃOS ESPIRITUAIS

Clique nos links abaixo
LEIA TAMBÉM: Manual/Discipulador
TEXTO ÁUREO
Efésios 1.3
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.

VERDADE APLICADA
As bênçãos celestiais são alcançadas depois que estamos em Cristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Efésios 2.4 - Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Efésios 2.5 - Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Efésios 2.6 - E nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

Efésios 2.7 - Para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Efésios 2.8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

I N T R O D U Ç Ã O
Sua decisão por Jesus Cristo, recebendo-o como seu Salvador, traz para você bênçãos extraordinárias (Efésios 1.3). Conforme Mateus 5.45, Deus o Criador de toda a humanidade, “faz que o sol se levante sobre maus e bons, bem como a chuva desça sobre justos e injustos”!. Isso significa que só pelo fato de serem criaturas de Deus, todos tem direito aos benefícios naturais (sol, chuva, ar etc.), físicos (saúde) e materiais (dinheiro, casa , alimentação, vestuário, etc.) Não é dessas bênçãos naturais, físicas e materiais que estamos tratando. Estamos estudando as bênçãos espirituais, que tão somente os salvos desfrutam, e ninguém mais. Quais são estas bênçãos?

1 A BENÇÃO DA REGENERAÇÃO
Regeneração é o novo nascimento espiritual. Não o nascer do ventre materno, e sim o nascer do Espírito de Deus: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”! (João 3.5)

a) – O novo nascimento é promovido pela Palavra semeada no coração - Reconhecendo a Bíblia no coração, o homem se torna “filho de Deus,” por adoção em Jesus Cristo: “ Mas , a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome” ( João 1.12; salmos 119.11; Tiago 1.18).

b) Em Cristo somos novas criaturas – Como “irmãos de Jesus“ nos tornamos “novas criaturas” por adquirir a natureza divina: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo ( II Coríntios 5.17; I Pedro 1.3; II Pedro 1.4).

c) Como filhos de Deus herdamos preciosas promessas – O Crente é o herdeiro das promessas de Deus que o mundo não conhece: “e, se é filho, também é herdeiro, herdeiro de Deus e 
co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificado. (Romanos 8.17) . Escapamos da condenação do diabo, do pecado, do mundo e da carne: “Porque o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”(I João 5.4).

2 A BENÇÃO DO ARREPENDIMENTO
O novo nascimento é obra de Deus no íntimo do homem. Esse novo nascimento, no interior do crente, é demonstrado pelo arrependimento exterior. É mudança de vida: “Produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3.8).

a) O arrependimento e a longanimidade – A longanimidade de Deus, esperando o arrependimento do homem, tem tardado sua ação contra este mundo mau e perverso: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. ( II Pedro 3.9).

b) O arrependimento e a confissão – O arrependimento se externa através da confissão do pecado. O pecador reconhece sua condição pecaminosa e confessa seus pecados: “13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13). O problema é que existe uma tendência do ser humano em não reconhecer nem confessar seus pecados, continuando assim a sofrer sob o peso dos pecados inconfessos ( Salmo 32.4,5). Observamos esta exigência de Deus na mensagem do apostolo Pedro: “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38).

c) Os resultados do arrependimento – Há alegria no céu quando um pecador se arrepende: “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15.7). O arrependimento produz perdão dos pecados: “arrependei-vos, pois , e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” ( Atos 3.19). Arrependa-se, confesse os seus pecados a Jesus e, pela fé, mude de vida.

3 A BENÇÃO DA FÉ
Pelo arrependimento o pecador abandona o pecado. Pela fé o pecador se volta para Jesus: E eles disseram: “Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa” ( Atos 16.31)

a) A Bíblia e o Cristão – A Bíblia foi escrita para produzir fé, isto é, para as pessoas se voltarem para Jesus: “De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus”(Romanos 10.17).

b) A fé e o cristão - A fé é a exigência de Deus para se adquirir a vida eterna (João 3.36). Ninguém vai adquirir a vida eterna por seus esforços, pois a fé não vem do homem; a fé é dádiva de Deus (Efésios 2.8,9; Tito 3.5). O que impede o homem de crer em Jesus? "Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?" (João 5.44).

c) Os milagres da fé e o cristão - Sim, é a fé em Jesus que leva o homem à salvação (Atos 16.31). Mas além da salvação, a fé em Jesus oferece muitas outras bênçãos, tais como: 1) cura física (Mateus 9.22,29); 2) resposta às orações (Mateus 21.22); 3) adquirir poderes para resolver problemas praticamente impossíveis (Marcos 9.23).

4 AS BENÇÃOS DA JUSTIFICAÇÃO E RECONCILIAÇÃO
O ímpio pecador está condenado ao inferno, debaixo do jugo de Satanás: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6.23).

a) Regeneração é obra do Espírito Santo - Pela regeneração, o crente resgata a imagem de Deus que antes estava tão deteriorada pelo pecado. Através do Espírito Santo, ele alcança o arrependimento para a salvação, sendo transformado pela fé em Cristo (II Coríntios 3.13). É aí que aparece a bênção da justificação (Romanos 5.1-5).

b) Justificação, um ato de Deus - Deus, o Pai, considerando a atitude do pecador arrependido em relação a Jesus Cristo, decreta que esse pecador, agora está salvo, isto é, absolvido da condenação do inferno e livre para conviver harmoniosamente te com Deus: "Sendo pois justifica dos pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5.1). Como é feita essa justificação? Não é pelas obras e pelo es forço próprio de ninguém: "Sabem do que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo" (Gálatas 2.16a). Para nossa justificação, o Pai leva em conta a retidão de Jesus Cristo, sem do ele o "Justo" e "Justificador" (Romanos 3.26). Essa justificação é de cristo de Deus, o Pai: "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (Romanos 8.33). O Pai baseia-se no sangue de Jesus "que nos purifica de todo o pecado" (Romanos 5.9). Somos justificados ao aceitar Jesus como nosso Salvador, pela fé (Roma nos 5.1). Recebemos a justificação de Deus gratuitamente e sem ne nenhum merecimento nosso: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3.24).

c) Reconciliação e comunhão O resultado de todas essas bênçãos é a nossa reconciliação com Deus. É o sentido da verdadeira religião. É a volta à comunhão íntima com Deus, o que foi perdida lá no Jardim do Éden: "E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim e temi, por que estava nu, e escondi-me" (Gênesis 3.10). Agora reconciliados com Deus temos acesso direto ao Pai, sem temores e com liberdade de comunhão entre Filho e Pai: "Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé Nele" (Efésios 3.11,12).
CONCLUSÃO
Entregue-se integralmente e definitivamente a Jesus Cristo e desfrute de todas as bênçãos espirituais que ele tem para você! Lembre-se, sua vida cristã está apenas começando. Já pensou no que as pessoas estão perdendo por não se entregarem a Jesus?
Revista Betel – Novos convertidos

2 comentários:

  1. O texto Áureo está com a referência errada. O texto está situado em Efésios 1:3

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, continue com o zelo pela palavra. Deus abençoe o seu ministério.

    ResponderExcluir