10 de julho de 2016

A LIÇÃO DEVE SER INICIADA E ENCERRADA

Ao iniciar é preciso saber terminar. De início é necessário saber do fim.
Deve haver luz e graça suficiente de início ao fim. Seja um estudo breve ou longo ele tem que trazer a devida luz e convicção. As pessoas devem ser esclarecidas, tirando-lhes as dúvidas possíveis. E isto significa muito amor e zelo naquilo que se faz.

Nunca uma lição deve ser entendida como um jogo qualquer, mas como algo sério e precioso. O preço de tal empreendimento certamente é caro; mas todo o bom professor deve pagá-lo.

Repito: Iniciar é saber terminar. E é isso que vai mover e atender as necessidades dos alunos.
É isso que vai produzir os devidos frutos e trazer as alegrias para o próprio professor.

A - ENTENDER A PALAVRA DE DEUS CONTIDA NA LIÇÃO
É preciso examinar passo a passo, assimilando tudo o que seja possível para um bom aproveitamento.
Sempre preferindo aproveitar com exatidão e sem ficar em débitos.
Suplicar ajuda espiritual que o Espírito do Senhor pode lhe conceder. Isso fortalecerá o espírito do professor e dos alunos. Então virá a edificação e a força necessária para um bom desempenho.
Examinar a Palavra de Deus e comunicá-la aos alunos. É assim que os alicerces da fé serão firmados.
E jamais serão abalados. Certamente foi isso que Maria aprendeu aos pés do Senhor Jesus Cristo. A Palavra do Senhor é qual martelo que esmiúça a penha.

Esta é a bênção e a maravilha da Palavra do Senhor.

B - SABER COMO E ONDE INICIAR A LIÇÃO
Certamente deverá ser a introdução. Ela é importante e indispensável para o andamento correto da lição. É bom que se façam perguntas aos alunos quanto ao assunto em pauta.
Pode se iniciar uma lição, fazendo comparações com outras lições ou assuntos análogos. Comparando os pontos que se tem em vista.
Pode-se também iniciar contando uma história que se encaixe no assunto. Despertar o interesse dos alunos para o tema proposto.

É preciso estar em posse do assunto da melhor maneira possível.
Não falar palavras vãs e sem sentido real e concreto. Comece valorizando ao máximo aquilo que transborda o seu coração. Coloque os alunos na direção correta. Veja se eles estão entendendo.

C - SABER COMO E ONDE ENCERRAR A LIÇÃO
Deverá conhecer o ponto mais alto do seu conhecimento. Lá onde terá a convicção de que seus alunos chegarão. Deverá ter a plenitude do assunto proposto.
Nunca deixar parte da lição sem ser comentada. O bom atirador sabe qual é a distância que alcança a sua cartucheira para poder puxar o gatilho. O bom pescador sabe qual é a isca que irá atrair o peixe.
A boa propaganda alcançará o seu objetivo para vender a sua mercadoria. Os trabalhadores sabem a hora em que vão terminar o seu trab alho. E tudo isso é uma arte que se aprende com o tempo.Por: Jorge Navac 

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