23 de julho de 2016

É preciso ter um cargo na igreja para servir a Deus?

Você Pergunta: Eu pertenço a uma igreja há quase 25 anos e durante esse tempo nunca me deram uma oportunidade para exercer algum cargo. Devido a isso eu desanimei de muitas coisas quanto ao procedimento desse ministério. E ainda mais: sei que muitos outros membros bem mais novos na fé, e com pouco tempo de experiência bíblica que eu têm cargos ministeriais. Eu pergunto: eu estou errado de me sentir dessa forma desanimado? Ou não? Por que eles não me valorizam e me dão um cargo para eu servir a Deus?

Caro leitor, para responder a sua questão me permita dizer algumas coisas que acho importantes para chegarmos à resposta que você está buscando:

(1) A Bíblia é bastante clara quando diz que aqueles que são salvos por Jesus Cristo recebem dons espirituais: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” (Ef 4. 8).

(2) Isso significa que os servos de Deus têm dons que servem para edificação do corpo de Cristo, a Igreja (Efésios 4.11-12). Ou seja, cada um de nós tem algo a oferecer na obra de Deus. Paulo compara a Igreja de Jesus com um corpo onde cada parte, por menor que seja, é importante e deve estar saudável para o bem do corpo.

(3) Nem tudo na igreja exercemos baseados em dons. A Bíblia nos orienta a realizar diversas coisas que também contribuem para a saúde do corpo de Cristo e não estão ligadas diretamente a algum dom (por exemplo: orar uns pelos outros, promover a paz, ser disposto, contribuir moral e financeiramente, etc.)

(4) Sendo assim, caro leitor, creio que você deve em primeiro lugar não ficar preso a cargos para servir ou não a Deus. Cargos ministeriais foram criados pelo homem para organizar algumas questões na igreja, mas não são a única coisa que se pode fazer na igreja. Em segundo lugar, será que é necessário você ter um cargo para servir a Deus? Claro que não! Identifique seu dom e comece auxiliando pessoas, se dispondo a colaborar seja com o que for. Se envolva de alguma forma na vida da igreja, seja uma bênção na vida dos irmãos e também dos não crentes. Não fique apenas numa postura defensiva esperando que alguém por uma “revelação” te ache e te dê uma oportunidade.

(5) Seja fervoroso nas atividades que não dependem de cargo algum. Ore pela igreja, promova a paz, seja um testemunho fiel de Jesus Cristo, colabore no que puder. Dessa forma também estará servindo a Deus independentemente de ocupar ou não algum cargo. Tenha um coração de servo e não haverá desânimo, pois será muito usado pelo Senhor na obra.
Presbítero André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário