29 de junho de 2016

Lição 1 - A história da sementinha: Primários

Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus
Comentarista: Thiago Santos
Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva

Jesus contava historias muito especiais, eram chamadas de parábolas. Era um método empregado na narração da história por meio do qual as verdades morais e espirituais se ilustram pela comparação com fatos da vida comum, algo conhecido de todos.

Ao Mestre

Nesse trimestre podemos aprender sobre as parábolas de Jesus. Histórias que Ele contava para explicar grandes lições espirituais.

Parábola é um método empregado no discurso por meio do qual as verdades morais e espirituais se ilustram pela analogia com fatos da vida comum, algo conhecido de todos. Por meio das parábolas podemos repreender pessoas que, naturalmente, não consentem em ouvir acusações diretas. As parábolas eram elaboradas de forma a prender a atenção do ouvinte e induzir ele a fazer um auto análise da sua condição moral e espiritual, isto por meio do que a parábola revela.

As parábolas nos mostra o cuidado e amor de Deus para com o homem perdido.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que se semeamos a Palavra de Deus nos corações de nossos amiguinhos e a regarmos com amor e oração - ela brotará transformando suas vidas.

Memorizando

  “Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento." (Jo 2.2 – ARC).

 Texto bíblico em estudo: Mc 4.30-34.

 Explorando a Bíblia

Vocês gostam de ouvir histórias crianças? (Espere as crianças reponderem). Eu também gosto e muito.

Jesus contava historias muito especiais, eram chamadas de parábolas. Era um método empregado na narração da história por meio do qual as verdades morais e espirituais se ilustram pela comparação com fatos da vida comum, algo conhecido de todos.

Certo dia Jesus contou essa:

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.

Outras sementes caíram em lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.

Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.

Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a Palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a Palavra de seu coração. Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e creem por isso a semente começa a brotar, mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a Palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a Palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil. essas pessoas lêem a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da Palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ela mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que devemos ser a terra boa; devemos ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Assim produziremos muitos frutos espirituais e através disso ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos e proclamar a salvação do SENHOR a todos e todas.


 LEIA TAMBÉM;Lição 1 - A história da sementinha: Primários
Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-HNza9Kqy8aU/UWH0yk5TIuI/AAAAAAAADGY/38e0ZYA0Ex0/s1600/parabola+do+semeador.gif
Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário