19 de junho de 2016

Currículo

O termo currículo vem da palavra latina scurre. E segundo Solange Aparecida Zotti refere-se a curso, carreira, percurso a ser cumprido.

Todavia, queremos ressaltar que não é fácil definir esse termo, pois para alguns especialistas e teóricos da área da educação, o conceito de currículo é bastante elástico. No entanto o pastor e professor César Moisés Carvalho, define currículo como sendo uma “composição de matérias constantes de um curso cujo objetivo final consiste em formar determinado tipo de pessoa”.

• Qual a necessidade de se ter um currículo?

Os conteúdos e as práticas educativas devem ser organizadas a partir de um currículo. Sem o apoio de um currículo previamente organizado, tendemos a perda de tempo, de propósito e a ineficácia. Ficamos à mercê da improvisação. Um currículo reúne diversas disciplinas que devem ser agrupadas de modo a contribuir para formação integral do aluno. Um determinado livro-texto ou revista de Escola Dominical não constituem um currículo.

• Qual o tempo de duração de um currículo?

Um currículo não tem um prazo de validade estipulado. O currículo CPAD está dividido em três segmentos: infanto-juvenil (do berçário aos juvenis), jovens e adultos. O currículo do primeiro segmento foi desenvolvido em dois ciclos fechados com a duração de dois anos (ano I e ano II; sendo que no caso da faixa etária dos Juvenis são três anos). Isso significa que quando o currículo terminar seu ciclo e retornar, ele não está sendo simplesmente repetido, e sim que seu ciclo de estudos foi concluído. Como acontece nas escolas seculares, é o aluno que passa pelo currículo.

O currículo de jovens e adultos não foi elaborado em ciclos. Isto se deve a sua abrangência, pois várias faixas etárias são contempladas em uma única revista.

• Como deve ser a transferência de classe de modo que o aluno veja todo o currículo?

Para que o aluno não repita nenhum tema, a transferência de classe deverá ser feita de maneira correta. Por exemplo, se um aluno da classe dos adolescentes (13 e 14 anos) completou a idade para ingressar na classe dos juvenis (15 a 17 anos) em um dos três meses do trimestre (janeiro, fevereiro e março), só deve ingressar na classe seguinte (juvenis) no primeiro mês do próximo trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário