7 de julho de 2016

Noticia: Cumprimento de Ezequiel 36:8 - A Galileia está produzindo frutos

Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Ezequiel 36:8

Uma das vantagens de viver em Israel moderna é a conexão física com a Bíblia. Duas famílias americanas mudaram-se para Yavne'el na Alta Galileia e tem testemunhado pessoalmente a bênção de Jacó para Naftali vir a ser concretizadas em seu quintal.

Quando os Veffers mudaram-se para a cidade de Yavne'el na Alta Galileia, as raízes bíblicas eram claras. Israel é dividida em regiões com base nas tribos bíblicas e as terras que herdaram. Yavne'el (Jabneel) está na região correspondente à tribo de Naftali. Foi uma das cidades fronteiriças bíblicas da tribo de Naftali mencionado no livro de Josué.

Josué 19

32. E saiu a sexta sorte para os filhos de Naftali, segundo as suas famílias.

33. E foi o seu termo desde Helefe e desde Alom em Zaananim, e Adami-Neguebe, e Jabneel, até Lacum, terminando no Jordão.

No leito de morte, Jacó abençoou cada um de seus filhos com uma visão profética para a sua tribo. A bênção de Naftali foi conciso e aberto à interpretação.

Naftali é uma gazela solta; ele dá palavras formosas. Gênesis 49:21

O Rabino Shlomo Yitzchaki, do século 11, estudioso francês da Torah conhecido pela sigla Rashi, explicou que esta visão profética se refere ao vale Ginosar na terra designada à tribo de Naftali. Assim como um cervo é rápido, a terra fértil na região designada para Naftali permitiria que o fruto amadureça rapidamente. E, de fato, a Alta Galileia é uma região extraordinariamente fértil e exuberante.

Vendo a vegetação da região, temos uma mensagem poderosa. O Talmud (Sanhedrin 98a) diz que não há nenhum sinal mais seguro de que a vinda do Messias é iminente do que quando a profecia de Ezequiel se cumpre.

Mas vós, ó montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Ezequiel 36:8

De uma maneira que transcende a natureza, a relação entre os judeus e a terra de Israel é tão poderosa que, de acordo com a profecia, a terra permaneceria estéril até que os judeus voltassem, a partir disso a terra daria frutos abundantes. E isso é realmente o que aconteceu na história recente.

O Rabino Shmuel Veffer testemunhado isso em primeira mão. Quando se mudou para Yavne'el há sete anos, ele teve o prazer de ver a tamareira em seu jardim amadurecer e dar frutos. Para sua surpresa, depois de ter colhido o fruto da árvore solitária em seu jardim, ele descobriu que tinha produzido 200 kg de frutas, mais do que suficiente para ele e sua família por um ano inteiro.

Ele testemunhou esta abundância novamente dois anos atrás, quando ele e sua esposa Chana, ajudou a comunidade local na colheita de oliva. Eles foram capazes de espremer as suas próprios azeitonas e foram surpreendidos com os resultados. A qualidade do óleo ultrapassou em muito qualquer coisa que tinham experimentado. Juntamente com outro casal, eles decidiram dar aos outros a oportunidade de experimentar esta abundância abençoada pelo criador da Galileia, vendendo azeite fresco de Israel para os consumidores nos Estados Unidos.

"Nós também queríamos criar um negócio que iria ajudar a apoiar outros imigrantes locais e famílias", explicou Rabb Veffer ao Breaking Israel News. "É muito mais difícil encontrar emprego aqui na Galileia do que nos grandes centros de Jerusalém e Tel Aviv."

Como um benefício adicional, os esforços como este ajuda neutralizar o Boicote feito contra produtos israelenses.

"Esta é uma maneira das pessoas dos Estados Unidos paras se identificar positivamente com Israel e ser incluído na bênção que vem diretamente da terra", disse o rabino Veffer.

A bênção de Naftali inclui muitas frutas e, de fato, é uma área fértil com os agricultores plantando o que quer. Quando o país era jovem, citrinos e algodão foram as culturas populares. A bênção da terra tem ajudado os agricultores mudar com os tempos; hoje, muitos agricultores consideram mangas o melhor retorno sobre o investimento.

Um rápido passeio da região revela numerosas escavações arqueológicas com lagares antigos. Nos tempos bíblicos, azeitonas foram cultivadas para combustível, e não para comer. O óleo foi utilizado em alimentos, como é hoje, mas nos tempos bíblicos, foi também utilizado em lâmpadas como a melhor fonte de iluminação doméstica.

Em um nível espiritual, azeitonas são um lembrete de Israel espalhando a Torah para o mundo. Em Shir HaShirim Rabba (1:21), uma coleção de ensinamentos homiletical no Cântico dos Cânticos compilados no século V, sábios judeus escreveram: "Como este [oliveira] óleo traz luz para o mundo, assim também que Israel trazer luz ao mundo."

Rabi Veffer vê um forte paralelo com o ensino no seu trabalho. "A nossa história é a do cumprimento da promessa de Deus para o povo judeu. Temos voltar para liquidar a terra, e participar na bênção e milagre da Terra trazendo seus frutos para os seus filhos ", explicou o rabino Veffer. "Agora estamos compartilhando essa bênção com as famílias em todo o mundo."
Tradução: Últimos Acontecimentos.
Fonte: Breaking Israel News.


Leia mais: Notícias. Com
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário