21 de junho de 2016

Lição 13: Glória a Deus pela família

Clique nos links abaixo
CliqueAqui EBD
Lições Bíblicas ADOLESCENTES VENCEDORES - de 13 e 14 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD

A Bíblia pode ser acessada online
através deste site.Almeida Revista e Atualizada

 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
TEXTO BÍBLICO: Gênesis 12.1-3

EM DESTAQUE:
"Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo" (Gn 12.3).
TROCANDO IDEIAS

Pense em todos os presentes que você já recebeu. De qual você mais gostou? E qual foi a sua reação? Como os nossos pais, Deus se alegra em nos presentear (Lc 1.13). A sua família é um presente especial de Deus para você! Hoje, já agradeceu a Ele por este presente maravilhoso?

  ESTUDANDO A BÍBLIA
Desde sua criação, Deus projetou grandes planos para a família. Foi o que vimos durante todo este trimestre. Nesta lição, vamos encerrá-lo glorificando a Deus e relembrando que herdamos de Abraão as promessas feitas pelo Altíssimo para as famílias (Gl 3.29). Assim, como família de Deus, nós temos também uma missão a cumprir. Você sabe qual é esta missão?

A PROMESSA DE ABRAÃO
Imagine um convite para você fazer uma viagem. Entretanto, ao invés de o convite vir acompanhado por "com tudo pago", ele viesse acompanhado por "faça as malas e vá por onde eu te mostrar"? £ então, achou uma boa ideia?

Apesar de parecer uma história sem sentido, isso realmente aconteceu. Génesis conta a vida de Abraão que foi chamado por Deus para sair da casa de seu pai e fazer uma viagem a uma terra que ele não conhecia. Ele não sabia para onde iria e tão pouco como seria essa viagem. Abraão sabia apenas que era plano de Deus, por intermédio dele, abençoar todos os povos do mundo (Gn 12.1-3).

O pai da fé não sabia o final dessa história. Ele apenas confiou em Deus e decidiu obedecê-Lo. Por isso, experimentou o poder divino, viu milagres e a realização das promessas divinas se cumprindo em sua vida.

A Bíblia diz que nós somos herdeiros de Abraão conforme a promessa (Gl 3.29) e que, por isso, somos acompanhados pela promessa de sermos abençoados tanto quanto a missão de abençoar o mundo. Por intermédio de Abraão, Deus tem abençoado várias gerações. Será que o mesmo tem acontecido com você?

DE CASA PARA O MUNDO
Deus lhe convida a obedecê-Lo, para que através da sua vida Ele abençoe a sua família e as de toda Terra. Qual tem sido a sua resposta para esse convite? Desde o chamado de Abraão até aos nossos dias, muito tempo se passou, mas a Palavra e as promessas de Deus não mudam (Mt 24.35).

O Altíssimo chamou a Abraão para sair da sua casa, do meio dos seus parentes, e a consequência disso foi a promessa que alcançou a todo o mundo. E uma tragédia a família se fechar em si mesma e esquecer de que há muitas pessoas do lado de fora que precisam ouvir a Palavra de Deus.

Que digamos um sim bem alto ao chamado de Deus para a nossa família, e assim como Abraão, levemos a nossa família para abençoar o mundo todo.

GLÓRIA A DEUS PELA FAMÍLIA
Já parou para pensar em todas as bênçãos que Deus lhe concedeu? Certamente são muitas. Então, pense em todas as bênçãos recebidas no último ano. São tantas, que chegam a ser incontáveis, não é mesmo? Por isso, deve lhe faltar palavras para expressar tamanha gratidão. O que fazer então?

Seja grato a Deus pela sua família cuidando dela. Assim como Ele confiou a seus pais a responsabilidade de cuidar de você, é seu o encargo de amá-los e de obedecê-los. Atualmente, há uma geração de adultos que não respeita aos seus pais e que os abandona na velhice, esquecendo completamente de quantos cuidados eles lhe dedicaram ao longo da vida. Portanto, obedeça ao mandamento do Senhor: "Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando" (Ex 20.12). Este é o mandamento com promessa (Ef 6.2).

LEIA TAMBÉM: 
Dinâmica: Família, presente de Deus: Lição 13: Glória a Deus pela família - Adolescentes
REFLETINDO
1. Qual o chamado de Deus para a nossa família, que herdamos de Abraão?


2. Podemos apenas guardar a Palavra de Deus para nós?


3. Cite alguns motivos pelos quais você pode glorificar a Deus pela sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário