17 de maio de 2016

O judeu, o gentio e a igreja de Deus


Quem lê a Bíblia com alguma atenção não pode deixar de perceber que mais da metade de seu conteúdo refere-se a uma nação: os israelitas.

Percebe também que eles têm um lugar distinto nos procedimentos e conselhos de Deus. Separados da massa humana, são levados a um convênio com Jeová, que lhes faz promessas específicas que não foram feitas a nenhuma outra nação.

Apenas sua história é contada durante a narrativa e profecia do Antigo Testamento; outras nações são mencionadas somente quando exercem alguma influência sobre o povo judeu. Parece também que todas as comunicações de Jeová com Israel como nação referem-se à Terra. Se ir r um povo fiel e obediente, é-lhe prometida grandeza terrena, riqueza e poder; se infiel e desobediente, será espalhado "entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até a outra" (Dt 28.64). Até mesmo a promessa do Messias é de abençoar todas as famílias da Terra.

Ao continuar sua pesquisa, o estudioso encontra nas Escrituras menção a outro corpo distinto, chamado igreja. Esse corpo também tem uma relação peculiar com Deus e, como Israel, recebeu dele promessas específicas.

Mas é aí que terminam as semelhanças e começa o mais extraordinário contraste. Em vez de ser formada apenas por descendentes diretos de Abraão, é um corpo em que a distinção entre judeu e gentio se perdeu. Em vez de ser uma relação de mera convenção, uma de nascimento. Em vez da obediência que traz como recompensa grandeza terrena e riqueza, a igreja é ensinada a se contentar com comida e vestimenta e a esperar perseguição e ódio; percebe-se que, assim como Israel se liga às coisas temporais e terrenas, a igreja se liga ao que é espiritual e celeste.

Mais adiante, as Escrituras mostram ao estudioso que nem Israel e nem a igreja existiram sempre, cada um tem um registro de seu começo. O surgimento de Israel encontra-se no chamado de Abrão. Procurando pelo nascimento da igreja, descobre (talvez, ao contrário de suas expectativas, já que provavelmente foi ensinado que Adão e os patriarcas estavam na igreja) que ela certamente não existiu antes nem durante a vida terrena de Cristo, já que ele fala de sua igreja como algo futuro quando diz (Mt 16.18): "sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Não diz edifiquei nem estou edificando, mas sim, edificarei.

Descobre-se também, em Efésios 3.5-10, que a igreja não é mencionada nas profecias do Antigo Testamento nem uma vez, mas que era, naquela época, um mistério "oculto em Deus". Biblicamente, ele encontra o nascimento da igreja em Atos 2, e o término de sua trajetória na terra em I Tessalonicenses 4.

O estudioso também encontra, na divisão racial bíblica, outra classe, raramente mencionada e distinta em tudo tanto de Israel quanto da igreja: os gentios. A posição comparativa de judeus, gentios e da igreja pode se vista brevemente nas seguintes passagens: o judeu (Rm 9.4,5; Jo 4.22, Rm.1,2), o gentio (Ef 2.11,12, Ef 4.17,18, Mc 7.27,28); a igreja (Ef 1.22,23; Ef 5.29-33,1 Pe 2.9).

Quando compara o que se diz na Bíblia sobre Israel e a igreja, descobre que na origem, chamado, promessa, adoração, princípios de conduta e destino futuro, são completamente contrastantes. Compare-se primeiramente o chamado de Israel com o da igreja.

ISRAEL

"Ora, o SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1).

"Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas, terra de trigo e cevada e de vides e figueiras, e romeiras, terra de oliveiras, de azeite e mel, terra em que comerás o pão sem escassez" (Dt 8.7-9).

"Então disse: Eu sou o servo de Abraão. E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos." (Gn 24.34,35).

"O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti, por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença" (Dt 28.7).

"E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda, e só estarás em cima, e não debaixo" (Dt 28.13).

IGREJA

"Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial" (Hb 3.1).

"Mas a nossa cidade está nos céus" (Fp 3.20).

"E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8.20).


"Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós" (I Pe 1.4).

"Até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa" (I Co 4.11).

"Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!" (Mc 10. 23).

"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" (Tg 2.5).

"Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus" (Jo 16.2).

"Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus" (Mt 18.4).

E claro que isso não significa que um bom judeu não pode, ao morrer, ir para o céu. A diferença é que o incentivo para a bondade, nesse caso, foram bênçãos terrenas, não celestes. Seria necessário dizer que, nesta dispensação, nem o judeu nem o gentio podem ser salvos a não ser pelo exercício da fé no Senhor Jesus Cristo por meio de quem ambos nascem novamente (Jo 3.3,16) e são batizados "formando um corpo" (I Co 12.13), que é "a igreja" (Ef 1.22,23). Na igreja, a distinção entre judeu e gentio desaparece (I Co 12.13; G13.28; Ef 2.14). Assim, ao escrever para os efésios, o apóstolo fala daqueles que eram, "noutro tempo", gentios (Ef 2.11; I Co 12.2 também diz "éreis gentios").

O contraste entre Israel e a igreja volta a aparecer nas regras dadas para a conduta de cada um.

ISRAEL

"Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti,(...) para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas" (Dt 7.1,2).

"Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe" (Êx 21.24,25).

IGREJA

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem" (Mt 5.44)

"Somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; somos blasfemados, e rogamos" (I Co 4.12,13).

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece- lhe também a outra" (Mt 5.39).

Veja também Deuteronômio 21.18-21 e Lucas 15.20-23.

Nas reuniões de adoração também encontramos contrastes: Israel poderia adorar em um lugar apenas e a uma distância de Deus - somente poderia aproximar-se dele por meio de um sacerdote.

A igreja adora em qualquer lugar onde haja dois ou três reunidos, tem "ousadia" para entrar no santuário e é composta de sacerdotes. Compare Levítico 17.8,9 com Mateus 18.20; Lucas 1.10 com Hebreus 10.19,20; Números 3.10 com I Pedro 2.5.

Nas profecias concernentes ao futuro de Israel e da Igreja, a distinção é ainda mais espantosa. A igreja será completamente retirada da terra, mas Israel será restaurada em seu maior esplendor e poder terreno. Veja o que as Escrituras dizem:

ISRAEL

"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim" (Lucas 1.31-33). Dessas sete promessas a Maria, cinco já foram literalmente cumpridas. Mas que critério interpretativo nos autoriza a dizer que as duas restantes não serão também cumpridas?

"Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo" (Atos 15.14-16).

"Digo pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades" (Rm 11.1,11,24-26).

"E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo (...) E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra" (Is 11.11,12).

"Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó" (Is 14.1).

"Portanto, eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que nunca mais se dirá: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais" (Jr 16.14,15).

"Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA" (Jr 23.5,6).

"Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus" (Jr 32.37,38).

"Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O SENHOR afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o SENHOR, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum" (Sf 3.14,15).

IGREJA

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar- vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14.2,3).

"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (I Ts 4.15-17).

"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3.20,21).

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" (I Jo 3.2).

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem- aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro" (Ap 19.7-9).

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de

Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos" (Ap 20.6).

Pode-se dizer seguramente que a "judaização" da igreja fez mais para limitar seu progresso, perverter sua missão e destruir sua espiritualidade do que todas as outras causas combinadas. Em vez de perseguir o caminho escolhido de afastar-se do mundo e seguir o Senhor em seu chamado celeste, usou Escrituras dos judeus para justificar-se no rebaixamento de seus propósitos de civilização do mundo, de aquisição de riqueza, do uso de rituais imponentes, na edificação de igrejas grandiosas, na invocação das bênçãos de Deus sobre os conflitos militares, e na divisão de uma irmandade igualitária entre "clero" e "leigos".
Fonte: Perto do Fim 

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